Destaques

08 abril 2020

Para aprender francês #01


Iniciei no curso de francês após quatro anos "estudando" inglês. Saí do curso sem grande fluência na língua, na fala e escrita, e achei que seria a mesma coisa com essa nova língua, que eu amo, mas que não fazia ideia de como aprender de fato para ter uma boa fluência.
Aprender uma nova língua não é fácil, mas, após participar de uma disciplina sobre ensino e aprendizado do francês, descobri que também não é impossível ou tão chato assim. Claro que exige disciplina e muito foco, mas dá pra aprender algumas coisas também se divertindo ou por meio de canais bem acessíveis e práticos na rotina de estudos. Então vamos a algumas dicas para entrar em contato com a língua e talvez praticá-la!
É preciso dizer que o simples ouvir ou assistir determinadas mídias na língua não provoca o verdadeiro aprendizado, é preciso estar atento às construções e textos visualizados, e, talvez, se não memorizá-los, entendê-los como funcionam e talvez usá-los em algum ambiente propício, em sala ou nas conversas com os amigos.

Séries

Plan Coeur (Amor Ocasional)
Entre as séries sempre recomendadas que são de língua francesa, essa foi a que mais me interessou e realmente me cativou. Comédia romântica bem engraçada e jovial, Plan Coeur tem personagens carismáticos e um enredo bem fofinho. Estão disponíveis as duas temporadas na Netflix e aparentemente só serão elas mesmo, mas com o desfecho da segunda, realmente as duas temporadas são suficientes pra se deleitar na trama.
A linguagem é bem jovial, com muitas gírias e expressões podem ser aprendidas pelas falas dos personagens, além das diferentes entonações entre as situações vividas por eles.



Canais no Youtube

Eu, particularmente, não consegui assistir canais de brasileiros ensinando regras ou expressões em francês, mas encontrei bons canais, de nativos ou fluentes, que me ajudam muito na prática da língua ou na aprendizagem sobre a língua.

Atelier du français
Esse canal ensina algumas regrinhas básicas relacionadas à língua. Ele é todo feito por franceses e as explicações também o são, o que provoca mais ainda nossa compreensão e entendimento sobre a língua.

Easy French
É um canal sobre entrevistas feitas ao ar livre, em Paris, principalmente, com falantes nativos ou falantes que estão na cidade, sobre diferentes assuntos que os entrevistadores solicitam aos seus entrevistados. A ideia é aprender não somente expressões e modos de falar, mas cultura, hábitos e gostos da comunidade francesa. As legendas de tradução estão em inglês, então é um pouco mais difícil caso você queira entender determinada expressão, mas não conhece muito da outra língua. Porém, é sempre possível pausar o vídeo e verificar na transcrição das falas as traduções possíveis. Além de didático é bem divertido.

WatchMojo Français
Esse é um dos canais que exige um pouco mais (bem mais) de atenção e compreensão do aprendiz. Gosto dele pois há muito sobre curiosidades cinematográficas, sobre séries, animes, etc. São Top 10 ou outros rankings que eles narram, com cenas emblemáticas e os vídeos são bem rápidos para assistir.

Antastesia
Nessa procura de canais para praticar a língua (na escuta e no visual), busquei por canais também nativos na língua, mas que tratassem de assuntos mais intimistas, ou opinativos e, claro, que fossem dos meus interesses. Nessa busca, encontrei alguns canais interessantes, entre eles o Antastesia. Ele exige também uma boa compreensão na língua, mas mesmo que você não tenha, é interessante ouvi-la e praticar essa compreensão.

Perfis no Instagram

Netflix France
O perfil traz as novidades na plataforma lá da França, e alguns posts e stories bem interessantes para a prática da língua. É bacana ver nos comentários também as perspectivas sobre as séries que o mundo inteiro assiste.

Maëlis, L'Atelier Blabla
A Maëlis é formada na área de Letras - Francês e nativa também de lá. Nesse perfil ela traz dicas de estudo, explicações sobre gírias, expressões, regras gramaticais, além de breves exercícios de compreensão escrita e oral. Não chega a ser cansativo ou maçante, além da professora ser muito simpática e ativa no perfil.

L'Atelier de Mots
É um perfil talvez poético (?). Mais voltado para pequenas frases ou breves poemas em francês, é um perfil de fácil acesso para aprender expressões ou palavras, entender o significado delas, e com um toque romântico no meio disso tudo.

Talk in French
O perfil é voltado para o inglês e francês, então se você tiver uma boa compreensão na língua americana/inglesa é um bom perfil pra praticar as duas línguas. Além de citações de grandes autores, o perfil tem pequenos quizzes sobre o uso de expressões ou palavras, e claro, fornece a correção depois. Também traz em áudio o uso correto de expressões, inseridas em frases.

Música

Claro que a música francesa não deveria estar fora dessa lista. Aprendi a gostar de alguns artistas mais novos e conhecer outros mais antigos, mas confesso que tenho um gosto não muito eclético em relação a música, então as sugestões aqui serão baseadas unicamente em meu gosto pessoal, nada impede que você procure outros artistas/bandas.
Além dos clássicos já conhecidos por muita gente, como Stromae, Édith Piaf e Carla Bruni, existem milhares de outros artistas muito bons e cada um com uma sonoridade diferente, para todos os gostos.

Therapie TAXI mescla pop, rock e hip hop em suas letras. Tem ritmos dançantes e bem divertidos.

Angèle é uma cantora mais voltada para o pop (?), com letra e sonoridade bem tranquila.

Videoclub eu conheci quando, em uma aula de francês, a professora exercitou a compreensão da letra de Amour Plastique. Me apaixonei pela dupla, mas, descobri que eles só possuem 5 músicas registradas nas plataformas de streaming. Não deixa de ser muito bom, porém, gostaria de mais repertório, com certeza.

Pra facilitar essa escuta, montei uma playlist no Spotify, a quem se interessar, clica aqui e acesse.

Esse post facilita também minhas práticas de estudos pois a listagem dessas mídias deve ser sempre relembrada, logo, se houver interesse em uma parte #02, com outras plataformas/mídias para exercitar o francês, volto aqui com mais indicações ;)

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Hello,

    Faz tempo que não visito o site kkk
    Mas fiquei interessado em ver a lista e voltei. Estou fazendo algo bem parecido com o inglês, quero chegar a fluência desse negócio.
    Também estou com muito interesse em aprender francês, mas sinceramente não estou nem em condições e nem com vontade de pagar um curso. Estou querendo ver metodologias novas, talvez mais autodidatas, para ver se me saio melhor.
    Adorei a lista!!

    Jônatas Amaral
    https://umpenaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quem apareceu! hahaha
      Fico feliz que tenhas voltado e que estejas interessado em aprender francês. Eu voltei para o inglês também, realizando um curso on-line, já busquei meios de ouvir novamente na língua pra poder aprender mais coisas. É bom esse exercício quando feito com prazer e motivação ><

      Excluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in