Destaques

08 março 2015

A arte de Carolina Porfírio - Fight Like a Girl!

            Quando eu era criança, ouvi um "você corre como uma garota" e não entendi. Aquilo era para ser um insulto, mas tudo que eu consegui pensar foi "Ué, eu sou uma garota. Deveria correr de outro modo senão o meu?!". Depois que cresci e a ingenuidade infantil foi sumindo, descobri que fazer qualquer coisa "como uma garota" é levado como insulto, ridicularizando a capacidade de uma garota fazer algo; levando a sério apenas quando agimos "como homens".
            Carolina Porfírio (ou Kaol Porfírio, como está em seu facebook) é uma ilustradora e criou a série de desenhos chamada de Fight Like a Girl (lute como uma garota, em português). Com o intuito de mostrar que somos sim fortes (de diversas maneiras, seja intelectual ou fisicamente), Porfírio desenha inúmeras personagens da literatura, jogos, hqs e da vida real (como Malala Yousafzai) a fim de exaltar o poder feminino presente em diversas formas na cultura pop. Abaixo encontra-se algumas das diversas ilustrações dessa série e um pouco de cada personagem.

 Katniss Everdeen é uma das várias personagens que nos mostraram como é ser corajosa. Protagonista da série de livros e filmes Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. Katniss se voluntaria para ser a tributo do distrito 12 no lugar da irmã, Primrose. Desde o primeiro filme (não li os livros), Katniss já "avisa" que não desiste fácil, apesar de todas as pressões que a cercam. 

Jill Valentine é uma das protagonistas da série de jogos Resident Evil, sendo representada por Sienna Guillory nos filmes. Jill fazia parte da equipe Alpha da S.T.A.R.S (Serviço de Táticas, Armamento e Especialidades em Resgate Seguros) e sua primeira aparição se dá no jogo Resident Evil 1. É badass e não tem medo em dar headshot em cabeça de zumbi, não!
De Game of Thrones, Arya é da família dos Stark e desde o início, percebemos que ela se comporta de uma maneira não esperada por meninas naquele tempo (até hoje em dia é assim). Ao invés de aprender a costurar, Arya tem desejo de saber batalhar e dá de 10 a 0 no arco e flecha. Enfrenta várias coisas ao longo da história (relaxem, não vai ter spoiler) e isso a torna muito f*da!



 Mindy McCready... pera, quem é essa? Bom, esse é o nome da tão adorada Hit Girl. Mindy aparece nos quadrinhos de Kick Ass; é muito nova, mas desde cedo foi criada para ser uma vigilante e chuta mais bundas que o próprio Kick Ass. No segundo filme da adaptação, ela rouba a cena e eu acho isso fantástico! É interpretada por Chloë Grace Moretz nos filmes. "Hit girl who kick ass".



♥Korra♥ Todo mundo lembra de Avatar - A Lenda de Aang, não é? Então, depois disso, vem A Lenda de Korra, que é a avatar da vez. A série se passa SESSENTA anos depois de A Lenda de Aang e inicia com Korra buscando dominar o quarto elemento, o ar. Não demora muito pra gente perceber que Korra é uma personagem forte e gente como a gente; tem seus momentos de fragilidade por ser uma avatar nova e sem experiência, mas ao longo da história, isso vai mudando e Korra faz seu poder ser reconhecido.



Malala Yousafzai, defensora da educação e ganhadora do Nobel da Paz no ano de 2014. Malala é paquistanesa e ganhou reconhecimento mundial após levar um tiro na cabeça de armas talibanesas ao sair do colégio, aos 15 anos - um jeito bem triste de se tornar reconhecida, mas ainda bem que não aconteceu algo pior. O Paquistão é um país com uma cultura diferente da nossa; lá, as meninas têm seus direitos bem diminuídos (às vezes, inexistentes). Malala foi contra a maré, e, a fim de mudar a situação feminina diante a educação, começou com um blog Diário de Uma Estudante Paquistanesa para mostrar sua paixão pelos estudos, mesmo com todos os empecilhos nessa perigosa busca pelo conhecimento. 
Malala é sobrevivente, Malala é uma heroína. 

É possível encontrar camisas com estampas Fight Like a Girl na loja Toda Frida!
http://www.todafrida.com.br/category/190754/fight-like-a-girl
Page da Kaol Porfírio no facebook:
https://www.facebook.com/kaolcaradeboi?fref=ts 


Espero que tenham gostado do post! 

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Ótimo post.
    Já tinha visto as ilustrações por aí mas não sabia de quem era.
    Tem algumas personagens aí que não conheço. Mas Arya, Katniss e Hit Girl são exemplos de força mesmo. ♥ E Malala, claro.

    bjoos
    DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  2. Que bacana o trabalho dela!

    Adorei as ilustrações! Hit Girl eu não conhecia!

    Beijos
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho incrível, adorei <3
    Essas ilustrações estão lindas
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que legal! É muito boa a iniciativa dessas pessoas que lutam pelos seus direitos. Talvez o mundo seria mais justo se cada pessoa fizesse sua parte, e não apenas reclamasse sentados dos problemas diários.

    Não conhecia a Carolina/Karolina, mas já super admiro o trabalho dela. As ilustrações são lindas. :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Já conhecia o trabalho desta ilustradora e amei ver esta série! Com certeza, somos fortes de diversas formas, podemos fazer qualquer coisa. Para mim, não somos inferiores ou superiores aos homens, e sim todos iguais, dependendo da força de vontade de cada um. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Ainda não conhecia o trabalho da Carolina, mas achei super bacana! Os desenhos são liiiindos *---*
    Amei!

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa ilustradora, mas tem muito talento.
    beijos
    http://julieamargamentedoce.blogspot.com.br/2015/03/resenha-divergente.html

    ResponderExcluir
  8. Oie Jeniffer =)

    Adorei o post e já passei lá na fanpage da Carol.
    A mulher ao longo das décadas já conquistou muita coisa, mas infelizmente ainda há muito a ser feito. Vivemos em uma sociedade muito machista, mas eu tenho fé que isso um dia vai mudar.
    Parabéns pelo post!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Amei os desenhos dela!
    São inspiradores demais.
    Cresci numa família repleta de homens - quase todos os meus primos são homens, mas nunca me senti oprimida em relação a isso. (Sou daquelas que não leva desaforo para casa, sabes? Mesmo sendo bem tímida).
    Beijos <3 <3

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto essas ilustrações circulando pelo facebook e simplesmente ADOREI! O projeto, a ideia, a iniciativa, as personagens... e a frase "You fight like a girl" "Thank you" que sempre aparece junto das ilustrações. Espero que esteja empoderando muitas mulheres por ai :D

    www.annadecassia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Jeniffer, tudo bem?
    Não conhecia as ilustrações, mas me apaixonei por elas. Ela tem um talento incrível. Vou acompanhá-la no face pra poder conferir mais ilustrações.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in