Destaques

06 janeiro 2015

Resenha - Não Sou Uma Dessas


Nome: Não Sou Uma Dessas
Original: Not That Kind of Girl
Autor(a): Lena Dunham
Editora: Intrínseca
Sinopse: Lena Dunham , a premiada criadora, produtora e estrela da série Girls, da HBO, apresenta uma coleção de relatos pessoais hilários, sábios e dolorosamente sinceros que a revelam como um dos jovens talentos mais originais da atualidade. Em Não sou uma dessas, Lena conta a história de sua vida e faz um balanço das escolhas e experiências que a conduziram à vida adulta
Comparada a Salinger e a Woody Allen pelo New York Times como a voz de sua geração, Lena é conhecida pela polêmica que desperta e por sua forma única e excêntrica de se expressar e encarar a vida. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idade
Já estou prevendo a vergonha que sentirei por ter pensado que tinha algo a oferecer, escreve Dunham. Mas se eu puder pegar o que aprendi e tornar alguma labuta mais fácil para você ou evitar que você tenha o tipo de sexo em que sinta que deve continuar de tênis para o caso de querer sair correndo durante o ato, então cada passo em falso que dei valeu a pena.
Ela tem a habilidade extremamente rara de ser 100% ela mesma em 100% do tempo. The New York Times.
A escrita de Dunham é tão inteligente, honesta, sofisticada, perigosa e encantadora como a sua série Girls. O maior mérito do livro é um tipo de superconsciência divertida: de si mesma, do mundo, do ser humano. Ler Não sou uma dessas faz você se sentir feliz por estar no mundo e por Lena estar nele com você. George Saunders , escritor.

Lena Dunham era uma completa desconhecida para mim, até meu amigo Adauto  falar sobre ela todo santo dia, me recomendando a série Girls (de produção e atuação da Lena) e comprar o livro que ela lançou ano passado. Confesso que quando vi o livro (de edição americana), nas mãos do meu amigo, fiquei muito curiosa na leitura pela diagramação e o breves comentários que ele falava sobre as histórias de Lena. Mesmo eu estando super curiosa em conhecer mais sobre ela e seu livro, não pude comprá-lo quando lançaram a edição brasileira pela Intrínseca, mas por acaso, o mesmo amigo me tirou no amigo oculto da turma de Letras e me presenteou com essa obra singular.

Lena não escreve sobre suas histórias mais engraçadas ou inesquecíveis da sua vida, mas escreve suas histórias íntimas, carregadas de humor e opiniões bem fortes sobre cada momento da sua vida. Ela traz uma escrita simples e leve em suas narrativas que faz ter a impressão de estarmos numa conversa com uma nova amiga confessando todas suas histórias antigas, marcantes ou não, seus medos, seus anseios, seus antigos e novos desejos, suas opiniões e declarações estranhas sobre a vida e outras pessoas.

Não é um livro de auto-ajuda, definitivamente, mas não dá pra deixar de se identificar com alguns pensamentos e situações que a Lena nos narra em seus ensaios. A infância, os segredos compartilhados apenas com amigos, as burradas da juventude, os amores não correspondidos, o medo da morte, a maturidade vindo depois de tantos erros e coisas ruins terem acontecido, são vários temas pessoais e reais que o livro traz e Lena consegue transmitir, através da sua vida, pensamentos muito válidos pra qualquer ser humano que não é perfeito nem teve uma vida perfeita, se identificar e aprender junto.
A diagramação é um 'grande' detalhe que faz o livro ser mais prazeroso ainda na leitura. As ilustrações condizentes, a linguagem natural utilizada (palavrões e outras palavras que utilizamos no dia a dia) deixa o livro com um ar de diário, mas nada superficial ou infantil. Pelo contrário. Lena não fala apenas dos relacionamentos que não deram certo, ela também narra sobre estupro, terapia, morte, doença e sexo. E ao final, é muito prazeroso perceber o quanto Lena mudou e como ela resolveu transmitir sua história através de um livro tão real. 

Recomendo muito à todos que conhecem a atriz, roteirista e diretora de Girls e também para aqueles que não a conhecem. A editora fez um ótimo trabalho tanto na diagramação quanto na tradução do livro (meu amigo me confirmou isso). 

Comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Nossa, parece ser um livro bem legal, e a foto que você colocou do começo do capítulo é muuuito fofa <3

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  2. Querendo mais ainda ler esse livro! Ta na minha lista e o preço anda bem convidativo, sem contar essa capa maravilhosa. Não costumo ler livros desse tipo e acho que por isso estou tão curiosa. Ótima resenha, beijos

    http://www.devaneiosdepapel.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha ouvidofalar desse livro,, mas em sua resenha eu pude ver que ele é muito legall...
    parabens pela sua resenha bem escrita...

    http://mundoadolescente2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou fã da atriz e nem assisto a série, mas fiquei super curiosa para ler esse livro, e olha que não sou fã de biografias. Adoro livros que conseguem fazer com que o leitor se identifique, não importa como. Preciso ler esse livro!

