Destaques

19 abril 2017

As melhores leituras da graduação

Cursar Letras - Língua Portuguesa não é apenas estudar Literatura e aquelas lindas obras clássicas nacionais e estrangeiras que já ouvimos por aí. Porém, em algumas disciplinas com certeza tive o prazer de ler e reler obras que foram gratas surpresas e grandes experiências em não só ler, mas estudar sobre elas. Eis aqui algumas das mais marcantes pra mim durante a minha graduação:
  • A Hora da Estrela
Lemos Clarice Lispector logo no segundo semestre do curso, na disciplina Teoria do Texto Poético (? - deveria ser apenas sobre poesia, mas vocês precisam saber que não dá pra entender tudo sobre esse curso, algumas coisas são bem contraditórias) e mesmo já tendo lido anteriormente, a experiência é outra quando lido em sala de aula e ainda realizando prova sobre a narrativa. A obra se tornou marcante pra mim ao entendê-la e compreendê-la por conta das discussões em sala sobre ela.

  • Amadis de Gaula
Essa é uma leitura não muito conhecida. Novela de cavalaria, a narrativa foi lida na disciplina Literatura Portuguesa Medieval. Uma leitura inédita para mim, que me surpreendeu pela sua riqueza literária e por eu gostar tanto. Lembro sempre de Tristão e Isolda quando penso em Amadis de Gaula, é uma boa leitura para quem ama histórias de cavalaria e romance. Ele está disponível em pdf.
  • Os Lusíadas
Já mais conhecido, essa obra do grande Camões foi lida no quarto semestre, em Literatura Portuguesa Clássica. Realizamos um trabalho sobre um dos episódios, mas a leitura total da obra teve que ser feita. Ao ler apenas os sonetos do autor nos livros didáticos que tinha eu já me interessava por ele e ao ler e estudar sobre essa grande obra dele, me interessei mais ainda. Sem dúvida foi e é um grande autor que precisa ser lido.
  • Sentimento do Mundo
Finalmente uma disciplina apenas com poema e finalmente pude conhecer um pouco mais de Carlos Drummond de Andrade na disciplina Literatura Brasileira Contemporânea I. Escrevi um artigo sobre o livro Sentimento do Mundo e me apaixonei pelo autor, pela sua escrita e mais especificamente por essa obra, tão significativa no período da Grande Guerra que afetou todo o mundo.
  • Chove nos Campos de Cachoeira
Essa é uma obra de um autor paraense, Dalcídio Jurandir, e que merece ser lida por todo o Brasil. Demorou, mas tivemos a leitura de um autor daqui do estado já no sexto semestre, em Literatura Brasileira Contemporânea II. É um livro raro, mas disponível em pdf na internet e tivemos aula nada mais nada menos que com a maior pesquisadora do autor aqui de Belém, profª. drª. Marlí Tereza, ou seja, foi uma experiência muito significativa na leitura e estudo da obra.
  • Ensaio sobre a cegueira
No último semestre de Literatura Portuguesa, agora já na Contemporânea, pudemos ler um pouco de Florbela (minha autora favorita de poesia) e também pude conhecer a escrita de Saramago com Ensaio sobre a Cegueira. E que livro! Assisti o filme também e as duas obras se complementam. Foi uma grata e linda experiência.

  • Abadia de Northanger
No penúltimo semestre do curso e último com Literatura fiz uma disciplina complementar, nada mais nada menos que com minha orientadora de pesquisa, profª drª Germana Sales que ministrou a disciplina Somos Todos Romance, na qual falava sobre o surgimento do romance e realizou atividades de pesquisa com a turma. Cada grupo continha um romance o qual iria realizar uma pesquisa no final do semestre e meu grupo não ficou com o romance de Jane Austen, mas realizei a leitura dele mesmo assim. Nunca tinha lido Abadia, mesmo já tendo ele em minha estante e se tornou um dos meus favoritos da autora, depois de Orgulho e Preconceito.

Claro que tive outras ótimas leituras durante meu curso como a releitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas, a primeira leitura de Macunaíma, Triste Fim de Policarpo Quaresma Eurico, o Presbítero.

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Eta, que maravilha!
    Estou querendo fazer Letras também. Estou bem ansiosa.
    Como está sendo pra vc?
    bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já finalizei o curso, estou só aguardando a colação de grau. Foi muito bom, muito surpreendente, pra quem não esperava muito dele, apenas o mercado de trabalho que é difícil pra quem quer seguir a carreira de professor de ensino básico, mas isso eu já tinha em mente antes de entrar <3

      Excluir
  2. Formatura é sempre uma grande emoção mas também triste porque não vai ver muito os amigos estou nessa ainda rsrs.
    Estou com o livro A hora da estrela estou querendo ler por agora é fora que a autora é ótima.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Hora da Estrela é maravilhoso <3 Leia quando puder ><

      Excluir
  3. OI Jenni, realmente tem livros dos quais nunca tinha ouvido falar, mas gostei de vários deles. Ainda não li Jane Austen, acredita? Sou louca para ler Ensaio sobre a cegueira, mas acho o livro bem carinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, todos os livros do Saramago estão ainda bem caros. Esse comprei porque tinha que comprar né. haushu' Mas pretendo futuramente adquirir os demais. Nem que seja de sebo <3 Vale à pena.

      Excluir
  4. Meu namorado já falou muito sobre esse ensaio sobre a cegueira, mas nunca consegui ler. Parece ser muito interessante :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é! Se não se importar, podes assistir o filme primeiro, não tem problema. Quem sabe o filme não te instiga a ler o livro?

      Excluir
  5. Resolvi dar uma passadinha .....Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum deles, mas fiquei curiosa pelo da Jane <3
    Sabe que fiquei muito em duvida se cursava letras ou marketing, mas acabei optando por marketing mesmo...no entanto letras é muito amor tbm <3

    xoxo
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  7. Abadia de Northanger, Ensaio sobre a cegueira - esses eu li e gostei muito.
    Os demais eu não conhecia e fiz uma anotação em minha lista para procurar para ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi...tudo bem?
    Estou com A hora da estrela há algum tempo na minha estante, espero conseguir em breve ler.

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir

  9. Jenn <3
    adoreeeei a postagem!!
    A hora da estrela eu tenho uma curiosidade sim!!!
    jane Austen!!
    Wue interesssante! Deve ter sido legal ver um outro lado que voce nao conehcia dessas obras, né? Fiquei interessada até por letras conforme voce foi falando! Deve ser lindo, so nao as provas KKK
    Menina, é bem divertido HAHAHAH simmmmmm!!!
    é um pouco Jane Austen mais comedia romantica, eu acho.... E em 1820, por volta de...
    Acho que voce iria gostar, quem sabe um dia né?

    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Terminei o curso de Letras no ano passado e fiquei com saudade vendo seu post. A hora da estrela e Amadis de Gaula também estão entre obras das quais mais gostei ao longo do meu curso. E olha, vendo a sua postagem, pensei em montar uma listinha com minhas leituras preferidas da graduação também. :) Adorei sua postagem e sua lista!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu confesso que adorei suas escolhas, entretanto eu sou uma da quela pessoas que não consegue ler clássicos, os livros simplesmente não me prendem, mas estou disposta a mudar isso, eu comprei recentemente o livro A Hora da Estrela e pretendo ler além de ter grande curiosidade em conhecer a escrita da Jane Austen.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in