Destaques

10 outubro 2013

Resenha - Os adoráveis

Nome: Os adoráveis
Original: Adorkable
Autor(a): Sarra Manning
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Compare preços
Sinopse: Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ¬ ficaram pela primeira vez.

Os adoráveis é mais do que um livro bom, um dos poucos que eu pude me identificar quase plenamente (infelizmente não moro em Londres e não me visto excentricamente como Jeane).

Para quem é fissurado em Moda e redes sociais (eu), Jeane é super ‘identificável’, com suas roupas mais do que extravagantes e sua paixão por seu blog Adorkable, que se tornou não só um blog de sucesso, mas um estilo de vida (Dork is the new black!), ela vive exclusa em sua escola, onde só vê adolescentes sem graça e sem personalidade, guiados pela cultura de massa (que Jeane odeia) que não a entendem. Seu único amigo (e namorado) é Barney, que por sinal, é alvo de um estranho comentário de Michael, o garoto popular e perfeito que todo mundo ama e idolatra. Ele vem até a Jeane para falar de suas suspeitas de Barney com sua atual namorada, Scarllet. Impossível, Jeane pensa. E é a partir dessa ideia mais do que estranha, absurda, que Jeane e Michael descobrem-se vivendo algo juntos. Algo que nem eles mesmos sabem definir o que é.

Os adoráveis não fala apenas de uma garota excêntrica que mantém um blog de sucesso. Jeane vive sozinha em um apartamento bagunçado por que seus pais ‘sem graça’ separaram-se e sua irmã viajou depois de ter ganhado uma bolsa de estudos em outro estado. Então é só ela e seus pais gays temporários: Harry e Gustav. E sua tutora na escola, a Sr. Ferguson. Agora imaginem uma adolescente de 17 anos, vivendo sozinha, com hábitos nada saudáveis e de pensamentos totalmente diferentes da maioria dos adolescentes.

Jeane é muito egocêntrica e com seu tom monótono de voz ao falar com pessoas que consideram inferiores a ela no quesito estilo e personalidade e consegue fazer alguém se sentir mal por sua existência apenas com algumas frases impactantes. Ela é a personagem central do livro, obviamente, por ser a mais interessante em todo ele. Tem uma alma boa, no fim das contas, mas o que pratica em seu dia-a-dia não é considerável algo tão simpático. Por ser diferente, ter costumes diferentes, viver diferente, Jeane mantém um ‘ar superior’ em volta de si, olhando os outros ‘por cima’ de seu pedestal de modelo melhorado de sua geração e isso só a afasta das pessoas, principalmente de seus colegas da escola.

Por isso consigo entender um pouco Michael, mesmo ele sendo fútil e com pensamentos mesquinhos e meio idiotas (Ops, dando uma de Jeane. Mas já falei que super me identifiquei com ela né?! Então), por que Jeane é realmente irritante algumas (várias) vezes, com seus discursos longos sobre questões importantes, mas que nem sempre queremos abordar em certas situações.

Mas Michael também é um personagem interessante na estória, ele é mais do que normal e não nutri uma grande personalidade ou pelo menos uma personalidade impactante como Jeane, por que ele se faz perfeito à todas as pessoas que lhe interessam, ele é um perfeito filho (até encontrar Jeane), um perfeito namorado, um perfeito amigo, etc. O que só o torna monótono, mas ainda assim, não deixa de ser um personagem importante.

Até por que, Michael é o inverso de Jeane e com os capítulos intercalando entre ele e Jeane como narradores dos mesmos fatos que acontecem entre os dois, podemos ter a visão abrangente do quanto os dois pensam diferentes e o porquê dos seus desentendimentos; seus pensamentos se fazem importantes nas discussões e na incompatibilidade entre os dois.

Os adoráveis foi mais do que uma leitura agradável, quem mantém um blog e nutre um grande amor por ele sabe como é ter esse sentimento e sabe o que nos diferencia de pessoas que não tem e que ainda não experimentaram mexer, nem que seja um pouco, na vida de alguém através dos seus textos ou do que publica em seu blog. É por isso que me identifiquei tanto com Jeane, com sua obsessão por redes sociais e sua importância em mídias sociais importantes de Londres por simplesmente ter um blog e dedicar-se à ele a tal ponto que ganhasse fama por isso.

