23 julho 2014

Resenha - The 100: Os Escolhidos

Nome: Os Escolhidos
Original: The 100
Autor(a): Kass Morgan
Editora: Galera Record
Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.
Escolhi The 100 para uma das cortesias da editora Galera Record sem saber muito sobre o livro, apenas que já tem uma série de TV como adaptação dele e que muitas pessoas estavam falando bem dele. Após a leitura pude entender o porquê de tanto falatório sobre essa distopia incrível!
A narrativa foca nos quatro jovens em capítulos intercalados: Clarke, Wells, Bellamy e Glass. Há 100 prisioneiros juvenis que são considerados perigosos e descartáveis e agora, depois de muito tempo sem nenhum ser humano habitar a Terra, o Chanceler e outros 'políticos' de Phoenix decidem enviar esses 100 jovens como experimentos para comprovarem se o antigo planeta dos humanos é habitável ou não.
Clarke e Wells tiveram uma história romântica num passado próximo, mas o garoto Wells decepcionou enormemente a garota e ela acabou sendo presa. Bellamy vive escondido na grande nave, mas está disposto à todo custo proteger sua irmã, Octavia. Glass foi presa também e na fuga da dia à Terra, vai atrás do seu grande amor, Luke. Wells sendo filho do Chanceler é preso por conta de um ato de desespero do rapaz ao querer ir junto à Clarke para Terra. Bellamy ao saber do envio dos jovens vai atrás de Octavia. Assim, a vida dos quatro jovens é retratada em uma estória nada convencional, com muitos segredos guardados e histórias à serem descobertas.
O espaço do livro pode ser um pouco confuso no começo, mas após entendermos que a estória se passa num futuro pós-apocalíptico, compreendemos que os seres que conseguiram fugir da Terra agora estão em uma nave, dividida em Phoenix, Arcadia e Walden. Sendo estas duas últimas divisões como o subúrbio da nave e Phoenix a capital, que obviamente desfruta de mais benefícios que as outras partes. Tudo na nave imita o que há na Terra, mas nem por isso os jovens que chegaram nela deixam de se surpreender por vê-la de perto e agora estar habitando nela. O convívio não é fácil no começo, mas os jovens irão descobrir que há mais perigos e segredos  nessa nova terra desconhecida do que poderiam imaginar.
A narrativa flui mais do que bem. A estória com suas intercalações dá uma dinâmica diferente ao livro e traz o presente e o passado também envolvidos na trama. Conhecemos o presente de cada personagem retratado, mas seu passado os define muito mais do que imaginamos. A autora soube intercalar estórias de personagens diferentes e tempos diferentes também. O que achei um ponto fortíssimo na trama.
Sendo o primeiro volume ainda temos muitas perguntas à serem respondidas, logo, esperarei pelos próximos volumes para mais segredos sendo revelados e mais novidades vindo na nova Terra habitada e claro, novos relacionamentos e estórias entre os personagens. O final deste primeiro livro nos deixa chocados e com aquele 'quero mais' gritando de nossas cabeças. Recomendo muito.

7 comentários:

  1. Oi :)

    Esse gênero não me atrai muito, pois sempre acho a narrativa clichê e ela quase nunca consegue em empolgar, mas creio que irei dar uma chance a esse livro. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    ainda não li o livro, mas já vi varias resenhas sobre ele e tenho vontade de ler.
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  3. Fico com medo de ler o livro, depois da experiencia que tive com The Vampire Diaries. Adoro a série mas né, um dia eu leio.
    Adorei a resenha.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero MUITO, MUITO ler o livro e assistir a série <3 Eu já vi muitos comentários positivos sobre o livro, de como ele é ótimo e minha curiosidade aumenta a cada resenha que leio.

    http://minhafernweh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que interessante essa história e me chamou muito atenção *-*
    Deve ser estranho ler algo assim ne??

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  6. Falei sobre a serie esses dias. A serie tem os nomes mudados em relaccao ao livro. mas a historia é basicamente a mesma. Vou ver se encontro o livro para ler depois. E vamos esperar pelos proximos!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu li esse livro rapidinho e foi até uma leitura boa. Durante a leitura, eu não me senti muito conquistada pelo livro, mas tudo bem. O que me deixou intrigada mesmo a ponto de desejar o próximo foi, não as últimas palavras, mas a situação da nave e o envolvimento de Wells com isso. E sobre a série, argh! Não gostei tanto assim. Não tem a Glass, e ela é minha preferida. Sem contar que o primeiro episódio da série nos dá um resumo de todo o livro :( Assiste o piloto, ao menos! Talvez você se sinta empolgada com a série e possa te entreter enquanto não sai o próximo livro...

    Beijos!
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Opine,reclame,exclame,comente.Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger| Personalizado por: Jeniffer Yara | Imagens do Header: Pinterest | Ícones de gadgets/categorias: Freepik | Uso pessoal • voltar ao topo