Destaques

03 outubro 2012

Resenha - Resposta Certa

Nome: Resposta Certa
Original: Starter for Ten
Autor(a): David Nicholls
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Saraiva - Submarino
Sinopse: O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais...

Logo após eu ter lido Um dia, desejei que outro livro do David Nicholls fosse publicado aqui no Brasil e não demorou muito para isso acontecer; assim como Um dia, Resposta Certa tem um enredo diferente do que podemos pensar e a narrativa do David novamente não me decepcionou.

A premissa é simples: Brian Jackson está prestes a fazer 19 anos e agora está indo para a Universidade pública cursar Literatura inglesa; é uma nova vida, uma nova rotina, vai conhecer novas pessoas, estudantes cultos como ele e com quase os mesmos pensamentos. Além disso, ele nutre o sonho de participar do Desafio Universitário, um programa de perguntas e respostas com estudantes universitários que é transmitido na TV e que ele costumava assistir com seu pai, já falecido. Brian quer participar por que imagina que para seu pai seria um orgulho seu filho ali, respondendo as questões certas em frente a milhões de espectadores.

Mas Resposta Certa não se resume só a nova experiência de um 'nerd' que acha que já é um adulto maduro por fazer 19 anos e que está perdidamente apaixonado por Alice, a garota popular, rica e linda que ele conheceu numa festa. Brian é descrito como aquele típico nerd que vemos em filmes: esguio, com um estilo vintage, cheio de espinhas e que não tem uma certa noção do quanto fica ridículo dançando. Ele costuma beber com os amigos, aliás, costuma beber muito e ao longo do livro vemos as suas mudanças, não exteriormente, mas como pessoa.

O que me irritou foi a fascinação por Alice, estava explícito que ela não se sentia atraída por ele e que não tinha possibilidades deles ficarem juntos, mas Brian faz de tudo para conquistar Alice e tê-la para si. Além disso, Brian se gaba dos seus conhecimentos, algumas vezes ele mesmo se pergunta se toda a inteligência que ele demonstra é verdadeira ou só 'fachada' para parecer inteligente. O caso é, ele esquece de tudo e de todos, até dos seus princípios, por causa de Alice. 

Mas o ponto forte do livro é o humor, um humor inteligente, sarcástico e ás vezes ridículo, por causa de Brian. É meio previsível o final, no quesito romance, mas o clímax não foi o que eu esperei, mesmo assim, gostei. Acredito que nem todos irão gostar da leitura de Resposta Certa, não é cheia de aventuras ou com um grande romance de tirar o fôlego, é diferente mas de uma forma calma e divertida e o humor é aquele humor 'cult' que nem todo mundo entende mas o livro também tem uma mensagem bem interessante em torno dele, sobre ser inteligente não ser suficiente para conviver e viver bem e a narrativa é em primeira pessoa, então você se sente mais próxima do personagem. A diagramação está ótima, encontrei alguns erros mas foram poucos, recomendo aos fãs de Um dia, de narrativas divertidas e diferentes.

Comentários via Facebook

29 comentários:

  1. Eu adorei esse livro, sério. Achei super leve, divertido e bem cult. Tem um filme dele, saiu aqui no Brasil com o nome Garoto Nota 10, mas não acho para baixar e nem para alugar, acredita?

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Não gostei de Um Dia e por isso, mesmo lendo muitas resenhas positivas, não me interessei em ler A resposta certa.
    A história parece interessante e tudo mais e talvez seja para mim até melhor do que Um dia, mas estou bem resistente em tentar mais uma vez com esse autor.
    Vou dar mais um tempo, talvez mude de ideia.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu resenhei recentemente também o livro. Eu gostei, mas eu não sei se compraria depois de ter lido. Assim como você acho que a escrita de David é fascinante, ele nos conduz facilmente (como bom roteirista que é).
    O que me atormentou no livro (apesar da leitura ter isdo tranquila e gostosa) foi o próprio Brian. Ele me irritava a partir d eum ponto.

    No começo eu curtia ele e toda sua "estupidez", só que em certo ponto era ser tapado demais. Como algumas protagonistas de chicklits.
    E eu não entender muito a Alice. Sinceramente, qual era dela? Ela só era uma garota que gosta de ser "fácil"?

    Ela pretendia manipular Brian para se favorecer?

    Ela tinha vergonha dele (era claro em alguns momentos) e em outros surpreendia dando grandes moles. Aí parecia que ela realmente gostava dele de algum modo e sua companhia. E depois ela era toda estranha.

    Fiquei muito confusa.

    (agora eu achei quase fora da casinha quando Brian vai passar o fim de ano na casa da família dela)

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Jeniffer, o livro "Resposta Certa" foi o primeiro livro que li do David Nicholls, confesso que esperava bem mais do livro, acho que foi devido as minhas expectativas demasiadas em relação a leitura, e por que também já tinha visto muitas críticas positivas a respeito da escrita do autor, que por sinal não me decepcionou, seu humor inteligente é um dos pontos mais positivos que achei da obra, mas o personagem Brian não me agradou tanto assim, por muitas vezes o achei arrogante e babaca demais rsrs, mas a mensagem no final da leitura fez ganhar alguns pontinhos, enfim, pretendo ler "Um dia" com certeza, dizem que é bem diferente de resposta certa! ;D

    beijoos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  5. ainda nao li mais pela resenha parec ser otimo, tm meme em meu blog pra vc (se vc quiser fazer é claro' hehe)



    rockdeverdadeeatitude.blogspot.com/ bjs linda'

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada dele, mas esse me chamou a atenção... muita gente parece ter gostado!

