Destaques

09 agosto 2013

Resenha - Preces e Mentiras



Título: Preces e Mentiras;
Original: Prayers and Lies;
Autor(a): Sherri Wood Emmons;
Editora: Novo Conceito;
Onde comprar: Compare preços;
Sinopse: Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças.
Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.

Eu não sei que maré maravilhosa de sorte é essa que estou vivendo em relação aos livros que escolho para compor minhas leituras diárias e estante, mas eu sinceramente espero que ela nunca acabe. Honestamente, nunca fui do tipo de pessoa sortuda que sempre pega certeiramente os livros mais maravilhosos do mundo para ler. A verdade é que já quebrei bem bonito a cara umas trinta vezes por pegar um livro só por esse ter a capa bonitinha e um nome simétrico e melódico; já gastei mais de trezentos reais com escolhas mal feitas e julgadoras de livros, excluindo alguns pela capa sem nem ao menos ler a sinopse e escolhendo outros por terem lindos desenhos e letras numa fonte chique e chamativa. Foi só depois de um tempo que comecei a parar em frente as prateleiras das livrarias e ler atentamente às sinopses; e, a partir daí, comecei a me identificar lindamente com todas as leituras que escolhi (tendo uma ou outra decepção aconteceram, é claro – mas, enfim, ossos do ofício).

A escolha por Preces e Mentiras, no entanto, foi uma quebra total desse paradigma. Eu olhei para a capa do livro e me encantei de cara: a expressão tristonha, machucada e carente da criança, com aquele fundo esverdeado (sacanagem: eu amo verde) e aquele título no mais fino estilo Jane Austen. Abrindo o livro e olhando de relance, uma diagramação perfeita e, é claro, uma das coisas que pra mim realmente contam para a escolha de um livro: um cheiro estonteantemente delicioso exalando das páginas.

Com Preces e Mentiras, foi amor à primeira vista. Eu nem li a sinopse direito; simplesmente peguei o livro pra ler.

E, com toda a sinceridade do mundo: foi a melhor escolha “irresponsável” da minha vida de bibliófilo.

Este brilhante livro fala sobre a amizade, as descobertas e caminhos de duas garotas: a singela Bethany e a destemida Reana Mae. Narrando o passar dos anos das vidas destas duas garotas, as consequências de suas escolhas e as várias faces da inocência de ambas perante assombrosos pontos da vida, Sherri Wood Emmons nos desafia, com uma escrita poderosa, intensa e translúcida, a entender e conhecer as realidades que podem existir nas vidas familiares e a importância e força da amizade e do amor em cada dia de nossas vidas.

A escrita dessa obra é muito gostosa. Há nela bastante descrição (nada que chegue ao ponto do monótono), e preza pelo caráter simples – ou seja: tem um caráter simplório, mas é riquíssimo em sua simplicidade. Ainda falando sobre isso, eu li Preces e Mentiras sempre achando estar tendo uma conversa regada a goles de chá e biscoitos com uma honesta e graciosa contadora de histórias. É tão, tão cativante que parece um papo jogado pro alto – e isso é muito legal, pois faz a leitura fluir muito mais rápido e divertidamente.

Além disso, é um livro que desafia. Familiar, com personagens lindamente construídas e que recebem seus respectivos espaços para um desenrolar coerente e rico de um enredo brilhantemente bem costurado e inteligente – você desenvolve uma empatia e intimidade tão profundas com as personagens que às vezes se surpreende com as sensações que se vê sentindo perante seus atos e participações –, é, sendo totalmente sincero, um dos livros mais fortes que já li na vida. Não forte no sentido pernicioso da palavra, mas emocional e psicologicamente desafiador. Preces e Mentiras treina e desafia seu estado de serenidade. Ele mexe com todos os âmbitos emocionais do seu eu sentimental, e é por isso que tenho total segurança ao afirmar que é um livro completo. Juro, cara, juro que senti vontade de aplaudir ao acabar de lê-lo e abraçar fortemente a escritora e agradecê-la por ter escrito tão brilhante obra.

A qual, aliás, é a sua primeira.

Elucido: é o primeiro livro de Sherri Wood Emmons.

Preces e Mentiras é um livro que todo mundo deveria ler. É, mais do que muitos outros, um livro que merece virar um clássico pós-moderno e ser adorado por gerações e gerações, já que é um livro extremamente atemporal. Vale MUITO a pena lê-lo. Se você não gosta do gênero, por favor, dê um espacinho no seu tempo para devorá-lo. Eu aposto (só de brincadeirinha, porque dinheiro que é bom eu não tenho) que você não vai se arrepender.


P.S.: Quase ia me esquecendo!: aqueles que curtem estudar sobre Psicologia iam gostar de analisar o viés comportamental das personagens desse livro. Super indico.

Comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Confesso que a história em si não me atraiu mas o fato de vc dizer que todo mundo TEM DE LER eu fiquei com vontade, sei que não é um livro que vou na livraria comprar, mas quem sabe um dia o veja em promoção e compre.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Universo conspire para que esse livro apareça a cinco reais na sua frente, Ágata. IUAHSIUAHSIUHAUSH
      Vale muito a pena comprá-lo e lê-lo, meu bem!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oie :)

    Na época que esse livro foi lançado fiquei doido nele depois acabei esquecendo mas quando li sua resenha aquela coisa de querer ler novamente voltou, um clássico u.u deve ser bom mesmo kkk, beijos !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IUAHSIUAHSIUHAIUSHUIAHS Cutucando os desejos bibliófilos esquecidos dos leitores xD Minha missão aqui tá indo mais longe do que pensei. *-*
      Leia sim, moço! E aproveite *-*
      Comento sim! \o/

      Excluir
  3. Eu já tinha visto o livro, mas nunca tinha me interessado por ele. Sua resenha me animou um pouco, principalmente a última frase. Adoro analisar o comportamento dos personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vai ter um show de personagens para analisar, Gabi. Os arquétipos dos personagens são otimamente bem construídos com base em mistérios e vivências, o que deixa tudo ainda mais consistente e instigante.
      Que bom que animei você. ^^ Beijo!

