30 dezembro 2015

Retrospectiva literária 2015


Okay que eu não li muitos livros esse ano (de acordo com o Skoob, um total de 31), mas foram bem mais livros do que imaginei que leria em 2015. Como nunca fiz esse tipo de post aqui no blog e no momento estou sem ideias para novos posts, resolvi escrever essa retrospectiva, que, além de me fazer recordar das boas leituras do ano, irá me proporcionar motivação para novas leituras em 2016 (eu espero).

O ano começou com uma ótima e deliciosa leitura de Não Sou Uma Dessas da Lena Dunham. O livro foi presente de amigo oculto e foi uma leitura nova e bem significante. Resenha.
Logo após parti para um clássico internacional, Revolução dos Bichos, adquirido em uma compra excepcionalmente barata. Não é uma leitura fácil, mas é bem importante para quem gosta do universo distópico e quer beber da fonte dessas novas sagas distópicas lançadas nesses últimos anos. 
Persépolis foi uma leitura linda! Além de ter sido um presente surpresa em 2014, por uma amiga querida, a leitura se fez surpreendentemente boa também. Resenha.

Após essa mesclagem de gêneros, parece que parti para leituras mais tristes. Kill All Enemies traz uma trama juvenil, mas muito reflexiva sobre problemas e questionamentos na adolescência. Não é uma leitura tão fácil assim. Resenha.
Carta de Amor aos Mortos também é uma leitura mais triste, mesmo sendo linda. Me influenciou tanto que comecei a ouvir mais quase todos os artistas e bandas citados no livro. Resenha.
Perdão, Leonardo Peacock foi outra leitura dramática, realizada rapidamente, mas que deixou sua marquinha. Ao tratar sobre suicídio, Matthew consegue nos transmitir o incômodo que seu personagem sente. Virei fã do autor. Resenha.

Azul é a Cor Mais Quente era uma curiosidade minha e finalmente pude realizar a leitura. Assisti o filme também e não achei ótimas produções, tanto o livro quanto o filme. Porém, foram bons aos seus modos.
Viagens da Minha Terra foi uma leitura árdua, mas necessária.
Memórias de Minhas Putas Tristes foi outra leitura surpresa e finalmente pude conhecer, um pouco, da escrita do Gabriel. Muito boa por sinal.


E, finalmente, pude ler A Metamorfose de Kafka. Leitura que incomoda, mas faz pensar muito.
Sentimento do Mundo foi outra leitura necessária, mas prazerosa ao poder ler tanto sobre Drummond.
Eurico, O Presbítero, mesmo tendo sido necessário (obrigatório, no caso), foi uma leitura boa, que gostei bastante, surpreendendo todos os meus colegas de classe.
Brejo das Almas foi uma leitura de curiosidade. Não gostei muito, confesso, mas achei importante ler mais do Drummond.

Morte e Vida Severina foi outra leitura de curiosidade, porém, muito boa.
Ele Está de Volta não foi decepcionante, mas tinha altas expectativas para com o livro que não foram correspondidas. Resenha.
Recomeço foi uma leitura de um tarde até a madrugada. Gosto muito da escrita da Cat Patrick. Resenha.
O Melhor Lugar do Mundo é Aqui foi um livro deliciosinho de uma tarde. Resenha.
O Oceano no Fim do Caminho, minha primeira leitura de Neil. Gostei, mas não tanto quanto pensei que iria. Resenha.
Meu Inverno em Zerolândia tinha parado de ler e voltei para terminá-lo achando que seria bem chato, mas não foi. Foi muito bom, por sinal. Resenha.


Eu, Você e a Garota que Vai Morrer talvez seja a decepção do ano. Depois de tanto especular que seria minha melhor leitura do ano, tive grandes decepções com o livro, infelizmente. Ainda não assisti o filme, talvez seja melhor. Resenha.
Guerra dos FAE; Luz e Trevas: essa série consegue se superar a cada volume e fiquei ansiosíssima pro quarto, que infelizmente, será lançado em janeiro de 2016 (sendo que eu terminei bem antes do final de 2015, o que me deixou mais ansiosa pela espera). Resenha.
A Menina Submersa: Memórias também foi uma decepção, porém não tinha altas expectativas para com esse livro. Foi uma leitura diferente. Resenha.

Talvez Nunca Mais Um País, uma leitura de uma nova parceria no blog e que me cativou pela escrita e história. Resenha.
Eleanor e Park não me decepcionou em nada. Absolutamente. Minhas expectativas foram alcançadas e superadas. 
A Bela e A Fera: Clarice sempre consegue me cativar, mas esperava mais desse livro, confesso. 