    Ps: Amigo oculto que dá livro de presente é tudo de bom!!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lena é divertida, acho ela icônica.
    Me lembro de vê-la na capa da Vogue e pensar "Que foda! Uma 'gordinha feminista' na capa da revista mais 'opressora' do mundo". (amo a Vogue, mas sei que ela dita padrões sem noção).
    Fiquei curiosa sobre o livro. Tô com vontade de ler.
    Beijos e feliz 2015! <3

    ResponderExcluir
  6. Oi Jenni, não tinha visto ainda o quão lindo é esse livro *-* Realmente essa diagramação faz diferença. Acho legal a Intrínseca estar lançando livros nesse estilo, tem alguns bem diferentes que têm agradado aos leitores. Se eu conseguir um tempinho, vou tentar ler também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lendo a sua resenha descobri o por quê me indicaram esse livro! Haha
    Parece ser ótimo, e me identifiquei com a personagem.

    Bejos

    ResponderExcluir
  8. Ai para! EU ESTOU LOUCA PARA LER! E decidi que vou começar a assistir a série haha Sério, vou ver se compro logo ahha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  9. Já andava curiosa por esse livro e agora com essa resenha super positiva fiquei ainda mais Jeh!! ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie Jhenny
    menina, quando esse livro lançou nem dei muita bola, mas eu amo biografias, e ainda mais essas em formas de diário, que nos faz ter uma maior ligação com a história. Pelo visto além de trazer alguns momentos divertidos, ela passou por coisas pesadas. Fiquei bem curiosa agora.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. O livro não me atrair a todos, a verdade é que eu acho que Lena quer atenção também. Mas o talento não se discutem, sua série Girls é o meu favorito e é um facto que deu o público certo.

    ResponderExcluir
  12. Nossa ,esse livro é realmente uma fofura à parte!
    E parece ser realmente um ótimo livro, com muitas lições que aconteceram para ela e mesmo assim... Isso é viver! Temos que viver!
    Não sei se é biografia meeesmo, mas eu até fiquei com vontade de ler pela sua resenha , sério
    parece ser um ótimo livro, forte, denso mas com um bom conteúdo
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jen!
    NECESSITO DESTE LIVRO! OMG! :@
    Já tive contato com a escrita da autora em "Louco por Você" e adorei a forma como ela descreve momentos intensos, diria.
    Este livro parece ser ótimo! É bem provável que eu o adore. Necessito lê-lo o quanto antes.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Parece bem divertido, e me chamou atenção também estas diagramações diferentes e criativas ^^
    Me incomoda um pouco o nome do livro, parece que ja vai dizer "não sou tuas nega" HAHA :D
    Ótima resenha ^^
    Boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  15. Antes não tinha me chamado a atenção, mas vi uns vídeos dela respondendo perguntas de leitores do blog dela e rolei de rir e achei muito inteligente e libertadora em suas respostas.
    A partir daí fiquei doida para ler o Não Sou Uma Dessas.
    E fiquei mais feliz ainda de saber que não é autoajuda (detesto), que a linguagem é boa e que a diagramação é ótima e cheia de figurinhas, haha.

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  16. Mewww, juro que tenho debatido comigo mesma se deveria ou não colocar esse livro na minha lista de desejados, porque eu não sou muito fã da série Girls, tentei começar a assistir, mas parei no segundo episódio, sem vontade de ver o resto. Mas por saber que Lena tem uma mente incrível, fiquei curiosa com o livro, então não sabia se deveria ou não ler. Gosto desses tipos de livros diferentes que a gente acaba se identificando com uma coisa ou outra.

    Já coloquei na Wishlist hahaha.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  17. Oi, Jeniffer! Ain, amigos ocultos <3 Que proposta legal, fiquei curiosa pelo livro. Acho interessante ler sobre histórias pessoais em livros, muito mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Incrível como o mundo literário é grande. Há tantos autores e livros por aí que sequer fazemos ideia. Desconhecia a autora e seus livros. Bom, de uma coisa é certa, minha pilha de livros a ler só cresce, enquanto o tempo parece que fica cada vez mais escasso. Tenho tido que conter os impulsos de adquirir novos livros. :-)


    -Distante do Sol-

    ResponderExcluir
  19. Oi Jen

    Apesar de não assistir Girls já ouvi falar muito da Lena. Minha prima perguntou esses dias se eu não havia lido esse livro, na verdade eu nem tinha parado para ver do que se tratava até ler sua resenha.
    O livro parece ser bem interessante, mas sabe quando você sente que falta algo para ele realmente te atrair? Pois é, me senti assim.
    Não descarto lê-lo, mas por agora vou passar.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii Jeniffer!
    Eu ainda não conheço a Lena e fiquei meio assim com o livro. Mas tinha tanta gente lendo e falando bem, que foi surgindo uma curiosidade. Sua resenha me confirmou que PRECISO ler. Gosto muito desse tipo de livro e essa parece ser uma leitura interessante e leve ao mesmo tempo. E daí que não conheço o trabalho da Lena? Passo a conhecer u.u haha
    Adorei a dica!

    Beijoo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
  21. Parece muito interessante! Fiquei curiosa para saber mais sobre a história.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Já ouvi falar desse livro, porém ainda não sabia do que se tratava realmente. Adorei o trabalho da editora, ficou ótimo!
    Não sabia que a escritora era a criadora dessa série, acredita? Hahaha

    Beijos,
    http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Jen,
    Adoro a Lena e esse livro já está na minha listinha dos desejados.
    Gosto do humor dela, ela é tipo a Mindy Kaling... vejos os tweets e queria ter de melhor amiga haha
    E me lembra que preciso colocar Girls em dia :'(


    bjs e tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in