Destaques

08 julho 2014

Filmes Históricos

Eu, particularmente amo filmes que retratam uma determinada época da História mundial ou até nacional; claro que sabemos que por serem filmes, não irão retratar exatamente os fatos reais da época. As produções cinematográficas são para entretenimento e não relatar verdadeiramente os fatos históricos, mas a questão é, eu amo filmes com essa temática e quis trazer alguns deles que assisti (claro) e que gosto ♥

O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

Olga
Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.

The King's Speech conta a história do homem que se tornou o rei George VI (Colin Firth), pai da rainha Elizabeth II . Após a abdicação de seu irmão, George ("Bertie") relutantemente assume o trono. Atormentado por uma gagueira terrível considerada imprópria para ser rei, Bertie envolve a ajuda de um terapeuta da fala pouco ortodoxo chamado Lionel Logue (Geoffrey Rush). Através de um conjunto de técnicas inesperadas Bertie é capaz de encontrar sua voz e corajosamente levar o país à guerra.

Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Inglaterra 1554. Sob o reinado da rainha católica Mary I, o país ficou arruinado e devastado pelas lutas religiosas para impor o catolicismo. Contra sua vontade, Elizabeth, sua meia-irmã que ela tentara condenar por traição, assume o trono após a sua morte. Elizabeth restabelece o protestantismo e o Papa a excomunga, o que abre as portas para a inimizade da França e da Espanha. Aconselhada a casar por conveniência para obter uma aliança que lhe permita manter a coroa. Elizabeth sabe que tem que agir com firmeza, se não quiser sucumbir à Europa e à nobreza católica da Inglaterra, seguidora de Mary Stuart, a herdeira mais provável do trono após morte de Elizabeth. Confiando somente em Sir Francis Walsingham, o chefe do serviço de espionagem, Elizabeth recusa as ofertas de casamento da França e Espanha, enquanto Walsingham se encarrega de matar Mary Stuart. Nenhum dos seus opositores internos é poupado, exceto Dudley, o seu amor da juventude e que fica como exemplo para quem quiser se opor à Rainha.
***
Gostaram da lista? Já assistiram algum desses filmes?  

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Sempre choro uma represa quando assisto A Vida é Bela, lembro que a primeira vez que vi esse filme eu ainda era novinha e fiquei mal por umas duas semanas HAUHAUAHU

    Da sua lista eu quero muito ver O Pianista e O Discurso do Rei.

    http://minhafernweh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro filmes históricos também, são os meus favoritos. Todos que você citou e que eu já assisti eu adoro e fiquei com vontade de ver "O Pianista" e "Elizabeth", provavelmente vou aproveitar as férias agora!

    ResponderExcluir
  3. Assisti toda a sua lista, eu amo amo amo filmes históricos!
    =D
    www.papelcomclips.com

    ResponderExcluir
  4. adoro filmes históricos,acho que faltou o menino do pijama listrado,é lindo *-*
    beijos,

    http://opslia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Também adoro filmes históricos e adorei a lista. Alguns eu nunca assisti, mas gosto muito de A Vida é Bela, já assisti muito. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Devo admitir que sou um pouco fã da atmosfera do século passado, as roupas, as ideias, os costumes, tudo me parece muito empolgante e ao mesmo tempo assustador.
    Já tinha visto alguns dos filmes citados, mas ainda não parei para assisti-los.
    Pretendo ver Olga, que além de ótimo filme é bom para quem é pré-vestibulando. Não tirando o valor dos outros, claro.
    Acredito que filmes e livros históricos, quando bem feitos, podem nos ajudar a ter uma boa noção de como as coisas aconteceram em determinado momento.
    Enfim, gostei da sua lista, espero ter a oportunidade de em breve assisti-los.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu AMO História e filmes históricos! Vi todos que você citou, exceto Elizabeth, e nem tenho muita vontade de ver. E os filmes não precisam retratar necessariamente um fato histórico, podem simplesmente se passar em outra época! (vide Jane Austen!)

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hey
    Vishe que vergonha, não assisti nenhum dos citados, ainda. HAHA
    Ando numa ressaca de filmes...preciso resolver isso. Tem muita coisa bacana para assistir :)

    bjs e uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Dos filmes citados só assisti Olga e gostei MUITO. Quanto aos outros, já ouvi várias críticas positivas.

    Beijos,
    Pitada de Cultura

    ResponderExcluir
  10. Que eu me lembre o único filme que assisti desses que citou foi O Pianista rs.
    Os outros eu nunca tive a oportunidade de ver, mas irei mudar isso.
    Adoro filmes de época e que retratam a história por trás da trama.
    Resenha #155 - Cretina Irresistível - Beautiful Bastard - Livro 1,5 – Christina Lauren.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Fazia tempo que não aparecia aqui. (:
    Assisti A Vida é Bela umas quantas vezes e em todas chorei, acho muito emocionante e impactante. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amo filmes históricos, seja de Idade Média, Grécia Antiga, Idade Contemporânea, tudo tudo tudo! Dessa lista, meus preferidos são O Pianista e A Vida é Bela. Acho que o Pianista é muito impactante, mas a A Vida é Bela consegue conciliar toda a dor e sofrimento da guerra com a poesia de uma relação pai e filho.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in