Destaques

10 maio 2013

[Filme] Apenas uma vez

Nome: Apenas uma vez
Original: Once
Lançamento: 2006
Direção: John Carney
Atores: Glen Hansard, Marketá Irglová.
Gênero: Drama, musical, romance.

Trailer
Mais informações
Download



Um filme para cantar junto

Dublin, Irlanda. Um músico de rua (Glen Hansard) sente-se inseguro para apresentar suas próprias canções. Um dia ele encontra uma jovem mãe (Markéta Inglová), que tenta ainda se encontrar na cidade. Logo eles se aproximam e, ao reconhecer o talento um do outro, começam a ajudar-se mutuamente para que seus sonhos se tornem realidade.

Sabe aquele filme que desperta sua curiosidade desde a capa, o título, o enredo e tudo?! Então, o filme Once me despertou um interesse assim. Na verdade, havia baixado uma playlist em um blog e uma das músicas escolhidas pela blogueira faz parte da trilha sonora desse filme e o cartaz dele aparecia no arquivo da música. Nunca me interessei em ir atrás, só sabia que gostava daquela música. Até que um dia, fazendo compras (presentes para mim mesma ♥), reconheci o DVD com aquele cartaz que tinha visto na música e comprei. Sim, me arrisquei, pois sabia que o filme não é muito conhecido e poderia ser de má qualidade, mesmo com uma trilha sonora boa.

Mas não me decepcionei. Apenas uma vez tem um enredo bem simples, os personagens não contém nomes (!), isso mesmo, e só vim perceber tal fato quando assistia os extras do DVD (risos). O rapaz, músico de rua acaba sendo 'persuadido' por uma moça, vendedora de flores e a partir de um aspirador de pó(isso mesmo) os dois encontram-se mais vezes e a partir daí descobrem-se como apaixonados por músicas. Dois indivíduos com suas histórias de vida completamente diferentes mas que encontram-se a partir de uma única paixão e talento. 

Uma das músicas participantes da trilha sonora, Falling Slowly, levou o Oscar de Melhor Canção Original e não querendo me prender a quantas premiações um filme precisa obter para ser reconhecido como bom, tal premiação é merecida.

O filme é curto, é simples, em termos técnicos, os quais não entendo bem, mas como apreciadora de variados filmes, sei identificar quando a filmagem foi com grande orçamento ou não. Mas é essa simplicidade  que faz Apenas uma vez ser algo único e bonito, até. O ponto principal do filme é sua trilha sonora. É composto de várias músicas compostas por Glen Hansard, participante da banda The Frames e por Markéta Irglová, cantora, atriz e grande amiga de Glen, o que fez a atuação conjunta demonstrar-se natural e completa, no quesito de convencer o espectador, como casal.

O filme é irlandês e um dos poucos filmes estrangeiros que não são norte-americanos que pude apreciar. No romance ele não se demonstra completo, como romântica assídua sempre torço para um final agradável aos meus olhos, mas ainda assim o filme não decepciona. Apenas uma vez é altamente recomendável para apreciar uma trilha sonora original e um romance nada convencional, envolvente mais por suas letras musicais do que por suas falas mas ainda sim, cativante e apaixonante.

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Eu assisti esse filme um tempo atrás e gostei bastante! Acho que a simplicidade do filme realmente é algo que quase não se vê mais nos filmes atuais, e eu gostei disso.

    ResponderExcluir
  2. Esse parece ser um tipo de filme que adoro, aqueles suaves e simples, sem apelação, meio 'indies'(?). Será que é? Ouvi a trilha sonora e gostei muito. Fiquei morrendo de vontade de assistir, obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir
  3. oie Jhenny
    quanto tempo menina
    esse filme parece ser show. Super interessante o fato dos personagens não ter nome.
    Vou procurar para assistir
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica, o filme parece ser muito bom, adoro filmes não tão conhecidos assim ninguém vai ficar dando palpite e contando partes importantes do filme rs
    beijos

    ResponderExcluir
  5. OI..
    Não tenho nada contra filmes estrangeiros, pq se for olhar, para nós todos são..não conhecia este filme, nunca ouvi falar..apesar de parecer que tem uma boa história, parece que ela é um tanto paradinha, sei lá, posso tá errada, mas essa foi a impressão que me passou...

