06 junho 2015

XIX Feira Pan-Amazônica do Livro


Há 3 anos escrevia sobre a Feira Pan-Amazônica do Livro daqui de Belém no blog. Desde 2012 continuo frequentando a Feira, porém não comprando muito, pois: mesmo com o título de 'Feira', os preços dos livros não diminuem, pelo contrário, aumentam por conta de vários fatores que confluem para livros não tão baratos assim. Porém, além de divulgar literatura, trazer lazer e cultura em sua programação, a Feira Pan-Amazônica (27/05 a 07/06) também traz algumas ofertas bem interessantes e neste ano ainda trouxe novas estandes em sua exposição, o que me deixou muito feliz e satisfeita quanto à organização.


O tema foi a cultura japonesa e o escritor homenageado foi Ariano Suassuna. Todo ano temos um país e um autor homenageados e neste ano, a cultura japonesa na decoração da Feira foi linda! Não participei da programação cultural este ano por conta da falta de tempo para isso (ano passado participei de uma palestra sobre 'a verdade por trás dos contos de fadas' e gostei muito). Mas pelo que eu vi na fanpage da Feira, várias foram as programações que o evento ofereceu, entre eles, palestras, sessão de autógrafos, encontros com autores conhecidos nacionalmente (Thalita Rebouças, Bruna Vieira), contação de histórias para crianças, filmes relacionados à cultura japonesa ou ao autor Ariano, entre outros. Tudo isso gratuitamente! 

Mas falando sobre a estrutura das estandes, vamos à elas:

 

No sebo Relicário, os livros estavam a um ótimo preço, contendo não só livros de autores infanto-juvenis ou young adult, mas também de autores com Gabriel García Márquez (em edições antigas de capa dura!), Stephen King e Manuel Bandeira. Todos com preços acessíveis e bem conversados. Gostei muito de ver Just Listen da Sarah Dessen no estande deles, um livro difícil de encontrar e por apenas 20 reais! Infelizmente não pude comprá-lo :( 


Top Livros esteve presente este ano também com uma estande bem diversificada cheia de livros interessantes por apenas 10 reais! Tinha Federico Moccia, Edgar Allan Poe e alguns clássicos da literatura universal como A Outra Volta do Parafuso em edição da Abril, capa dura (o qual eu comprei *O*). Na Editora Savoy também tinha uma bancada apenas com livros de 10 reais, contendo mais clássicos ainda da literatura universal, em edições ilustradas e comentadas. Além, claro, de conter livros mais famosos como o box de Mazze Runner e livros de Star Wars.



Estandes remetendo ao Pará também estiveram na Feira. A da primeira foto é a estande do Museu Emílio Goeldi, contendo livros referentes á Amazônia e a segunda continha livros de autores paraenses. Muito bem caprichados os dois estandes em suas decorações.


Duas livrarias presentes na Universidade Federal do Pará também marcaram presença na Feira. Uma é a ed.ufpa, editora oficial da UFPA que trouxe um estande LINDO, além de algumas programações de lançamentos de livros também. A Livraria Didática sempre está presente na Feira, com ótimos livros acadêmicos e até não acadêmicos, como lançamentos de grandes editoras nacionais.


Das estandes mais 'desconhecidas', houveram duas que me chamaram atenção. A 'Projeto Apoio ao Estudante' deu a oferta, pelo menos no dia (05), de pagarmos apenas o kg de livros, você pegava os livros que queria na bancada e ao obter 1kg, levaria todos eles por apenas 10 reais! Na 'Emergir Livros' foi onde encontrei o achado da Feira! Os e-mails de Holly por apenas 10 reais! Estava apenas olhando sem grandes pretensões quando vi um moço 'escavando' o livro e claro, fui direto atrás do que estava em baixo (ainda bem que tinha outro exemplar - o último, por sinal).



Como disse anteriormente, estandes novas compareceram na Feira e a maioria foram de grandes editoras do país. Em destaque a LeYa, que trouxe o trono de Game of Thrones também pra Belém do Pará, fazendo maior sucesso com o público. Também teve estande da Universo dos Livros, Martin Claret, Pandorga, Giz Editorial, L&PM, Editora Contexto, Editora Escala entre outras. Muita diversidade de livros em um só lugar (claro que quase enlouqueci querendo todos).


Destaque pra Selecta Livros que além de trazer lançamentos reconhecidos, também traz grandes obras nacionais e internacionais, dos clássicos aos contemporâneos. E ao lado da estande essa homenagem aos fãs de Jogos Vorazes <3 p="">


Também teve cultura nordestina sim! Vários cordéis por 1, 2 e 4 reais. Gostei muito de ver esse estande só de cordel na Feira, trazendo pro Norte essa produção literária tão rica e singular em suas criações.