Ainda é uma leitura juvenil, afinal, é um romance adolescente com uma garota estranhamente interessante, mas muito recomendável para quem gosta de leituras leves, divertidas, descontraídas e mais do que identificáveis para nós, blogueiros e blogueiras, mentes que se distanciam da maioria, os dorks ♥

Comentários via Facebook

29 comentários:

  1. Eu comecei a ler este livro agora. Ainda não me empolguei com ele. Mas se tem um pouquinho do mundo da blogosfera e você esta dizendo ai que é uma leitura agradável, eu vou continuar lendo.
    Gostei da resenha.. vai levar a caneca em! rsrs

    beijos
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, quem dera eu levar a caneca! Nem sei se levei ou não.rs Mas continue sim a leitura, eu amei <3

      Beijos

      Excluir
  2. Nunca li nenhum livro onde a personagem é blogueira, deve ser bem interessante. Eu pensava que esse livro seria mais um do mesmo, mas estava enganada e espero ler logo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeniffer,
    Lembra de mim??
    Sou do blog sou bibliofila, posto suas resenhas por lá as vezes, estava querendo postar essa aqui mas não sei se é sua ou de algum dos seus colaboradores, tem problema postar com a sua assinatura?? Se sim, como posso fazer?

    Qualquer coisa meu e-mail: delmysc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me parece ser tão fofo, apesar de que a capa não me atraiu logo de primeira :(
    Mas logo pela premissa do livro eu tive certeza que esse é um livro que leria sem pensar duas vezes, e acho que sua resenha confirmou isso!
    Adorei e não vejo a hora de lê-lo!
    Beijos
    http://utopiaincessante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. AAAh parece ser divertido esse livro e eu tenho certeza que muitas de nós blogueiras vamos nos identificar com ele. Estou penando seriamente em compra-lo :)
    Seu blog está lindo.
    Beijão
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, compre quando puder sim. Toda blogueira acho que se identificará com esse livro ;}

      Beijos

      Excluir
  6. Oi, tudo bom?
    Já li várias resenhas positivas sobre o livro ,
    adorei a tua .
    Tenho muita vontade de ler esse livro :)
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca havia ouvido falar - ou lido sobre - esse livro. Mas tenho de dizer que rolou identificação nervosa com sua descrição de Jeane. Vou procurá-lo no skoob e marcarei na minha sessão de livros para serem lidos. Só não sei quando poderei lê-lo, já que minha lista só faz aumentar, hahaha.

    Beijos, guria! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha' eu sei bem como é esse problema com lista de livros aumentando '-' Mas leia sim, quando puder ;}

      Beijos

      Excluir
  8. Você falou com a pessoa certa! Adoro esse tipo de livro leve e juvenil, entretanto não acho que compense comprar esse livro no momento, se ganhasse até leria, mas pra comprar realmente tenho outras prioridades!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo leitor tem seus livros prioritários, eu entendo ;}

      Excluir
  9. Eu estou lendo esse livro agora e estou gostando, a leitura flui bem, estou achando bem divertido.

    Beijokas da Mylloka :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  10. eu queria saber se vocês recebem esses livros diretamente da editora..ou se onde acham esses livros. pior que por se tratar de um blog, eu me interessei :)
    ::::
    {Emilie Escreve}

    ResponderExcluir
  11. É um chick-lit né, gente? E eu adoro uns livrinhos desses vez em sempre, então é bem capaz que eu gostasse. Nunca tinha visto ou ouvido falar, parece ser bem levinho, e essa coisa da Jeane com o blog me interessou, não vou mentir. Mas, bati o olho na resenha abaixo dessa e já amei a capa do livro e o nome, vou lá dar uma olhada porque né.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Jeni!
    Estou querendo ler 'Os Adoráveis' desde quando descobri que se tratava de uma blogueira , haha. Apesar de parecer um pouco 'água com açúcar', acho que iria gostar ^^

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei interessada por se tratar de uma blogueira, e não me arrependi :}

      Excluir
  13. Oi Jeni! :)
    Você acredita que eu abandonei o livro? Fui na maior expectativa porque a sinopse tinha me atraído, era uma blogueira meio desajustada e eu pensei ia ter uma identificação muito grande com ela. O problema é que não consegui chegar na página 50 de tão chato que estava o livro. :(
    Poxa, foi decepção total! Talvez mais pra frente eu dê uma nova chance a ele, mas não agora.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia, mas fiquei curiosa. Achei bem interessante por ser uma historia sobre uma blogueira :D
    boa semana
    ;*

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é ótima pra quem gosta de blogs e romance juvenil.rs

      Excluir
  15. Olá, tudo bem??

    Amei a resenha!! Parabéns... Achei a história muito legal!!

    Beijos...
    Bia
    http://blogestantemaluca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in