Destaques

16 setembro 2012

Resenha - Um lugar para ficar

Nome: Um lugar para ficar
Original: Stay
Autor(a): Deb Caletti
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: 
Sinopse: O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...

Eu nunca sei direito como começar uma resenha de um livro que gostei, que me envolveu durante a leitura e que com certeza marcou as horas que passei lendo e me afetou de uma certa forma. 

O livro é narrado por Clara, como um diário, ela é uma narradora simples que conta os fatos ocorridos e seus sentimentos e pensamentos de uma forma ás vezes engraçada, mas muito real, nada artificial, como se estivéssemos lendo mesmo seu diário.

Clara conhece Christian num jogo de basquete, se encanta rapidamente e o sentimento é recíproco, os dois logo mantém contato e Clara demonstra-se diferente com Christian, ela, uma garota tímida, achando ele diferente dos meninos que conheceu, não o queria perder e agiu diferente com ele, tomou iniciativa, foi ousada na paixão nova. Ela não sabia que iria se arrepender disso.

A narrativa intercala-se com Clara narrando fatos presentes e passados. O passado foi sua estória com Christian e o presente é quando ela vai para  Bishop Rock junto com seu pai, um escritor famoso. Lá é um novo lugar, diferente de onde morava, do lugar que ela não confiava mais, que lhe trazia lembranças ruins, e nesse novo lugar vê novas coisas, conhece novas pessoas e aprende muito com tudo isso.

Um lugar para ficar é o drama de Clara com seu ex-namorado obsessivo que a faz viver situações um pouco assustadoras, que a faz fugir para outro lugar e a faz não só conhecer uma nova vida mas saber mais sobre, por exemplo, sua mãe.

Logo no começo já deduzi que o romance de Christian e Clara não iriam ser daqueles que lemos sempre por aí, e a narrativa de Clara, do ponto de vista dela supostamente atualmente, intercalando a narração dos fatos que aconteceram junto ás reflexões em relação a eles, nos faz saber mais sobre um relacionamento que tinha tudo para dar certo, mas que por causa das atitudes diferentes de uma pessoa o torna assustadoramente ruim e traumatizante.

Primeiras impressões podem ser traiçoeiras. Podem ser corretas e acertar na mosca, ou podem ser perigosas e causar dor e sofrimento.
É um livro mais sério, mas ainda assim me cativei com o pai de Clara, o escritor Bobby Oates, com Finn Bishop e o seu ar descontraído e leve, o oposto de Christian, e me irritei com Clara, ela teve atitudes em relação ao ex que analisando rapidamente, podemos achar erradas, mas lendo suas razões e o que a motivava a fazer ou não, algumas coisas, se tornavam atitudes compreensíveis. Erradas ainda, mas compreensíveis.

Um lugar para ficar é como ler a estória de alguém e a partir dela tirar ou não algumas reflexões, depende de quem lê, de quem pode se identificar ou não. Recomendo a quem gosta de um drama pessoal, realista e que te faz adentrar na estória de uma forma estranhamente boa.

Comentários via Facebook

31 comentários:

  1. Oi, Jeniffer! Essa é a resenha da semana no blog também! Puxa, o que falar? Eu gostei do livro, sim, ele tem aquela pegada que faz você querer continuar lendo interruptamente... mas, infelizmente, o final me decepcionou. A tensão gerada durante todo o livro... No final, foi como um balde de água fria. Eu esperava um pouco mais de ação, sabe? Erro meu, eu sei. O livro trata de "paixão obsessiva", isso não quer dizer que um tenha que matar o outro... Mas... Enfim... rs

    Adorei sua resenha!
    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler este livro, não só pela drama pessoal, mas pelo tema também, que eu acho que poderia ser mais usado e é raro achar um livro que fale sobre isso. Enfim, estou doida para ler este livro. Adorei a resenha, ficou muito boa.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tô precisando ler um livro assim

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu amo dramas e esse realmente me interessou *-*
    Ainda mais se você gostou tanto.
    Gostei do seu novo layout >.<
    Até mais ;*

    ResponderExcluir
  5. O novo layout do blog, ficou show!
    Esse livro deve ser muito bom...
    Há muitas meninas que sofrem com os exs, não?
    Enfim, gostei muito da sua resenha.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tem um livro da Sarah Dessen que trata de relacionamento abusivo e assim como esse eu não sei bem direito se quero ou não ler, por que eu acabo me envolvendo demais lendo livros assim, e fico abalada.
    Mais acho que vou dar uma chance sim, para livros assim, por que acho o tema bem interessante.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Hey, a história parece ser interessante, vai para a lista de "Devo ler" :P Não costumo ler muitos histórias sobre drama pessoal, mas as poucas que eu já li, eu gostei.
    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha e o livro! Você sempre posta livros incríveis! Adoro!
    lusantosshop.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. oi querida,
    adorei a resenha. Fiquei com vontade de ler justo com ser um livro "sério" que a gente até pode se identificar.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Tantos livros que você resenha que eu nem sequer vi na livraria.. XD
    Mas,esse roteiro merece um final feliz,heim? De preferência,com a garota se desvinculando do malandro do ex.
    Emilie Escreve~ | Fanpage

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas lendo a resenha, fiquei intrigada de como vai a estória de Clara, e como seu relacionamento se desgastou e acabou, o trecho mostrado, já deu para ter uma ideia de como é a narrativa, acho que vou apostar no livro e ler qualquer dia desses =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  12. Oi linda passei aqui para dizer que meu blog voltou e que eu estu composts novos passa lá. E sobre livros assim eu não costumo muito ler, sou mais do genero terror, suspense, romance dramatico e etc.

