09 março 2017

Sobre participar de uma maratona literária

Foi a primeira vez que me propus, de verdade, a participar de uma maratona literária organizada por alguém que eu sigo. A maratona Segura o Livro foi organizada pelos canais Despindo Histórias, Sociedade A. V e Tem Que Ler, das meninas Taylane, Marina e Bells e Karol Rodrigues, respectivamente. As meninas propuseram alguns desafios que eu me organizei pra seguir e coincidentemente (ou não) foram livros que já estavam na minha meta de leitura do ano:
O primeiro desafio era um ler um autor português. Tinha escolhido O Primo Basílio de Eça de Queiros, mas de presente de aniversário ganhei A Máquina de Fazer Espanhóis do Valter Hugo Mãe e como vocês podem ver na resenha de O Filho de Mil Homens, amei demais conhecer a escrita desse autor e substitui O Primo Basílio pelo do Valter Hugo. Não consegui terminar a leitura durante a maratona, pois: que livro denso! Mas li boa parte dele no feriadão.
O segundo desafio era ler uma Hq e o terceiro era ler algum livro premiado. Como meta do ano tinha colocado Maus do Art Spiegelman para ler, sendo um Hq (ou Graphic novel, valia também) e premiado, aproveitei a oportunidade e coloquei na lista . Acabou que eu terminei de ler logo no início da maratona, pois já tinha iniciado antes e que leitura, minha gente! Muito boa.
O quarto desafio era ler algo de não-ficção. Para esse escolhi A Ordem dos Livros de Roger Chartier. É uma leitura obrigatória para a prova do mestrado em Letras que pretendo fazer, mas infelizmente fracassei lindamente ao ler apenas um capítulo desse (não tem a foto dele pois: livro raro, a gente lê em xerox mesmo).
Por fim, o último livro da maratona não fazia parte de nenhum desafio, foi mais uma leitura que eu pensei ser a mais leve delas, mas acabou não sendo. Escolhi livro de contos Felicidade Clandestina da Clarice Lispector. Pretendo publicar um post sobre algumas leituras que realizei dela como recomendação a quem ainda acha difícil ler Clarice, então aproveitei a maratona pra iniciar essa leitura também. Não terminei, mas li boa parte da obra.
Mesmo sem ter finalizado a maioria dos livros que me propus a ler durante a maratona, ela foi bem divertida por conta da interação das meninas no evento criado no Facebook. Houve alguns desafios pequenos durante os dias, para sorteios de livros e até de uma caixa da taglivros do mês! Infelizmente não ganhei nenhum, mas participar dessa interação com outros leitores foi bem gratificante. Conhecer novos canais literários também foi uma experiência muito boa. Recomendo a todos que pretendem acelerar um pouco suas leituras e de quebra conhecer novos canais, novos leitores e se permitir ter novas experiências com a interação que ocorre numa maratona como essa.
Para quem quer saber mais sobre as metas que me propus esse ano, segue as imagens dos livros para a meta geral e para a meta do projeto #leiamaismulheres, que publiquei no meu Instagram:
Uma publicação compartilhada por Jeniffer Yara (@yenwyfar) em

Uma publicação compartilhada por Jeniffer Yara (@yenwyfar) em

4 comentários:

  1. Sou péssima para maratonas e leituras compartilhadas. PRECISO MUITO melhorar isso hahahaha No dia que finalizar uma maratona, vou comemorar com um espumante. rs
    Eu comecei a ler esse livro do Valter e simplesmente abandonei. Estava achando sensacional. Quero voltar a ler, em breve. Apesar de ter gostado da leitura inicial, eu não estava no momento para ela.
    O sol é para todos é muito bom! Espero que vc goste.
    bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeni, muito legal compartilhar sua experiência na maratona por aqui. Eu não consigo participar dessas organizações porque geralmente tenho outras coisas que tomam meu tempo nos feriados, então não consigo ler muito mais do que o normal. Mas sempre gosto de acompanhar e ver quem participa. Suas leituras foram interessantes, não conhecia Valter Hugo Mãe, fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeni,
    Que bacana essa maratona e que engraçado, eu vi alguém no meu Facebook hoje postando sobre esse Maus. Parece ser bacana, preciso me habituar mais com HQs
    Clarice, eu tenho um livro dela por aqui e realmente, preciso tomar vergonha na cara e ver se ela é inteligente demais para mim kkkkkkk
    Boas leituras e você vai conseguir ler os outros sim!

    P.S.: Eu só consegui ver meu resultado do bolão do Oscar ontem. Filmow dando pau e eu super curiosa! Acho que esse ano, o Oscar trolou todo mundo haha
    Geralmente eu assisto só os de Melhor Filme tb e as animações. O resto deixo para o decorrer do ano ou depois msm.

    tenha um ótimo final de semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Fiquei feliz que você gostou da maratona, e você leu bastante! Também gostei muito do quanto consegui ler.
    Beijo. <3

    ResponderExcluir

Opine,reclame,exclame,comente.Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger| Personalizado por: Jeniffer Yara | Imagens do Header: Pinterest | Ícones de gadgets/categorias: Freepik | Uso pessoal • voltar ao topo