Destaques

06 junho 2017

XXI Feira Pan-Amazônica do Livro


A Feira Pan-Amazônica do Livro que ocorre todo ano, em Belém - PA, foi diferente pra mim. Não prestigiei a Feira apenas como compradora, mas (também) como vendedora. Aprender um pouco a ser livreira nos 11 dias do evento foi bem desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante. Meus olhos brilharam do começo ao fim em ver tantos livros saindo de caixas todos os dias, expostos, e novos, prontinhos para serem comprados.

Além da experiência maravilhosa com os livreiros das universidades que estavam no mesmo círculo de amizades da minha chefa (❣) e de aprender muito sobre venda e atendimento ao público, as ofertas nesse ano foram maravilhosas, e teve muito livro bom por preços ótimos.

Nos primeiros dias deu tempo de tirar foto de algumas ofertas que duraram até quase o penúltimo dia da Feira, ou seja, esgotaram, mas ficaram por bastante tempo disponíveis. Vários estandes novos e alguns tradicionais estiveram presentes e fizeram os consumidores de livros e outros artigos relacionados surtarem com tanta coisa boa.

Numa estande chamada Qualquer livro a 10,0 reais (esse era o nome mesmo, não tinha outro), vi muitos (muitos mesmo) livros interessantes por esse valor bem em conta. Confere alguns:

O Diário de Anne Frank esgotou no antepenúltimo dia, mas vi muita gente com ele na sacola. Deu pra aproveitar.
Além dessa, outras estandes disponibilizaram muitos livros de fantasia e aventura por preços bem baixos também. Não posso comparar a uma Bienal do Livro em São Paulo e Rio de Janeiro (as quais nunca estive presente,mas sempre fico sabendo de preços menores ainda), mas essas estandes com esses livros a esse valor são novidades aqui em Belém, e acredito que trouxe muita gente às compras por conta delas.
Outra estande que estava com preços ótimos era a da Novo Século. Quase tudo a 20,0 e 15,0 reais. Todos os títulos da Rainbow Rowell por esse preço e boxes de histórias em quadrinhos e um do Mário de Andrade. Esse último eu adquiri 🖤
Na Livraria Relicário, um sebo famoso aqui de Belém, também muita coisa boa esteve por lá. Alguns livros raros, como a primeira edição de Primeira Manhã, do autor paraense Dalcídio Jurandir, prestigiado e estudado na área de Letras da UFPA e outras universidades. Uma amiga estudiosa do escritor conseguiu levar por um preço bem bacana.

Na estande Catavento Distribuidora havia muitas ofertas também interessantes. Vários livros da antiga editora iD estavam por apenas 9,90 e alguns outros por preços bem em conta:
Claro que não poderia deixar de mostrar a estande em que estive todos esses dias trabalhando. Na Editora UFMG esteve presente com a maioria dos livros voltados para as áreas humanas da universidade, mas houve alguns lançamentos e reimpressões nas exatas também, tudo com 20% de desconto:
As outras universidades também estavam com vários livros bons em preços bem em conta, edusp com 50% de desconto, como o ano anterior, Unesp e Unicamp com 30% de desconto e ABEU, estande de Editoras Associadas estava com títulos diversos voltados para diferentes áreas. A editora da UFPA esteve magnífica com seu estande opulento em comemoração aos 60 anos da universidade, com alguns lançamentos, como a Antologia Poética de Hilda Hilst e Poesias Reunidas de Oswald de Andrade, entre outros títulos que foram lançados na Feira. A estande da Martin Claret também esteve presente com bastantes ofertas e preços razoáveis. Na estande do SESC (Serviço Social do Comércio) estiveram presentes diversos títulos, muitos de edições lindas de títulos brasileiros importantes. A estande do Senado também trouxe edições próprias por preços muito em conta.
A programação da Feira não estava muito atraente, infelizmente. Acredito que o ponto alto foram as atrações voltadas para o público infantil apenas. Tivemos a presença de Luiz Ruffato em uma noite, mas infelizmente não pude ir até ele. A edufpa realizou bastantes encontros com discussões sobre a universidade e outros temas relacionados a ela que também foram interessantes. 

