Destaques

07 setembro 2012

Resenha - O clã dos magos


Nome: O clã dos magos
Original: The black magician's Guild
Autor(a): Truddi Canavan
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Submarino - Saraiva - Lojas Americanas
Sinopse: Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

O Clã dos Magos é o primeiro livro da trilogia do Mago Negro. Na cidade de Imardin, os Clãs realizam a Purificação, para livrar a cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. O Clã é composto por magos poderosos que sabem do seu poder e que vivem em um enclave na cidade de Imardin, causando medo e ódio nas favelas. E Sonea é uma dessas pessoas que o Clã causa repulsa. Num dia de 'limpeza' da cidade, ela encontra velhos amigos e junta-se a eles num ato de rebeldia e confronto com o Clã; os jovens jogavam pedras no escudo mágico e protetor do Clã. Mas quando chega a vez de Sonea, ao invés da simples pedra ser jogada e voltar sem ao menos tirar a atenção dos magos, como as outras pedras jogadas pelos outros jovens, a pedra de Sonea, que ela joga juntando toda sua raiva e o desejo de afetar os magos, atravessa o escudo e o pânico se instala. Não só em Sonea, mas também nos magos, que nunca previam que isso fosse acontecer.

O medo de Sonea é que o Clã a queira morta, o medo dos magos é que se Sonea for um 'mago selvagem', ou seja, aquele mago que não foi treinado e que não possui controle do seu poder, é que esse poder aumente e Sonea não possa mais controlá-lo, causando tragédias aonde estiver.

O livro em uma simples premissa é a fuga de Sonea do Clã e a busca do tal para encontrar a jovem. Ao longo do livro sabemos mais sobre a estória de Imardin, como o Clã apareceu e que toda a imagem que Sonea tem sobre os magos (Que são pessoas sem interesse com os menos favorecidos financeiramente e que só causam destruição) é errada, por que dentro do Clã vemos tanto magos bons, como Rothen e Dannyl, como magos que vão de encontro a opinião geral de Sonea, como Fergun.

O Clã dos Magos encanta você na leitura de um mundo criado por Truddi, um mundo mágico e totalmente diferente do que podemos imaginar, ela o criou e através da sua narrativa consegue nos levar até ele e assim imergimos na estória de Sonea, de seus amigos, dos magos, do povo das favelas, enfim.

Cheguei a fazer algumas analogias em relação a toda a estória que lemos nesse livro, o fato do Clã ser visto como uma instituição que só favorece os ricos e por causa da Purificação é visto como um Clã de magos insensíveis e cruéis, mesmo eles só obedecendo ordens do Rei, me fez comparar com a visão que temos dos políticos brasileiros. E fora da mente de Sonea, entre os magos vemos as diferentes personalidades e visões, alguns preconceituosos e verdadeiramente cruéis, outros mais racionais e quase sem preconceitos em relação ao povo.

O que me irritou foi a fuga de Sonea dos magos, claro que ela não sabia que alguns deles só a queriam no Clã, lhe ensinar a usar sua magia e não causar estragos a ninguém, e por isso ela fugia, mesmo assim, praticamente o livro inteiro foi ela fugindo e os magos a sua procura.
Temos um clímax bem construído, que nos instiga a querer ler mais e mais da narrativa e que nos prende ao final da trama, mas encontrei alguns pontos clichês nele, o que não foi nenhum grande problema.

O livro é na voz de um narrador onisciente, ele narra os fatos de fora mas 'pega' a voz de cada personagem em questão narrando quase como se o personagem estivesse ali. Como o mundo de O clã dos magos é totalmente diferente do nosso, a linguagem é outra: nomes de pessoas, animais, comidas são totalmente diferentes e achei muito interessante, mesmo sendo confuso no começo; Truddi com certeza é muito criativa e como disse antes, criou um mundo mágico que me fascinou.

No geral, o livro tem 443 páginas se contar com as ultimas contendo informações sobre Imardin, as diferentes nomeações e até mapas da cidade e da propriedade onde vive o Clã. Pra quem gosta de fantasia, ficção e magia com pitadas de ação, esse livro é muito recomendado. Espero ansiosa a continuação.

Comentários via Facebook

43 comentários:

  1. Já li O clã de Magos e adorei! Trudi realmente conseguiu me encantar! Estou ansioso para ler a continuação!

    Beijos
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li, mas como você indicou, vou ler!

    #Nhaac -> http://blog-pinkberry-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não é meu estilo preferido mas esse parecer ser bem legal. Não é uma necessidade mas assim que der, eu posso ler.

