Destaques

29 janeiro 2014

Resenha - Enfeitiçadas

Nome: Enfeitiçadas
Original: Born Wicked
Autor(a): Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Sinopse: Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Enfeitiçadas é o primeiro livro da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas, lançada pela Arqueiro. E como iniciar essa resenha sem falar do meu interesse quase de imediato ao ver a capa do livro e saber que se trata sobre bruxas? Inevitável foi o meu pedido para cortesia quando houve a oportunidade e não me arrependo de nenhuma forma.

Cate, Maura e Tess são três irmãs que perderam sua mãe cedo. Vivendo somente com o pai, agora tão ausente em suas viagens a negócios, elas precisam esconder um segredo que carregam desde pequenas: Todas as três são bruxas, vivendo em uma sociedade de Irmãos e Irmãs que condenam a bruxaria e levam garotas suspeitas à um hospício onde as torturam e onde algumas até desaparecem após serem levadas de suas casas. Cate sendo a mais velha torna-se responsável pelas outras duas irmãs, ainda mais depois do pedido da sua mãe em seu leito de morte para cuidar das meninas e protegê-las sempre. 
Porém, as meninas são parecidas apenas por serem descendentes dos mesmos indivíduos, pois suas personalidades não poderiam ser mais diferentes. Maura é apaixonada, aficionada por livros de romance e sedenta por novidades. Tess é observadora e cuidadosa, mas como a mais nova, também quer novidades e amigas (as meninas se isolaram após a morte da Mãe) e Cate é a protetora, cuidadosa e um tanto medrosa quanto ao que está ao seu redor. Por viver nessa sociedade repressora e que subjuga as mulheres, tenta ao máximo se esquivar das atenções junto com suas irmãs. O que seria uma atitude boa se não fosse por conviver numa cidade onde meninas normais se vestem com vestidos bonitos e bem elaborados, vão ás casas de outras meninas para um chá marcado e não costumam ler, nem serem independentes. O que não é o caso das três garotas.

O tempo narrado na trama não é específico, mas com toda a caça ás bruxas existente e toda a subordinação que as mulheres enfrentam nessa sociedade aliado ao fato da religião ser tida como algo mais do que essencial em todas as famílias consideradas honestas, podemos lembrar muito da época da Inquisição vivida em nossa História. Mas na estória de Spotswood, já houve um tempo em que as filhas de Perséfone comandavam a sociedade e não havia repressão com meninas bruxas ou não bruxas.

Enfeitiçadas trata não só da estória de três bruxas. Mas de três bruxas irmãs, diferentes uma da outra, que tem Cate como protagonista da trama tentando tomar as melhores decisões para proteger sua família e ela mesma. O livro é em primeira pessoa, por isso não temos uma visão ampla da estória, mas não tira o encanto que ela nos traz ao lermos cada nova descoberta de Cate. Cada empecilho para sua segurança e de suas irmãs, cada novo medo. Novos questionamentos surgem após um bilhete misterioso de sua antiga madrinha, condenada a bruxaria, e assim Cate precisa enfrentar seus receios ao mesmo tempo que precisa escolher entre estar com seu amor verdadeiro ou fazer o que é mais certo para si mesma e suas irmãs. 

Não quero me estender tanto escrevendo sobre a estória em si, por mais tentador que isso seja, pois achei realmente interessante tal trama. Quero descrever o quanto este livro é ao mesmo tempo ficcional e realista. Ele traz o tema de bruxas, magias, feitiços, mas aliado a ele também traz o tema da repressão feminina, da subordinação que muitos sofrem por poucos e por regras impostas sem bases ou teorias verdadeiras e corretas para tais. Além do tema da família, da perda de pessoas importantes, da tomada de decisões quando se é tão jovem e sem grandes experiências.

Ainda há o romance contido no livro que agradou e muito a leitora que vos escreve. Mesmo eu sendo uma apaixonada por histórias de casais apaixonados em vários livros que já li, este casal me agradou e muito e o desenrolar do relacionamento entre os dois também.

No mais, a edição da Arqueiro continua impecável. Sem erros ortográficos e com um detalhamento diferente na primeira página de cada capítulo, além da capa ser linda, não tenho o que reclamar da edição. Vale muito à pena embarcar nessa nova trilogia de bruxas, recheada de magia, amor, segredos e romance.

Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Cara já vi duas resenhas desse livro e estou louca pra ler ele *-*


    http://differente-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Jeenni! Tava esperando sua resenha desde o dia que vi que você estava lendo 'Enfeitiçadas'. Devo dizer que estou com muita expectativa sobre esse livro (mas perdi a solicitação de Jan e só vou receber mês que vem), e fiquei bem contente que não se trata apenas de algo da ficção.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro histórias com bruxas.
    Essa resenha me lembrou da terceira temporada de American Horror Story.
    Bruxas são sempre assuntos interessantes.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jeniffer!
    Este livro será uma das minhas próximas leituras. Eu realmente espero gostar assim como você.
    Esse lance da repressão feminina ser abordada na história, muito agrada-me. Acredito que torna a trama muito mais interessante e inteligente. Espero também curtir o romance. Quando uma autora sabe construir um bom romance, torna toda a história melhor.
    Em suma, espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, achei bem interessante esse universo de bruxas está sendo muito bem explorado na literatura e eu amo amo isso. Adorei a resenha e confesso que eu irei pesquisar mais sobre a trilogia e se eu gostar mais ainda com certeza irei compar *-*

    XOXO :D | Joven Clube}

    ResponderExcluir
  6. Também me interessei pela trama, ainda não tinha ouvido falar desse livro, porém parece ser bem interessante e com uma história que entusiasma a leitura.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. QUE CAPA LINDA!
    Ai, acho que eu leria esse livro. Sei lá, se fosse só pelo tema bruxaria e tal, acho que não leria. Porém, quando você falou que aborda temas reais, como a repressão feminina, achei que seria interessante pegá-lo qualquer dia desses.

