Destaques

28 setembro 2015

Sessão Nostalgia: Primeiras leituras


De volta com a tag Sessão Nostalgia, dessa vez algo bem mais pessoal: primeiras leituras realizadas. Não contarei com quadrinhos e livros de contos infantis que li quando bem pequena pra lista não ficar grande e também por não me lembrar de tudo que lia quando criança. As primeiras leituras de livros que me conduziram à me tornar uma bookaholic é o que integrará esse post.

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Li esse livro no segundo ano do ensino médio quando nem cobravam mais nas provas de vestibular. Eu apenas me interessei por essa leitura depois de algumas aulas de Literatura e gostei muito! Comprei uma edição bem simples e nem a tenho mais, mas não esqueço de como a leitura foi diferente e prazerosa na época. 

A Garota Americana
Uma colega do colégio estava lendo esse livro durante os intervalos das aulas e após ela falar tão bem dele, me interessei e pedi emprestado. Nossa, Meg Cabot fez meus dias de leitura serem totalmente diferentes do que eram *na época não costumava ler romances, apenas lia muita coisa de livros didáticos para estudar* Me apaixonei pela história e queria ser a personagem principal, só me lembro disso. rs

Crepúsculo
Sim, não sou da geração de Harry Potter e sim de Crepúsculo. Me interessei com os livros após assistir aos filmes e sim, gostei da leitura na época. Gostei muito, por sinal. haha' Não sei se porque imaginava o Robert Pattinson como Edward ou se porque me identificava algumas vezes com a Bella, li essa série muito rápido e continuo assistindo aos filmes até hoje *me julguem*.

A Paixão Segundo G. H.
Considerado um dos livros mais difíceis de ler da Clarice, após descobrir uma biblioteca perto de onde morava (no ano de 2012) e depois de ler tantas frases da autora pelo Orkut (sim, ainda usavam na época), resolvi pegar esse livro para ler. Não sabia que era um livro considerado difícil de ler, na verdade, mal sabia quem era Clarice Lispector na fila do pão. E gostei bastante da leitura, por mais difícil de compreender algumas partes, principalmente pela narrativa reflexiva e metafórica, muitas vezes, da Clarice. Depois dessa obra, também peguei emprestado Felicidade Clandestina, que foi uma leitura mais fácil. Dessa forma conheci Clarice e sua incrível escrita. Mal sabia que anos depois passaria a estudá-la na universidade (muito amor).

Diários de um Vampiro
Outra saga de vampiros? Sim. Na época em que comecei a ler mais do que nos anos anteriores, estava ocorrendo o 'boom' de sagas com seres sobrenaturais: Crepúsculo, Diários de um Vampiro, Hush Hush, Beijada por um Anjo, Instrumentos Mortais e acabei conhecendo entre as obras da L. J. Smith a série desconhecida dela chamada Mundo das Sombras (quero terminar de ler todos os livros e não consigo por falta de publicação de edições em português). Mas Diários de um Vampiro foi a principal saga que li por conta da estreia da série de TV. Assisto atualmente a série, mas parei de ler os livros no quarto volume (que seria a saga original, já escrita pela autora antes da série de TV ser lançada). Mesmo sendo tão diferente da adaptação, gostei muito dos livros e como sempre mantive diários durante meus anos de vida, me identificava bastante com esse acessório na narrativa. Gosto muito da L. J. Smith, ela tem uma escrita fácil e prazerosa de ler.

A Princesinha
Primeiro livro infanto-juvenil que li quando já não era tão juvenil assim. Nunca esqueço de como essa leitura foi linda e o privilégio de encontrar esse livro na biblioteca perto de onde morava. A Princesinha traz lições de vida muito significativas e com uma escrita tão única que é impossível não se emocionar ou esquecer. Não poderia deixar de citá-lo nesse post nostálgico. 
***
E essas foram as minhas primeiras leituras, significantes até hoje. Quais foram os primeiros livros lidos de vocês? Gostam deles atualmente? O que eles influenciaram em suas vidas? 