Círculo Secreto: O Poder, terceiro e último livro da série (eu acho), não foi uma boa leitura, talvez por meu repertório estar diferente, não sei, mas não achei quase nada bem escrito. 
Madame Bovary, finalmente, após meses terminei a leitura e terminei acabada com aquele final que me deixou triste. É uma leitura excepcional, com certeza.

Feliz 2016 à todos e que o ano mude um pouco mais a vida de cada um de nós, para melhor, claro ;}

13 comentários:

  1. Feliz 2016! Que você possa ler muitos livros e mais livros meus no ano que começa amanhã. Um beijo.
    :D

    ResponderExcluir
  2. Madame Bovary <3 Preciso ler!
    Eleanor & Park é livro muito legal, só o final que me deixou um pouquinho chateada, hahaha
    Bjs, feliz 2016!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A revolução dos bichos é MUITO importante. Colocaria como um dos meus favoritos, talvez.
    Kill Our Enemies não é tão facil assim MESMO, mas apesar dos temas importantes, traz uma leitura fácil. Legal pra quem quer descançar entre uma revolução dos bichos e outra, mas não quer cais em qualquer futilidade literária.
    Concordo com o que vc disse sobre Perdão, Leonard peaock, mas realmente achei que o final deixou uma impressão de "de repente acabou" - esperava mais.
    A metamorfose não tenho o que dizer - só sentir <3

    ResponderExcluir
  4. Ah, seu gosto pra livro é muito parecido com o meu!
    Reconheci vários títulos que li e muitos outros que sou louca pra ler.
    Madame Bovary, Persépolis, Drummond, a Revolução dos bichos <3 <3 <3 Sério, sua retrospectiva literária ficou muito amor!
    Faz muito tempo que eu não entro aqui e senti falta da presença dos seus outros amigos que estavam postando por aqui (provavelmente há muito tempo, realmente estava sumida hahaha).
    Enfim, feliz ano novo, moça!
    Beijos!

    http://perolairregulaar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Opa! Socorro que já quero ler "Não sou uma dessas" e "Persépolis". Li a HQ "Azul é a cor mais quente" e achei a estória tão sofrida e doída. Não vi o filme.
    Preciso ler Gabo. Ai, Deus, tenho tantos autores pra conhecer nessa vida de leitora! E Kafka é outro que preciso conhecer. Carlos Drummond é amorzinho.
    Neil Gaiman é outro que preciso conhecer nos próximos dias. Clarice é diva e amor da minha vida. Madame Bovary é um clássico que preciso conhecer.
    Adorei as suas leituras. Também li muito pouco em 2016.

    Beijo, Jeni.
    Lindo ano pra ti!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Algumas de suas leituras também foram as minhas.
    Perdão, Leonardo Peacock comprei, mas ainda não li e já vou correr para ver sua resenha.
    Amei a ilustração do blog.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já li alguns desses livros!Madame Bovary mora no meu coração, eu amo esse livro <3
    Amei a ilustração do blog <3 é muito amor
    beijoos
    transbor-dando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu adoro fazer retrospectiva hehe. Dos livros que você leu, só li dois e por coincidência as nossas opiniões foram iguais. São eles: Ele está de volta e A menina Submersa. Me decepcionei com o dois. Quero muito ler a série A guerra dos Fae.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Bom, você pode até ter lido poucoslivros mas já está muito acima da média dos brasileiros, né? hahha Esse ano você lê mais, *-*
    Adorei os livros lidos; Alguns desses eu tenho bastante vontade de ler também e até coloco na listinha mas as vezes fica difícil atender a todos livros. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi gema,
    Tu leu a mesma quantidade de livros que eu HAHAHAHA quem poderia prever?
    Eu amei Eleanor & Park e fiquei tão feliz que você curtiu.

    Bom o filme de 'Eu, Você e a Garota que vai morrer' é lindo, mas não li ainda, então...não sei se o clima é o mesmo e tals.

    Muitos clássicos dessa lista que preciso ler!

    Boa sorte na facul \o e boas leituras, mesmo que poucas :D

    Tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. só livros bons!!! adorei a retrospectiva


    beijos
    http://www.pequeninita.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá :)
    Sua retrospectiva de 2015 foi ótima, aproveitou bem o ano!Tenho muita vontade de iniciar essa série dos Fae tem todas as capas lindas, Eleanor & Park é muito amor mesmo!Azul é a cor mais quente realmente não tem uma adaptação boa, mas tenho muita curiosidade sobre a graphic novel.
    Adorei seu blog e já estou seguindo!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Algum dos seus livros estão na minha listinha para 2016! E Persépolis entrou pra lista agora! Hehehehe

    Bjs!
    www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir

Opine,reclame,exclame,comente.Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger| Personalizado por: Jeniffer Yara | Imagens do Header: Pinterest | Ícones de gadgets/categorias: Freepik | Uso pessoal • voltar ao topo