      Excluir
  4. ESSE LIVRO: AMOR
    Ganhei de presente e não esperava mais que uma capa linda, que capa linda, Meu Deus, uma das mais bonitas e expressivas da minha estante, inclusive, e me surpreendi totalmente com a narrativa maravilhosa, um enredo que soube me prender direitinho, os personagens tão marcantes, meu Deus, que livro! Acabei a leitura mais que satisfeita, e aquele final, gente? O modo como as coisas vão acontecendo? E é tudo tão simples, não sei, despretensioso... Concordo que deveria virar um clássico, inclusive, tem um super jeitinho de um. Não sabia que era o primeiro livro da autora, se sabia, esqueci, mas fia da gota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IUASHIUAHSIUAHSIUUAIHSIUAHS Menina, que doidera *-* IUAIUASHIUAHSIUH
      É perfeito, não é? Olha aí, gente! Mais uma que concorda que é perfeito! \o/
      Beijos, meu bem! Obrigado pela visita! *-*

      Excluir
  5. Fiquei curiosa sobre a história da Bethany agora. Vou tentar esse livro.
    Me encantei pela capa também: linda menina e com uma baita expressão.
    Gera mistério, viu? E a minha curiosidade tbm, hahaha.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história da Bethany é aquela que você escuta/lê, para e te marca por toda a vida. Que bom que a minha resenha te deixou curiosa *-* Adoro futucar a curiosidade dos outros. Muaha.
      Beijos, meu bem! Obrigado pelo comentário. ^^

      Excluir
  6. Esse livro já está na minha lista de leitura, espero gostar assim como você!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Espero que goste mesmo, Ana! Faça bom proveito do livro. Ele é perfeito. *-*
      Beijão!

      Excluir
  7. Clássico pós moderno? Tenho que ler. Destesto a identidade visual dessa editora porque quase nunca passa a ideia correta sobre os livros; esse, especificamente, está parecendo aqueles romances de banca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm... Não li muitos romances de banca pra dizer minha opinião sobre essa sua "pré-visão" da obra, mas, pelo caráter histórico e dramático, sim, talvez tenha um pouco a ver. Mas Preces e Mentiras traz uma escrita leve e de uma personalidade que a minha pouca experiência com romances de banca diz não ter relação com estes.
      E quanto a identidade visual da Novo Conceito, isso, às vezes, é verdade mesmo. ^^ aishaiush
      Obrigado por ter lido! Um beijo!

      Excluir
  8. É tudo de bom meeesmo quando só se le livros ótimos *--*
    Fiquei bem curiosa com Preces, adoro livros familiares.
    boa semana
    ;*

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros familiares são uma delícia de identificativos. *-*
      Obrigado! Boa semana pra você também!

      Excluir
  9. Gostei da resenha, alguns amigos já haviam me recomendado a ler, mas nenhum despertou o meu interesse quanto a sua resenha! E adorei conhecer o seu blog ^^

    Abraços, seguindo aqui *)
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que bom que despertei seu interesse tanto assim *-* Fazendo preces que Preces e Mentiras esteja logo em suas mãos para que se delicie na história. ^^
      E continue acompanhando o Blog - que é da Jeniffer; sou apenas colaborador -, ok? Vai ter bastante novidade vindo por aí. =D
      Obrigado pelo carinho! Um abraço bem forte!

      Excluir
  10. Me pareceu uma história simples. Mas, são as simples que costumam surpreender, né?
    »» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As bem elaboradas também, vai! Mas, realmente, as simples realmente tem um gostinho diferente quando surpreendem. ^^
      Beijão!

      Excluir
  11. Oi Breno! (':
    Eu já li o livro e curtir a leitura.
    Ao ler sua resenha, percebi que tivemos impressões parecidas. Diferentemente de você (apenas neste ponto), inicialmente a trama não me agradou. Ela iniciou enfadonha, mas o desfecho me surpreendeu. Juro que, ao avançar das páginas, a história foi tomando um rumo tão inesperado e mais denso, que eu fiquei surpreso. Isso sim me agradou bastante. Adoro quando os autores fazem isso. Hehe
    Olha, eu gostei, mas você realmente amou o livro e isso é muito bom. É adorável ver sua emoção e encantamento ao falar sobre o livro. Poucas pessoas conseguem tal feitio. Acredite.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre um prazer te ver por aqui, Leandro! *-*
      Sim, sim. Uma história que começa um tanto monótona e se torna interessante é trilhões de vezes melhor que uma que promete bombas de enredo e não nos segura nada através das páginas, não é?
      E obrigado pelos elogios, meu bem! *-* Muito obrigado! Beijos!

      Excluir
  12. Pela jeito o livro trás uma bela lição de vida, e livros assim são os meus favoritos. Confesso que sua resenha me convenceu, vou ler este livro assim que possível, pois a grana anda curta ultimamente ... heheh

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeeeew, convenci você! Que bom que tive persuasão resenhística pra isso. xD aiushuiahs
      Um beijo, meu bem. Aproveite a leitura quando comprar o livro!

      Excluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in