    ResponderExcluir
  7. Oie Jenny
    eu adorei Resposta Certa.Claro que a maioria não vai curtir, porque temos somos bombardeados com referências dos anos 80, que eu adoro,mas eu super adorei o livro.
    David sem dúvida é um dos meus autores favoritos.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oie! Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro do autor, mas tenho muita vontade. Vi o filme Um dia e me apaixonei, o livro deve ser melhor ainda né?! Louca pra ler :)
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olááá!
    Sou louca para ler Um dia sabe? Não consigo colocá-lo no topo da minha lista de desejados mas me arrependo sempre que vejo bons comentários a respeito, rs. Assim que comprar Um dia para ler colocarei Resposta certa na minha lista de desejados haha. Adoro esse tipo de humor cult, sabe? É restristo,SHUAHUSA.
    Bom, adorei!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. me pareceu ser um livro bem interessante, mas não sei se leria. não gosto muito de histórias do tipo, mas quem sabe né? rs'
    bjs

    http://crazyggirls.tk/

    ResponderExcluir
  11. Me deixou morrendo de vontade de ler, sabia? Li Um Dia faz pouco tempo e ainda tô com aquela sensação de ter ficado órfã, que a gente sempre tem nos livros que nos encantam, sabe? Vou colocar Resposta Certa na minha listinha quilométrica de livros que devo ler, rs.
    Ei, te encontrei no blog da Minne e adorei teu cantinho!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Hey
    Ah eu jurava que já tinha lido essa resenha por aqui? O.o
    Anyway
    Tenho Um Dia por aqui nem sei quando vou ler..

    Esse, em questão, não me chama muita atenção.. não sei porquê.

    A não ser o fato do rapaz estudar Literatura Inglesa lol

    Ótima resenha

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Oi Jeniffer,
    Um dia já está no topo da minha nova lista de livros e estou louco para ler, mas enquanto isso não acontece, vou assistir ao filme que já li/ouvi que é lindoo.
    E é sempre bom ler livros assim leves para fugi as tensões de outros. ^^

    ResponderExcluir
  14. Confesso que só estou com vontade de ler esse porque o autor escreveu "Um dia" e eu gostei... Vou começar a ler essa semana. Vamos ver o que o livro me reserva. rsrs

    ResponderExcluir
  15. Mesmo não tendo muita curiosidade em lê-lo, só de saber que é do mesmo autor do livro "Um Dia" já me sinto receoso. O.o
    Parabéns pela resenha, Jeniffer >3
    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nenhum livro do autor, mas pelas resenhas que já li dos livros dele, parecem ser muito bons.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. O humor desse livro é incrível! Todas as resenhas que eu li foram de pessoas que não gostaram muito, então estou feliz em encontrar alguém que tenha gostado tanto quanto eu.

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada desse autor e nem conhecia, mas a sua resenha me deixou curiosa.
    A sinopse e a resenha juntas chama muito a atenção.
    Uma ótima dica!
    Resenha - Belo Desastre.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Sabia sobre esse livro, mas não sabia sobre o enredo principal. Ai esses nerds, o que não fazem para conquistar a "barbie perfeita", aff...
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  20. Tem bastante gente resenhando este livro, parece ser ótimo.

    A resenha ficou excelente, como sempre.

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Amei a resenha.
    ainda não li nenhum livro desse autor, parece ser bom.
    amo livros que tenham nerds sempre são engraçados.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Jeni, tenho vontade de ler esse livro, mas ainda tô na dúvida, os comentários estão divididos. Depois de agora, quis ler mais um pouquinho haha

    beeeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  23. Oi, Jeniffer!
    Ainda não li Um Dia, apesar de tê-lo na minha estante. Tenho vontade de ler Resposta Certa também, o enredo é diferente de tudo que ando lendo, parece ser uma boa pedida.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  24. Oi, Jenny.

    Parece bem legal esse livro, fiquei com vontade de lê-lo. Paixão cega irrita mesmo, né? Geralmente encontramos personagens femininas apaixonadas desse jeito, deve ser legal ler sobre um rapaz cego de amor. =) Ah, não li "Um Dia" ainda, mas ele vai passar o filme essa semana. Vou assisti-lo, porque a história parece perfeita e eu amo a Anne Hathaway, depois comprarei o livro pra comparar.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  25. A resenha é muito boa, eu assisti ao filme Garoto Nota 10, que baseado nesse livro, se o livro for tão bom quanto o filme, vale apena ler, pela sua resenha me parece que sim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Juro que lembrei do meu primo Brian ... kkk ... mas enfim, esse é um livro que eu quero ler também e já faz algum tempo que venho desejando!! Adorei sua resenha Jennifer, e o fato do humor inteligente que vc mencionou a minha vontade aumentou mais ainda!!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ainda não li nada do David Nicholls, mas tenho muita vontade de ler algo do autor. Ótima resenha, ela me deixou ainda mais curiosa.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Concordo com tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo. Também fiquei super irritada com essa obsessão em relação à Alice. Arg! Mas a leitura é super engraçada e eu resumo o livro em duas palavras: vergonha alheia! HAHAHAHA
    Beijo, Ni, Ninhada Literária

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Esse livro parece super interessante. Eu achei Um Dia incomum, por não ser aquele romancezinho fulana-ama-fulano-que-parte-o-coração-dela-eles-brigam-ela-chora-eles-voltam. Se esse livro é incomum, então deve ser o normal do autor UAHUAHUIAH Se é sarcástico, acho que eu vou gostar! Mas, ainda tá caro por aqui, vou ter que esperar um tempinho pra poder ler!
    E boa sorte com o vestibular e o enem *--* tenho um amigo que faz Letras e ele ama :D
    Beijos!

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in