Destaques

23 março 2014

Resenha - O Chamado do Cuco

Nome: O Chamado do Cuco
Original: The Cuckkoo's Calling
Autor(a): Robert Galbraith
Editora: Rocco
Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Conheço a escrita de J. K. Rowling apenas pelo primeiro livro de Harry Potter, pois foi o único que li de sua autoria (Chame on me) e quando lançaram este livro sabendo que J. K tinha escrito e que era realmente diferente do que já conhecemos dela (Harry Potter) me interessei de cara. Mais do que Morte Súbita, que ainda não li. E realmente, a autora me surpreende mais uma vez, de uma maneira boa, claro.

Uma modelo famosa comete suicídio ao se jogar do apartamento de onde morava, num bairro nobre londrino; e após sua morte, milhares de notícias sobre as investigações são feitas e realizadas insistentemente, coletando e expondo quase todos os dados sobre o acontecido; porém, o irmão de Lula Land (Apelidada de Cuco pelos mais íntimos), John Bristow, não está conformado com a conclusão das investigações e acredita que sua irmã não cometeu suicídio. Assim, contrata Cormoran Strike, um antigo amigo de infância do seu irmão falecido, para reaver o caso e assim, quem sabe, descobrir sobre os verdadeiros fatos relacionados à morte de Lula.

Cormoran acaba de romper um noivado e está indo para um dia de trabalho normal em seu escritório de investigações, o qual hoje está sem secretária e provavelmente sem grandes casos novos para serem resolvidos. Robin ficou noiva recentemente e está indo para seu novo emprego (temporário até conseguir um fixo e poder se estabilizar financeiramente), pensando ser mais um daqueles empregos monótonos e desinteressantes. Na verdade, Robin está indo para o escritório de Cormoran, o detetive misterioso que em seu dia conturbado recebe uma inesperada visita com um, mais ainda, inesperado caso para solucionar.

Já li alguns romances policiais de diferentes autores, mas não posso cometer a audácia de compará-los com O Chamado do Cuco. Acreditem, não achei um romance 'de tirar o fôlego', pois não conteve muitas cenas de ação como eu esperava, mas o mistério que se instaura é inexplicável, o suspense em torno da morte de Lula e as descobertas por conta de sua morte e da investigação de Cormoran são realmente o ponto-chave da leitura ser fluida. Além dos personagens cativantes, como Cormoran Strike.

J. K. costuma ser detalhista em suas narrativas e tal fato me incomodaria, talvez em outro autor, pois somente com ela não consigo ter uma leitura 'arrastada' contendo tantos detalhes e descrições minuciosas. Algumas cenas, ao meu ver, foram desnecessárias, mas nada que comprometeu a leitura em si. Os personagens são muito bem descritos e expostos ao longo da trama, sem deixar pistas sobre o que realmente são até o clímax do romance, é claro.

Intercalada com uma narração de suspense e mistério, ainda há cenas com humor em alguns trechos. Robin, a secretária de Cormoran é apaixonada pela ideia de investigar algo importante, pois sempre quis ser uma detetive quando crescesse, por isso empolga-se quando precisa realizar alguma tarefa importante no caso de Lula. Cormoran já contém uma personalidade mais 'fechada' e diferente de sua aparência mal cuidada, seu instinto e sua perspicácia no caso impressiona a quem o pré-julga sobre seu trabalho. Ou seja, temos personagens, além destes é claro, interessantíssimos compondo uma obra mais do que bem escrita. É um romance policial que suga sua curiosidade do começo ao fim. 

Altamente recomendado, O Chamado do Cuco publicado pela Rocco é um romance policial surpreendente e tendo como pano de fundo a cidade de Londres, torna-se uma leitura ainda melhor.

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Estou lendo e amando. Estou na metade. Vou fazer uma resenha quando terminar. Parabéns pela sua
    http://leituradeaaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie Jenni
    apesar de amar a escrita da J.K, não consigo me acostumar com essa mudança de gênero. Apesar de amar romance policial, li uma resenha que brochou qualquer vontade de ler esse livro, mas serei persistente e vou dar uma chance a leitura em breve.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Sou super fã de mistério e suspense! Ainda não li nada da autora, pretendo ler em breve!
    Beeijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  4. Mas era óbvio que a resenha seria positiva, é a J.K Rowling! Eu sou super fã de Harry Potter e fico muito feliz que a autora se aventure em um dos meus gêneros favoritos, que é o romance policial <3
    Mas vem cá, como assim só leu A Pedra Filosofal? Vai ler os outros livros!11!11! É muito muito bom, sempre figurará na lista dos meus preferidos.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net
    https://www.facebook.com/BlogFindingNeverland

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Eu gostei bastante do livro! Li depois de todos do Harry Potter e depois de Morte Súbita e o que mais me surpreendeu é como a autora escreve bem gêneros bem diferentes. Gostei bastante do mistério, me envolvi bastante com a história e com certeza vou ler os próximos livros que ela publicar como Robert Galbraith

    ResponderExcluir
  6. Oi Jeniffer, tudo bem?
    Eu sou suspeita pra falar da J.K. Sou apaixonada pela escrita dela, li todos os livros de H.P. Infelizmente ainda não li este, mas tenho muita vontade. Só leio elogios quanto ao livro, e a sua resenha só fez aumentar ainda mais a minha curiosidade. e eu que amo um romance policial, acredito que irei gostar bastante deste.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  7. Oie Jeniffer =)

    Tenho esse livro em ebook, mas ainda não consegui encaixar ele na minha fila de leitura. Estou bem curiosa, já que desde que li o ultimo livro da série Harry Potter não li mais nada da J.K.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Estou super louca por esse livro.
    É dificil não ficar porque eu sou uma grande fã da JK e adoraria ler algo dela que não fosse HP, ainda mais com tantos elogios e resenhas que me deixam com vontade de o ler. Assim como vc, esse me chamou mais atenção para leitura do que o Morte Súbita, só preciso comprá-lo porque realmente me interessou =/

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  9. Quero mto ler! Mto por ser J.K haha. Li Morte Súbita e adorei a escrita dela fora do universo HP. Tô programando de comprar o Chamado do Cuco em Abril.

    ResponderExcluir
  10. Jeniffer, acredita que eu abandonei esse livro? Pra mim, a narrativa não fluía de jeito nenhum, a Rowling foi muuuito detalhista com coisas até desnecessárias... enfim, não gostei :C

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Jennifer, nunca li nenhum livro da saga HP e nem tenho vontade (fãs não me xinguem, rs). Mas esse livro por fazer parte de um gênero diferente e que eu gosto bastante, que é o romance policial, despertou meu interesse.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Tem como não gostar de J.K.??
    Pra mim, uma das melhores!!
    Eu tenho esse livro aqui mas ainda não o li, a cada resenha que leio me pergunto porque ainda não consegui começar a lê-lo? Enfim...
    Parabéns pela resenha!! =)

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Jura que só leu o primeiro HP? Não gostou?
    Eu estou doida pra ler esse livro, comprei a edição capa dura (liiinda) em uma promoção, mas ainda não tive tempo de ler. Vou tentar dar prioridade pra ele, porque quero saber qual é o mistério. haha

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in