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Memórias Póstumas de Brás Cubas é um dos meus livros favoritos até hoje. É um dos melhores clássicos nacionais.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Comecei com vários livros da famosa coleção vaga-lume e depois li alguns clássicos nacionais; acho que o primeiro foi A Moreninha. Estudei na Escola Municipal Charles Dickens e comecei pelo mestre inglês entre os estrangeiros. Quero muito ler A Paixão Segundo G. H.
    :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Gemaaaaa,
    Ah Crepúsculo estaria na minha lista também hahaha conheci no Orkut e me identifico com tudo que escreveu. Até flogvip para o Robert, Kellan e Ashley cheguei a fazer haha
    Os outros quero muito ler! Diários de Um Vampiro tenho aqui..e algumas continuações, nem sei se tão na ordem hahaha

    Esse post merece continuação, com os infantis ein? haha

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. oi querida,
    muito legais seus livros nostálgicos. Li Crepúsculo na época que saiu e gostei bastante, o que me incomodou mesmo foram as continuações. Por mim podia ter ficado só nesse mesmo hehehe.
    Li Brás Cubas na escola também e lembro que gostei. Já a Paixão segundo GH eu só estudei a autora na época mas não cheguei a ler, tenho bastante vontade!

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  5. Oi Jeniffer =D

    Adorei a tag! Hehe
    Eu li Crepúsculo antes do boom, no Brasil pelo menos, e me apaixonei pela estória. Acho os filmes me fizeram ter um pouco de aversão às continuações, não conseguia mais levar o livro a sério, e então guardei somente o primeiro livro. Eu acho que estragaram lindo o filme, mas essa é uma opinião particular e fico muito feliz - e te apoio - em você não ter vergonha de falar algo que você gosta, mesmo que provavelmente muita gente venha carregando pedras nas mãos. E se você gosta de estória de vampiros, não deixe de ler os livros da Anne Rice =]

    Nunca li um livro da Meg Cabot, apesar de só ter escutado elogios. Vou colocá-lo na minha lista =]

    No meu caso, eu não gostei muito Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas amei A Moreninha. Se você nunca leu, recomendo!!

    Bem, minhas primeiras leituras foram:
    - A Moreninha
    - Harry Potter
    - Deltora Quest
    - Brumas de Avalon

    Que eu me lembrei é isso xP

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiiie! Quanto tempo que não venho aqui! Amei o layout! rs
    Sim, eu sou da época de Crepúsculo, até hoje tenho camisetas, poster, revistas, dvds, cds... A melhor época da minha adolescência. Fui e sou muito apaixonada pelo Kellan, tanto que já criei um site para ele. Também amo Vampire Diaries, mas prefiro a série do que os livros, apesar de eu também ter todos.
    Gostei muito dos posts, tanto que Memorias Póstumas de Brás Cubas eu preciso começar a ler por causa da Fuvest. E você me incentivou mais. rs

    Grande beijo,


    Alichel
    https://livrosgatosenutella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. OK, julgada e culpada por gostar de Crepusculo. hahahahaha
    Nas minhas primeiras leituras também estão dois do Machado de Assis, o Memorias e o Dom Casmurro.
    Mas, sem sombras de duvidas, o livro que me abriu as portas para o leitor e espectador de filmes que sou hoje, foi Anjos e Demônios do Dan Brown, mano como eu curti aquele livro.
    bjos LP
    interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  8. A Princesinha não fez parte da minha adolescencia, deveria né?
    Crepúsculo e Memórias eu li, os outros, apesar de conhecer, não.

    ResponderExcluir
  9. Interessante, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Crepúsculo, A Princesinha e Diários de um Vampiro eu já li adulta. Acho que as leituras de Agatha Christie na adolescência contribuíram muito pra que eu me tornasse bookaholic.

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in