Por fim, não poderia deixar de mostrar as minhas aquisições dessa edição:
Dos achados da vida: Os irmãos Sister, atualmente com edição da TAG livros (uma caixa de assinatura mensal) chamou minha atenção por algumas opiniões na internet e comprei essa edição da Planeta por um preço muito em conta. 
Hibisco Roxo foi o livro mais caro que levei nessa Feira. Lançamento da Cia das Letras, não resisti em levar pra casa.
Dois livros voltados para meus estudos na pesquisa científica: Cultura Impressa e Educação da Mulher no Século XIX é uma obra maravilhosa que adquiri da editoraufmg, e Romances em Movimento é lançamento da editora Unicamp, com organização da sempre inspiradora Márcia Abreu 💓
Mais um achado: O Diário de Anne Frank por apenas 10 reais! É uma edição simples, mas vale o preço e a curiosidade enorme que eu tenho em ler essa obra. O Preço da Leitura foi outro achado em uma estande de uma editora daqui de Belém mesmo, Pakatatu. Por um preço ótimo, inclusive.
Duas grandes aquisições: O Santo Inquérito e Campões do Mundo de Dias Gomes por apenas 10 reais cada. São as edições novas da Bertrand, a qual já possuo O Pagador de Promessas. E o box Mário de Andrade da Novo Século, com 4 principais obras do autor, por apenas 20 reais. São edições simples, mas bem bonitinhas e ainda vieram com um marcador de cada livro. Uma fofura só.

A Feira Pan-Amazônica do Livro desse ano surpreendeu pelas ofertas boas, ainda tem muito o que melhorar na programação cultural e na publicidade do evento, mas espero que a cada ano uma boa novidade apareça num evento tão importante em Belém.

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. eu ADOROOOOOOOOO ir a feiras de livros, sempre dá pra fazer bons achados né? adorei conferir seu post

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Realmente tambem estive trabalhando neste evento onde se reune milhares de conhecimento .nao poderia ter sido melhor .con a presença de grandes editoras e pessoas amavel.foi tudo magnifico que venha logo o proximo ano com a permiçao do nosso deus.

    ResponderExcluir
  3. Esses eventos são o paraíso, né? Amei conhecer! Seu blog é lindo demais! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. que evento legal!
    bjs
    http://www.julialisblog.com/

    ResponderExcluir
  5. Cara, se tem uma coisa que eu AMO são essas feiras com livros baratinhos, sempre que acho uma por aqui eu faço uma festa hahaha. Esse estande com livros a R%10,00 deve ter sido uma maravilha, queria!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  6. Oie Jen =)

    Queria tanto que minha cidade tivesse uma feira do livro =( O único evento literária que mais perto é a Bienal de São Paulo que acontece a cada dois anos.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Menina eu nunca fui em bienais e etc, mas nossa eu to chocada com como os livros estavam baratos! Sério!
    Eu sempre imaginei que tudo fosse super caro. Agora to morrendo de vontade de ir fazer a feira em uma! hahaha

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  8. Maldita do Chuck Palahniuk é um livro que nunca acho aqui. Ai meu coração.
    As feiras de livros daqui de Vitória - ES não parecem tão boas se eu for comparar pelas fotos. Já fui muito mas nunca como vendedora, posso imaginar como foi desafiador e gratificante, ainda mais para ti, que ama a leitura.

    Ps: Eu resolvi voltar para os blogs, não consegui abandonar esse mundo, gosto demais.

    Beijo,
    Madame Poison

    ResponderExcluir
  9. Amei o post, principalmente ler tudo sobre a sua experiência! Amo ir em feiras de livros e surtar nos preços querendo levar tudo pra casa haahahaahaha. Infelizmente fazem anos que não rola uma feira/bienal por aqui em Salvador, não sei por qual motivo, mas queria muito que tivesse uma de novo :(

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  10. Que AMOR DE FEIRA JEN!!!!
    Até o diario de annew frank por 10! paguei 24 no meu
    QUE LINDO LINDO LINDO
    IA AMAR!!!!
    pelo jeito voce amou tambem hien???
    me da coceira ver eses preços e não comprar KKKKK

    E VOCE SE DEU BEM HEIN!!
    Adorei suas aquisições <3
    e que venham mais feiras!!
    beijocas
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Realmente os preços estava ótimos. Eu fui algumas vezes na bienal de Salvador, e sempre me esbaldo, mas gostaria de ir em alguma do Rio e São Paulo.
    Na cidade vizinha a minha acontece o flica, um evento literário, e lá tem livros a venda também. Gosto das atrações, as palestras, as culturais, mas os livros não vem com preço em conta, são os mesmos preços das livrarias, então sempre acabo me decepcionando.
    Beeeijooo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos {meusantidotos.blogspot.com.br}

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in