Destaques

23 junho 2014

Resenha - Colin Fischer

Nome: Colin Fischer
Autor(a): Ashley Edward Miller, Zack Stentz
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…


Colin Fischer não me surpreendeu, mas não foi uma leitura ruim, pelo contrário, ele foi exatamente o que eu esperava do livro e do personagem principal. Uma leitura rápida e divertida, Colin me cativou do começo ao fim.

Colin tem uma doença não muito conhecida pela maioria e sempre confundida com autismo. O garoto simplesmente não gosta de ser tocado, nem pela sua família, que precisa pedir permissão antes de um singelo abraço. Ele é admirador de grandes detetives da literatura mundial, o principal sendo Sherlock Holmes do nosso querido Sir Arthur Conan Doyle. Como adolescente, já imaginamos como é a vida de Colin no ensino médio, recheado de piadinhas para com seu jeito ‘estranho’, suas manias mais estranhas ainda e sua forma de falar com as pessoas. O bullying reina, principalmente com um dos valentões burros da escola Wayne Connely.

Porém, após um disparo de arma de fogo em meio a uma comemoração de aniversário de uma colega de classe, uma das poucas pessoas que fala com Colin e parece o entender, Colin é despertado para o mistério que ronda sobre quem foi o verdadeiro culpado do disparo, o verdadeiro sujeito que levou a arma para uma escola.
A estória é permeada de alguns clichês clássicos do High School americano, mas esse fato não tira de Colin Fischer sua singularidade. Colin é aquele personagem diferente, muito inteligente e bastante divertido com algumas atitudes peculiares que traz consigo e que as tem como atitudes normais. O foco narrativo deveria ser no mistério que ocorre com o incidente, mas Colin é nosso protagonista que faz uma estória não tão interessante assim tornar-se instigante na medida certa.

O enredo é bem construído em volta de Colin, sua família e seus colegas da escola. O mistério pode não ser tão misterioso para alguns, mas acredito que foi bem construído e o final surpreende na medida certa, pois o livro não é um romance policial à lá Agatha Christie ou Sidney Sheldon, mas sim um Young Adult bem diferente do que estamos vendo ultimamente.

No mais, a edição é linda, a capa muito condizente com a estória. Não encontrei erros gramaticais e a diagramação está muito bem feita pela Novo Conceito. Recomendo à todos os fãs de YA, de personagens nerds e peculiares na medida certa, que irão te fazer ou amá-lo ou odiá-lo, mas que no fim, ainda lhe trará boas risadas.

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Oi, Jeniffer, este Colin está na minha lista. Me apaixonei pela personagem de Passarinha, a Caitlin, que tb tem a Síndrome de Asperger. Assim como Colin, ela tb tem dificuldades de socialização e de entender as expressões e sentimentos das pessoas. Sò isso já dá pano pra muita confusão, bullying e sentimentos confusos e a tentativa de compreender o mundo ao redor...
    Por isso, Colin está na minha lista.
    BEijo!

    Minhas novas resenhas, adorarei saber sua opinião:
    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desse gênero de livro, mas tem tempos que não leio algo parecido, tenho um do Sidney Sheldon pra ler, mas tô enrolando demais pra terminar Narnia ashiuahsas

    Post novo \oô/
    Blog: Wow, Lovely!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha. Sempre vejo muita gente elogiando este livro e parece ser mesmo uma leitura leve, mas bem construída e muito divertida e cativante de se acompanhar. Este parece ser um personagem muito cativante e fiquei curiosa para saber como será desvendado este mistério. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Jennifer,

    Colin Fisher foi um dos lançamentos que mais me empolgou quando saiu a notícia. Gostei da sua resenha, já que me fez ficar mais curioso pela leitura. Parece ser um bom livro!

    Beijos,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Eu adorei esse livro, o Colin é um personagem encantador, com seu jeito peculiar de ver a vida. :)

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho que esse é o tipo de livro que vai me chamar e muito atenção, sabe vai me prender. E mesmo que tenha suas falhas, eu irei gostar. Não sei o motivo, mas associo essa capa a outro livro, ao Charlotte Street, sei que ambas as história devem ser muito diferente, mas acho que irei gostar deste muito, assim como curti, o Charlotte.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hey
    Eu gostei do Colin é uma leitura bem juvenil e bem rápida como você disse.
    Tive impressão que terá uma continuação.

    Adorei a resenha, Jen.

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Colin Fischer estava entre os 10+ urgentes da minha booklist, mas depois dessa resenha (parabéns pela sinceridade, isso falta em muitas blogueiras hoje em dia!), ele não está mais nos urgentes não. Me pareceu um livro para se ler em uma tarde, onde você não tem a continuação da sua saga preferida para ler. Contudo, continuo um pouco curiosa, eurue
    beijos ♥
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ele está em minha lista com certeza.. adoro livros que remetam ao mistério/investigação. Agora deve ser bem diferente mesmo a leitura tendo um garoto especial sendo tratado policial e resolvendo todo o mistério... Já li algumas resenhas e sempre fico com vontade de tê-lo em minha estante; sua resenha mais uma vez reforço isso.

    Bjsss Jeniffer

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in