    Bom FDS!
    Bjs
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  6. Pensei em assistir esse filme faz algum tempo, mas fiquei com um pé atrás. Depois dessa resenha, você conseguiu me convencer, vou tirar um tempinho para vê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jhenny!
    O título do filme chamou a minha atenção logo de cara e enquanto lia à sua avaliação, fiquei super curiosa para conhecer essa história. E pelo que pude notar, o grande diferencial está no fato de os personagens não ter nome. ;)
    Gostei bastante do seu Blog. *-*
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  8. Aww, só pela sua resenha eu já me apaixonei pelo filme e assim que passar por uma locadora vou procurá-lo. Nunca tinha ouvido falar dele antes, espero que não seja difícil de achar.

    www.annadecassia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Jeniffer, tudo bem?
    Não conhecia o filme e fiquei bem curiosa. Nos últimos tempos tenho gostado de ver filmes assim sabe? Não tão conhecidos, mas que sejam cheios de significados. Adorei a dica.
    Um grande abraço,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  10. Oi Jeni, só passei pra dizer que acabei de ver o filme e estou emocionada até agora. Algumas coisas me incomodaram no começo, mas o filme consegue superar isso com um roteiro simples, mas comovente e uma trilha sonora impecável. Gente, o que é aquilo? Vou baixar a trilha também, com certeza.
    Enfim, ótima dica mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jennifer!
    Ah, é ótimo assistir a filmes mais simples e que não tenham 'dedo' norte americano, haha. Parece muito bom!

    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Juro que não conhecia o gilme? Parece ser totalmente o oposto do que assisto, mas mesmo assim algo bem gostoso de se ver. Darei uma oportunidade a ele.

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  13. OMG, eu já tinha ouvido falar desse filme em uma postagem de um blog!!! Claro só faltou baixar pra comprovar se é puro amor <3 como falam :3
    »»» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  14. Oie Jeniffer =)

    Não conhecia esse filme, mas só pelo fato de ele ser irlandês e eu ter uma queda por tudo que vem da Irlanda já fique curisa *-*

    Adorei a dica! Espero achar o filme por aqui.

    bjus;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Hey flor *-*
    Como você falou, quando você olha para a capa e lê a sinopse já vem aquela vontade de ver. Vou anotar aqui (segundo filme que anoto hoje) para ver. Gosto de filmes que não são muito conhecidos, sempre trás surpresas, e trilhas sonoras boas.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  16. Heey, flor! :3
    Eu nunca tinha ouvido falar desse filme, mas com certeza vou baixar. Eu curto filmes europeus, principalmente por causa do cenário mesmo...
    E geralmente as músicas que tocam em filmes assim são alternativas e desconhecidas... O que eu também adoro *-*
    Já marquei aqui. :D
    Beijãoo!!

    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse filme parece ser muito bom, um bom drama com musical.
    Fiquei com vontade de assistir!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. É bom mudar os ares e sair da área "hollywood" eu adoro fazer isso, mas infelizmente não faço com frequência. Já tinha ouvido falar desse filme e ele está na minha lista do filmow, mas agora acho que vou REALMENTE dar uma chance. E o melhor, filme irlandês = sotaque maravilhoso! \o/

    Beijos, até mais.

    ResponderExcluir
  19. O filme parece ser bem legal. Adoro filmes europeus, acho-as sei lá, interessantes e diferentes daquele mimimi estadunidense, sabe? A dica já está anotada. Já assistiu Submarine? É muito bom. Beijos <3

    ResponderExcluir
  20. A capa já me deixou curiosa. Apesar de simples, gostei da sinopse desse filme. Pelas fotos e seus comentários, o filme parece bom.
    blog TRASH ROCK

    ResponderExcluir
  21. Eu vi esse filme no cinema, mas me decepcionou um pouco. Não sabia que era um musical, e acho que foi isso que me deixou mais desanimada, porque esperava alguma coisa com mais história. Talvez se estivesse preparada para o que iria assistir eu tivesse gostado mais. Mas tenho que concordar que as músicas são fascinantes :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ahh *o*
    a trilha sonora e a fotografia *-* parecem ser lindas. Gostei da dica. Entrou aqui também opara minha listinhas de filmes que merecem que eu fique acordada para assistir kkkk. Gostei por ser novo e ao mesmo tempo parecer ser arrebatador.

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in