09 abril 2014

Resenha - Poseur: Brigas, Garotos e Estilo

Nome: Poseur - Brigas, Garoto e Estilo
Original:
Autor(a): Rachel Maude
Editora: Galera Record
Sinopse: Charlotte Beverwil, Janie Farrish, Melissa Moon e Petra Green não podiam ser mais maravilhosas... nem mais diferentes. Elas não andam juntas no colégio, o exclusivo Winston Prep, e certamente não têm o mesmo estilo de se vestir. A única coisa que essas garotas têm em comum é uma grande paixão pela moda. Assim, quando as quatro ficam sabendo que precisarão criar um grife juntas o Caos se instala. Pares de stilettos Christian Louboutin estão prestes a voar pelos ares e só o senso de estilo pode sair ganhando.

"Poseur: adjetivo e substantivo masculino. Que ou que adota um comportamento pedante, artificial; esnobe, pretensioso (Dic. Houaiss)"

Soube da existência desse livro por acaso, em um e-mail de divulgação de preços da Saraiva. Pela capa meu interesse por ele despertou facilmente. Quando soube que falava de Moda e garotas estilosas, meu interesse subiu a um nível indescritível (amo assuntos relacionados à Moda) e assim, pude tê-lo em mãos através de uma troca bem-sucedida no Skoob via Plus. E não me arrependi da troca, o livro, já como esperado, é realmente juvenil, mas amei ler as páginas contendo ilustrações de figurinos e me divertir tanto com uma narrativa.

Charlotte, Jeanie, Melissa e Petra não poderiam ser mais diferentes, tanto no estilo de roupas que usam, quanto em suas personalidades: Duas coisas que se convergem, pois, Moda é isso, expressar um pouco do que você é no que você veste. Porém, as quatro são apaixonadas por algo envolvendo Moda e após suas propostas de curso livre no colégio onde estudam serem colocadas apenas em uma proposta, elas precisam conviver entre si para participar desse projeto que convém a cada uma, por razões diferentes, é claro. 

Poseur nada mais é que um livro sobre essas quatro meninas apaixonadas por Moda sendo tão diferentes e tendo que conviver com isso para um 'propósito maior'. O que diferencia esse livro de outros juvenis que já pude ler, além de falar sobre Moda (algo que não encontro sempre e tão centrado nesse assunto), as personagens criadas não são, necessariamente, típicas de um romance juvenil. O par romântico também não é o centro da narrativa. Me pareceu que Moda é o verdadeiro foco do enredo, o que me agradou bastante.

A hippie (Petra), a tímida (Jeanie), a romântica (Charlotte) e a 'gangster' asiática (Melissa) fazem parte de uma narrativa super divertida. As meninas e suas concepções sobre mundo, pessoas, sociedade e principalmente sobre elas mesmas (já que são adolescentes e estão no ensino médio) nos divertem com muitas 'pérolas' soltas. Não é um juvenil querendo ser levado a sério, mas um juvenil satirizando a si mesmo, de uma forma que a leitura de alguns diálogos ou cenas descritas como absurdas ou até infantis, são engraçadas e não chegam a ser ridículas. Se você não levar a sério as cenas e os diálogos que cito.

O livro contém além de ilustrações (lindas), descrições dos looks de cada menina, e algumas descrições é outro 'fator-humor' durante a leitura. Ou seja, para querer ler e desfrutar de Poseur é preciso gostar de Moda e ter o livro como uma leitura despreocupada e leve, por que ele é exatamente assim. 

Enfim, Poseur - Brigas, Garotos e Estilo foi mais um 'achado' do ano e como amante de Moda e personagens interessantes, o livro se fez uma ótima leitura. Com uma diagramação linda e sem erros ortográficos, a Galera Record está de parabéns com a edição. Poseur ainda contém um segundo livro. Ainda não sei se é uma série ou apenas uma trilogia, mas estou ansiosa para ter o segundo volume em mãos. 

11 comentários:

  1. Desde de quando você comentou desse livro, eu fiquei curiosa para ler. Acho que nunca li nenhum livro super voltado pra moda, mas deve ser uma experiência bacana. Adoreei a resenha e com certeza quero ler :)

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeni, por mais que a proposta seja bem diferente, não pude deixar de comparar com Sex and the City. Também gosto bastante de temas relacionados à moda, apesar de não ser tão fascinada assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom, a capa ja ganhou destaque mesmo..
    Gostei da história, pelo menos é incomum hahahahaha
    obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  4. Hey
    Ah também não conhecia o livro. Gostei da premissa, parece ser divertida em alguns pontos e as amigas com estilos diferentes, devem ser interessantes de acompanhar.

    Uma pena que falha no romance. Mas se os outros pontos forem altos, a leitura deve valer.

    Morro de medo de trocar algo no Skoob e levar 'calote' hahahaha

    bjs e bom final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jennifer!
    Vou te confessar que livros assim, que envolvam moda e coisa e tal não faz muito o meu tipo nem desperta muito atenção, mas "Poseur - Brigas, Garoto e Estilo" me parece bacana.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Eu estou ansiosa para ler esse livro, achei a capa um amor quando vi também.

    ResponderExcluir
  7. Adoreeeeeeei! Principalmente pela distinção entre as personagens... São bem diferentes entre elas, né? Gostei demais do seu "achado" hahaha

    Beijo
    Mari | Sem Querer me Intrometer

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa obra e também nunca li livros com essa temática, mas esse parece ser legal :) Gosto de personagens com personalidades diferentes e essas são BEM diferentes né?
    Ele me pareceu mais um livro para ler e relaxar, mas não sei se gostaria tanto da leitura.
    Enfim, obrigada pela dica, beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros juvenis! Apesar de não ter mto saco pra moda, gostei de como vc descreveu o livro, parece ser uma leitura bacana para um FDS. Descontraída e leve.

    ResponderExcluir
  10. Gosto de leituras juvenis. Me parece ser um livro descontraído e leve para um FDS. Apesar de eu não ter mto saco para assuntos de moda.

    ResponderExcluir
  11. Tive a oportunidade de lê-lo recententemente, graças a uma amiga que me emprestou e simplesmente me apaixonei pela leitura!

    E hoje estamos completando 3 anos de blogosfera, confira as novidades lá no blog!
    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir

Opine,reclame,exclame,comente.Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger| Personalizado por: Jeniffer Yara | Imagens do Header: Pinterest | Ícones de gadgets/categorias: Freepik | Uso pessoal • voltar ao topo