    Ótima resenha, minha cara!
    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Bom, por onde começo?
    Sua resenha foi enorme e muito bem elaborada, destacou vários pontos que tinha curiosidade no livro. Quando a arqueiro lançou, cheguei a cogitar a possibilidade de pedí-lo em parceria mas desisti no instante seguinte. Não falo da capa que é linda e tudo mais e sim porque todos os livros com o tema de bruxas não me agradaram pois suas histórias eram fracas e sem algo que me prendesse, mas a sua resenha me deixou curiosa, não só por serem bruxas em plena caça e tudo mais. Realmente gostei. Suas resenhas são bem elaboradas, como sempre.

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca me interessei muito por ficção cientifica, exceto o livro "Feito de fumaça e osso" que me chamou muito a atenção, mas depois dele, nada mais me conquisto.
    Devo concordar cm você em muito aspectos, a primeiro deles, a capa é realmente linda, isso não posso negar. Outra coisa é o fato da Arqueiro ser impecável, os livros que eu li (foram poucos) dessa editora são realmente maravilhosos, tanto pela edição, quanto pela perfeição nas capaz.
    Parabéns pela resenha, deu pra entender do que se trata o livro e não ficou aquela coisa cansativa de ler.

    Até mais!
    Suicídio

    ResponderExcluir
  10. A capa do livro é linda e a história me encantou.
    Morro de vontade de ler, apesar de algumas pessoas terem encontrado defeitos no livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jennifer.
    Tenho muita vontade de ler "Enfeitiçadas" parece um livro bem envolvente. O que dizer se sua resenha... Pois bem, gostei da forma como você gostou do livro, e principalmente como expôs para nós. Não sei, mas essa resenha me fez lembrar de um filme que tem a Nicolle Kidman e a Sandra Bullok, estou totalmente esquecido do nome, sei lá... Mesmo o filme sendo uma comédia ao começar a ler eu lembrei.
    Gosto de livros que envolvam o mundo obscuro e ao mesmo tempo bonito das bruxas, quero sim dar uma chance a "Enfeitiçadas"
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. li "bruxas" já me interessei!
    noossa, a história é demais! adoro adoro tramas assim!
    e a capa é perfeita né?
    seu blog é lindo!
    beijão <3
    Blog Call me Lari

    ResponderExcluir
  13. Primeiro tenho que dizer que amo histórias de bruxas, e essa capa é linda, e até o nome me encantou. Então, to querendo muito esse livro agora! Eu não tinha lido nenhuma resenha ainda, mas já tinha ouvido falar, Gosto de histórias assim.
    Ótima resenha.
    http://www.diarioruivo.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá flor! Estou vendo muitas resenhas desse livro pela blogosfera. Realmente é uma estória que chama bastante atenção e intriga inicialmente. Quero ler...vamos ver se tenho um tempinho para encaixar ele. A capa é linda e sem erros o livro fica melhor ainda.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  15. Nossa... pela capa não diria que é sobre bruxas rsrs
    ótima resenha como sempre!! uma história muito boa mesmo :)

    ResponderExcluir
  16. Tem tanta resenha desse livro por aí pelo mundo, mas eu amo ler as suas resenhas, então que se exploda o resto. u.u IUHSUIAHSUH Brincadeira, meu bem. Mas o fato é que realmente adorei o enredo da história, e a sinopse é tentadoramente instigante. Gosto de livros que tratem sobre repressão feminina, já que é sempre uma grande fenda para saírem inúmeros ideais feministas (coisas que me atraem por demais) e uma forma moderna de encarar o preconceito ainda vigente e patético da nossa sociedade. Que coisas que falem sobre bruxas realmente não é novidade que eu adoro, mas esse me chama atenção pela forma diferenciada e aparentemente clássica com que as bruxas são abordadas. E eu adoro, adoro demais isso.
    Adorei a resenha, Jen. *-* Adorei mesmo. Beijão!

    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tinha ouvido falar do livro, mas nunca lido nenhum resenha a respeito, primeiro quero elogiar tua forma de escrita, excelente ;3 , segundo, também gosto de histórias/estórias que envolvam bruxas, recentemente li "O Livro Perdido das Bruxas de Salém" e gostei muito (conheces? ainda tenho de resenhá-lo lá no blog).
    Fiquei interessada na obra, parece inteligente e envolvente, tentarei adquirir o livro assim que possível! ;*
    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu me encantei pela capa do livro, mas ainda não solicitei ele, pois não faz muito meu estilo. Mas já vi tantas resenhas maravilhosas como a sua, que talvez eu leia só pra me surpreender.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  19. Meu principal interesse nessa leitura tbm foi por se tratar de um enredo envolvendo bruxas xD

    Nem acredito que vc já leu o seu, o meu está aqui, tipo me enfeitiçando e me mandando deixar todas as outras leituras de lado e ataca-lo ... kkkkkkkkk

    Veio o chapéu de bruxa p vc tbm?? Muito fofo né?! =)
    Adorei sua resenha amiga, sou fã de romance, e pelo jeito esse casal que vc citou é cativante heim ... hehehe

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in