Destaques

06 novembro 2014

Resenha - Easy

Nome: Easy
Autor(a): Tammara Webber
Editora: Verus
Sinopse: Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.

Ganhei o livro numa promoção do blog Pepper Lipstick, e confesso que não sabia o que esperar dele, por não ter ido procurar ler algo do livro; apenas tinha visto alguns comentários o elogiando. E bem, de uma certa forma foi muito bom todo esse meu desconhecimento, pois o livro superou as expectativas e foi uma das ótimas leituras do começo deste ano.

Jacqueline acaba de terminar um relacionamento de 3 anos e agora precisa continuar seus estudos na faculdade que o ex escolheu ir e que ela, apaixonada e cega de amor, decidiu ir junto. Na festa de Halloween que a amiga insistiu em levá-la, a garota é atacada pelo amigo do seu ex, numa tentativa de estupro. Lutando com o rapaz que nunca imaginou que agiria assim, Jacqueline não conseguiria evitar tal abuso se não fosse por um misterioso moço que a salva do jovem que a atacou. Traumatizada por tal acontecimento e pela recente separação, a garota agora precisa conviver com essa ameaça de abuso pelo próprio colega da escola; mas a aparição de Lucas em sua vida muda os rumos desta história.

Easy pode ter me dado uma impressão de ser mais um romance juvenil do 'mesmo' que vemos em muitos livros por aí, mas como disse anteriormente, o livro superou as expectativas e por mais baixas que fossem, o enredo não é um enredo qualquer; trata sobre temas juvenis sim, como namoro, separação, dramas familiares, mas trata também de um tema não muito visto por mim em minhas leituras: abuso sexual.

O livro nos traz um Young Adult realista e muito bem escrito por Webber, pois a leitura fluiu mais do que bem. O cenário da faculdade, dos amigos de classe, das dificuldades que a vida de um estudante tem e dos temores de Jacqueline como alguém jovem e sem muita experiência de vida, nos faz identificarmos com a trama. Lucas/London é o personagem que cativa e faz (quase) qualquer leitora se apaixonar por ele. O bad boy misterioso que esconde seus segredos em suas tatuagens e salva a mocinha (que não tem nada de indefesa em alguns momentos) me fez suspirar várias vezes durante a leitura.

O romance tratando sobre sexualidade traz à trama o assunto não como um tabu, mas como um tema natural a ser relatado, claro que sobre o abuso sexual e a 'vulnerabilidade' de algumas pessoas frente aos agressores, o tema é narrado com passagens lúcidas e, acredito eu, de uma forma verídica quanto a como se defender de agressores, o que fazer quando a garota sofre de abuso, por quê muitas escondem ter sofrido tal ato por se tratar de um namorado ou alguém conhecido e achar não se tratar de um estupro, etc. A autora nos conduz a uma narração realística dentro de sua ficção.

Por fim, Easy se tornou apaixonante não só pelo romance entre Lucas e Jacqueline, nem só pelo final feliz que tanto amo, mas também por trazer uma leitura fluida, sem erros ou falhas na trama, com personagens reais e que podemos nos identificar. Recomendo a todos que gostam de apreciar um bom Young Adult.

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Oi Jen.
    Super leio coisas positivas também.
    Fiquei bem curiosa sobre como a protagonista supera, claro que tem o envolvimento do rapaz, mas como a autora trabalha na evolução dela.
    Espero curtir, também :D

    bjs e um maravilhoso fim de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Lembro de ter visto esse livro por ai, mas não conhecia a história. Gostei do enredo, leria sem problema nenhum, aliás assim que terminar minha incrível lista de livros não lido vou atrás desse pra comprar!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bom! Realmente, quase nenhum livro falade abuso sexual, que ocorre as vezes por meio de conhecidos e pessoas proximas. Deve ser bem interessante!

    Beijos Jeny!

    ResponderExcluir
  4. Uau! Olhando a capa, eu jamais imaginaria que a história desse livro era/é tudo isso! Abuso, sexualidade, amor e um final feliz são coisas difíceis de se conciliar com sucesso de maneira que eu fiquei aqui morta de vontade de ter um encontro com esse livro e essa história!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jen!
    Estou louco para ler esse livro. Parece ser realmente bom, hein?
    Confio na tua opinião e por amar YA, acredito que gostarei deste, sem dúvidas.
    Espero poder lê-lo em breve e concluir a leitura satisfeito assim como você.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Terminei de ler este livro agorinha, estou simplesmente maravilhada. Jacqueline é uma personagem maravilhosa e Lucas, meu Deus, é de deixar sem ar, rs.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jen

    Tenho esse livro há tempos na minha estante, mas por uma razão que desconheço ainda não me empolguei a ler.
    Sempre vi comentários positivos sobre ele e sinto que vou gostar muito, mas sempre deixo para ler em um momento especial e acabo esquecendo. Vou tentar ler ainda esse ano e espero gostar bastante.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha e de se tratar de um tema tão sério.
    E fico tããããão feliz de saber que o romance é apaixonante e tem um final feliz.
    Sou super adepta de finais felizes!
    :D

    Beijooooooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in