Destaques

10 janeiro 2021

4 canais no YouTube para a pesquisa de si



Quem disse que a vida adulta seria fácil?! Quem disse que o autoconhecimento também seria algo natural, espontâneo e indolor? Eu sei que pode soar bem clichê esse termo (e é), mas conhecer a si mesmo, entender seus processos psíquicos e lidar com traumas, sentimentos e sensações ruins (ou até as boas), não é nada fácil e às vezes nem sempre é acessível. Nesse processo, recomendarei sempre a terapia, seja qual tipo for, pois um profissional na área sempre será a fonte mais confiável para lidar com nossos processos psicológicos. Porém, nem sempre temos acesso a um terapeuta/psicólogo ou estamos confortáveis em procurá-los. Assim, trago aqui alguns canais que me ajudaram/ajudam a compreender muita coisa, de forma didática e compreensível, além de ser gratuito.

Flor e Manu

Eu estou sempre recomendando esse canal nas minhas redes sociais. O Emanuel e a Flor são duas pessoas incríveis que falam um pouco sobre tudo, mas, especificamente recomendo os vídeos do Emanuel, que aborda muito das questões humanas, envolvendo a psicanálise/teóricos dela, de forma muito tocante e delicada. Indico a playlist Dose diária, em que ele abordou, durante um ano inteiro, todo dia, um assunto diferente sobre a vida. Os vídeos do casal também tratam sobre questões existenciais/humanas, alguns focando mais em assuntos relacionados a casais/vida a dois. A parceria dos dois é incrível e são duas pessoas inteligentíssimas, gravando vídeos como se estivessem conversando com o telespectador. É um alento em dias tão difíceis.


Casa do Saber

Acredito que este canal já pode ser conhecido de alguns. Nele são abordados diferentes temas, envolvendo desde política à sexualidade e principalmente sobre questões humanas. Foi por lá que conheci Maria Homem, uma psicanalista incrível, e Silvio Almeida, professor e autor que aborda, principalmente, sobre racismo e consciência de classe. Alguns vídeos são mais longos que outros, mas recomendo muitíssimo para quem é curioso em entender sobre o comportamento e mente humana.

Minutos Psíquicos

Este canal conheci por acaso, mas foi muito bem-vindo. Em vídeos curtos e ilustrados, Minutos Psíquicos trata sobre diferentes questões da mente humana, desde ansiedade à solidão, amor romântico, ciúmes, entre tantos outros assuntos relativos às nossas vidas. Sempre recomendando a ida a um psicólogo, o canal não se compromete a expor fórmulas mágicas de como lidar com as situações que enfrentamos, nem esquemas sistematizados sobre ações que poderíamos realizar, mas sim explica, de maneira muito didática, as possibilidades envolvidas nos diferentes enfrentamentos ocorridos na vida humana.

Maria Homem

Eu não poderia deixar de recomendar o canal dessa mulher inspiradora e super-ultra-mega-inteligente que é a Maria Homem. Brinco que faço terapia com ela (e com o Emanuel) pelo YouTube e eles não sabem disso (risos nervosos). A psicanalista fala sobre diferentes questões em seu canal,  tratando sobre assuntos mais "tenebrosos" e às vezes difíceis de lidar, como morte, solidão/solitude, religião, feminismo, entre tantos outros super interessantes. Recomendo os vídeos Princesas do século XXI e Jovens à deriva.

E vocês? Conhecem algum canal/vídeo que trate sobre assuntos existenciais ou de autoconhecimento? Não vale indicar daquele rapaz que foi recentemente acusado de violência e abuso hein. Pra quem não sabe de quem eu tô falando, leia aqui sobre a história.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in