    ResponderExcluir
  13. Oi! Esse livro tem me chamado muito a atenção desde que o vi, depois de sua resenha fiquei mais curiosa.
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. caraca, eu preciso ler esse livro, ele é totalmente diferente do que eu esperava e esse tipo de romance não é muito comum de se ver (ler) né? Eu adoraria lê-lo e poder fazer essas reflexões através da vida da personagem.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  15. Oi Jeniffer, tudo bem?
    O livro me chamou bastante atenção justamente por se tratar do fim de um relacionamento. Pelo que você disse, a personagem principal e narradora tem algumas ações erradas em relação ao ex-namorado e isso me deixou bastante curiosa.
    Geralmente gosto de livros que tratam desse tipo de assunto. É bom nos colocarmos no lugar de pessoas que já passaram por esse tipo de situação e analisar suas reações, pois nunca sabemos se isso pode acontecer conosco um dia.
    Beijos, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas super me interessei ao ler sua resenha. Pelo jeito que você descreveu, me lembrou muito de "Bela Maldade".
    Já está na minha estante no Skoob =)
    Beijos!
    http://sendomariella.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. me interessei bastante pleo livro, a história parece ser daquelas que te deixam grudada até a última página.
    acho que nós sofremos do mesmo mal de não saber como começar explicar um livro que gostamos haha'
    bjs

    http://crazyggirls.tk/

    ResponderExcluir
  18. Li esse livro e gostei...mas acho que faltou muito coisa para ir para a lista dos meus favoritos!^^

    Gostaria de te pedir um favor.Minha irmã está participando de um concurso cultural , se puder curtir a foto no link abaixo agradeço muitoo!Se tiver algum link que queira que eu curta...só mandar!

    https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=227797694013925&id=265161170168275

    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  19. Ao olhar a capa dess livro achei que fosse mais algum romance água com açucar, mas pelas resenhas que li percebi que estava completamente enganada.
    "Primeiras impressões podem ser traiçoeiras." Pois é, minha impressão do livro foi completamente errada rs
    Estou ansiosa para ler. Adorei sua resenha.
    Primeiras impressões podem ser traiçoeiras.

    ResponderExcluir
  20. Eu quero ler esse livro faz um tempinho, acho que encontrei ele numa livraria nas férias de julho, mas eu tinha que escolher só um acabei escolhendo outro, mas eu quero muito ler esse livro...
    (my-history-restarted-again.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  21. Oi Jeni :) Tenho vontade de ler esse livro desde que lançou, mas não fazia ideia que essa pudesse der a trama central do livro, onde Clara tenta recomeçar a vida longe de Christian. Gosto de drama ><

    beeijo!
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  22. Oi Jeni, gostei da forma como você caracterizou o romance. Tenho vontade de ler o livro, mas não sei bem o que esperar dele, mas acho que iria gostar. Além de tudo, a capa é uma graça.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Pela capa achei que seria um romance mamão com açúcar qualquer , mas vejo que me enganei. Fiquei com vontade de lê-lo, acho que preciso ler algo mais pé no chão. Chega de livros sobrenaturais.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adorei saber mais sobre esse livro,continuo curiosa para lê-lo,ele tem uma temática forte que envolve relacionamentos,mas ouvir falar que mesmo assim o livro é leve,adorei a sua resenha.

    beijos

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi flor, bem que você disse: vai de pessoa pra pessoa, tem gente que não vai se identificar mesmo. Eu ainda não li a obra, mas já li uma resenha onde a pessoa dizia que faltou algo mais sabe? E já me desanimei para ler o livro, particularmente agora acho que se tivesse o livro aqui leria numa boa, mas não tenho mais aquela vontade sabe?
    Mesmo assim, que bom que você gostou e que bom que o livro faz refletir também! Achei a trama bem interessante ainda que não fosse o que eu esperava.
    Ótima resenha.
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Um drama de vez em quando é bom! amei a resenha espero ter a oprtunidade de ler esse livro logo!
    beijos
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  27. Jeniffer adorei o livro, muito legal ser uma narrativa como diário e bom tirar dele algumas reflexões para quem se identifica neh? beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Gostei do livro, esses relacionamentos contemporâneos tem tudo a ver! Eu iria adorar ler.


    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir
  29. Eu já tive vontade de ler esse livro na época do lançamento, depois de algumas resenhas comecei a não me identificar tanto por mais que eu adorei narrativas em estilo diário.

    Beijos,
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  30. Oi Jeniffer.
    é difícil mesmo resenhar um livro que te tirou no mundo real. Tô vivendo isso com o livro que estou lendo no momento.

    Me parece ser bom esse ai, vou ver se leio. ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Parece ser suuper bom. Quero ler, quero ler, quero ler, hahá.
    Beijos,
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in