Por ultimo, mas não menos importante, como todo ano tem, neste também houveram exposições de quadros, cartuns e caricaturas em espaços diferentes da Feira. A exposição Cartum trouxe o tema da liberdade de expressão, remetendo à Charlie Hebdo e a muitas críticas relacionadas à esse tema. 

***

Por fim, gostei muito das novidades presentes na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro e do quanto o público vem aumentando a cada ano. Obviamente não se compara a nenhuma Bienal realizada nos estados do Sudeste, mas para um estado - um país - com uma porcentagem mínima de leitores assíduos, esse evento traz um pouco da cultura literária de diversas formas para Belém. Infelizmente não são todos os livros em conta, os preços continuam altos, mas a programação da Feira, exposições, palestras e alguns estandes fazem valer à pena a ida até ela.

12 comentários:

  1. Sou apaixonada por livros e filmes, e feiras assim sempre me atraem, apesar de nunca ter ido em nenhuma, por que aqui não tem, infelizmente. Amei o comentário sobre a feira, bem interessante. Espero um dia ter oportunidade de apreciar a mesma.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeniffer! Conheci o blog a pouco, já seguindo. Super bacana esses eventos literários de grande porte. Aqui no RS ocorre na minha cidade a Jornada Nacional de Literatura, mas infelizmente nao sairá a edição que seria esse ano (acontece a cada 2 anos) e acontecem apresentações, sessões de autógrafos com escritores e tudo mais.Por mais eventos assim Brasil a fora.
    Abraços!
    www.coisasdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essas feiras são sempre tão legais! Mesmo que as vezes os preços não ajudam muito - tirando os sebos que até onde vejo, sempre oferecem variedades e preços acessíveis -. Eu não sabia e adorei essa ideia de um país e um autor homenageados do ano, achei super legal. Adorei o post e fiquei com muita vontade de conhecer a feira.

    Beijos!
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Jeniffer =)

    Saudades de ir a uma feira do livro =/
    Quando eu morava no sul eu ia todo anos, mas agora só consigo ir na Bienal do Livro em São Paulo.
    Dificilmente compro livro nesses eventos. São sempre muito caros rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre perco as feiras de livro aqui da minha cidade, é falta de procurar saber e ir mesmo, porque quando sei já é tarde demais, ou já estou com preguiça de ir hahahaha. Uma pena que os valores dos livros na Feira dai não sejam tão atrativos.

    Beijos beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por feiras de livro, além de poder comprar livros por um preço menor, dá conhecer pessoas e tudo mais.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a feira. Estes eventos são imperdíveis mesmo! Adorei o stand de jogos vorazes!

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  8. Oie =D

    Adorei seu post! Aliás, que saudades de participar de uma feira de livros =/
    Conheci seu blog há pouco, mas já estou adorando ;)

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii,tudo bem? Conheci seu blog e já gostei muito,tanto que já curtir e tou seguindo <3
    Vem conhecer o meu? Se gostar segue e curti? Um beeeijo :*
    Blog:http://www.blogespacoteen.com/
    Fanpage:https://www.facebook.com/EspacoTeenComAnaLiaSantos

    ResponderExcluir
  10. Oii Jen!
    Adoreeei o post, super completo! É uma pena que os preços não sejam os melhores, mas dá para aproveitar o passeio, né? Achei incrível a parte dos cordéis. Desde que estudei sobre eles na escola, sempre quis ver como é de perto. Quem sabe um dia, né? :)

    Beeijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jen,
    Babando nesse evento e esse post me deixou mais ansiosa para a Bienal.
    Uma pena que os preços não estavam em conta, até porque, creio eu...é meio que propósito desses eventos né?

    E o trono de ferro sempre marcando presença hahahaha

    P.S.: Ai eu tentei ler Os Lusíadas na facul, durante o semestre com a Literatura Portuguesa, não rolou hahaha acho que foi o livro que me fez sentir mais burra sos. Mas não desisti dele não.

    bjs e tenha uma ótima quinta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Oi Jeniffer!! Adorei o seu post! Suas fotos ficaram ótimas! *-* Eu tava tão encantada passeando e pechinchando que acabei não tirando tanta foto haha Eu concordo que os preços dos livros continuam tão altos quanto nas lojas que a gente frequenta nos shoppings daqui, mas para a minha surpresa, eu tinha muita opção de dez reais esse ano! Espero que esses estandes aumentem nas próximas edições! Quem sabe a gente não se esbarra no futuro haha beijos!!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir

Opine,reclame,exclame,comente.Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger| Personalizado por: Jeniffer Yara | Imagens do Header: Pinterest | Ícones de gadgets/categorias: Freepik | Uso pessoal • voltar ao topo