    Iasmin
    http://blogbookteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua resenha, ficou muito boa. Esse livro não me chamava muito a atenção, mas eu fiquei bem curiosa agora porque eu gosto muito de fantasia.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!Bom dia!
    Jeniffer
    Tudo bem?
    não li... não sou muito fã do gênero fantástico, mas não posso deixar de destacar que sua resenha está muito boa, bem detalhada!Gostei do que vi!
    Bom final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de livros de ficção. Percebi isso hoje, enquanto conversava com uma amiga. Ela me contando sobre alguns livros, muito baseados em fatos reais, e eu não estava gostando muito. Me encata mais livros onde quase tudo precisa ser inventado, onde existe um outro mundo, que exige de mim ter muita imaginação. Ler é uma fuga, então vamos para um lugar diferente. Gostei muito da resenha, achei o livro muito interessante. (:

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente é um livro que não tenho a minima vontade de ler, por mais que já tenha lido resenhas positivas não sei, ele não consegue me chamar a atenção.
    Acho que pelo falo de todo mundo comentar que a maior parte do livro ela passa fugindo eu não me interessei, a não sei rs.

    Beijos
    pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Aii minha amg tm esse livro, agora depois dessa resenha vou pedir a ela ele qro ler, me deu vontad, parece um bom livro!
    rockdeverdadeeatitude.blogspot.com/ bjs

    ResponderExcluir
  9. Estou louca pra ler esse livro! Eu adoro esse gênero então, tenho certeza que vou adorar, espero que lancem logo a continuação pra gente não ter que ficar esperando muito.

    beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Já queria muito ler esse livro, depois da sua resenha fiquei ainda mais interessada.
    Adoro temas sobre magos, feitiços, magia... sou bem fissurada nisso rs.
    Saiba se seu blog já foi plagiado.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. AMO esse tipo de livro, sabe irreal! Muito bom vou tentar ler ele! http://lelusantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. To vendo todo mundo falar desse livro, mas não me empolgo hahaha acho que eu realmente não sou muito chegada em fantasia. Mas me surpreendeu saber que é uma fantasia com pedintes, criminosos, vagabundos e favelas.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não curto muito livros que têm esses temas mais 'fictícios', entende amore?!
    Mas de qualquer modo, adoro suas resenhas! São todas muito bem feitas!

    Beeijo
    Blog •My Mємσяιєѕ...•

    ResponderExcluir
  14. Oi flor, o livro em questão está entre minhas próximas leituras...to bastante ansiosa com ele. *-*
    beijos

    Amy - Visite o Macchiato

    ResponderExcluir
  15. Esses temas com magos e um pouco de suspense místico não me interessam muito, mas não se deve julgar um livro né? rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá estou seguindo aqui. Confesso que não conhecia o livro, mas me interessou bastante, pois sou fã de histórias do gênero, me lembro muito o filme O Aprendiz de Feiticeiro, com Nicolas Cage.

    Abraços

    http://rebobinandomemoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu vi esse livro mais ainda não li, vou coloca-lo na lista
    amei a resenha,o blog está lindo
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Adooooooro esses livros que apresentam uma outra dimensão de mundo, exibindo um outro modo de ver as coisas, simplesmente me perco nessas ficções! *---*
    Sua resenha ficou ótima, me deixou curiosa pra ler!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Desde o lançamento eu fiquei curiosa para ler o livro, apesar de estar um pouco abusada desses temas mais fantásticos no momento! Linda resenha!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  20. Hey, Jenni! Super adorei esse livro! Fiquei encantada como a autora apresenta os personagens, o começo foi realmente meio devagar, principalmente por causa de uma fuga que poderia ter sido resolvida super rápido, já que os caras eram magos! Para mim foi meio que "encher linguíça" esse começo, mas do meio do livro em diante, sem palavras! O guia da linguagem deles e dos mapas também foram um toque maior ainda para a fantasia. Aí sim consegui me localizar bem onde a história passava.

    Fiquei feliz que você tenha gostado de "Viva para Contar"! Livros policiais e suspense são os meus favoritos. Também fiquei com medo das crianças, principalmente do Eva. E logo no primeiro capítulo, Victória relata sobre uma pessoa que sente raiva e poderia matá-la e eu crente pensando que fosse o marido... quando descubro quem é, fiquei ainda mais doida para ler o final. A autora soube contruir um ambiente que nos deixasse com vontade de saber o que iria acontecer.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  21. Aí, desde que o livro saiu e eu vi aquele bonequinho mago que a editora tinha feito como parte do kit eu fiquei doidinha pra ler, cheguei até a sonhar com a obra E com o bonequinho, acredita? Mesmo assim ainda estou meio receosa quanto ao livro, a trama me parece super criativa de inovadora, contudo, como você disse o fato da principal ficar só fugindo é um pouco desanimador. Na minha percepção sobre a sua resenha, o que o primeiro livro faz é nos proporcionar um tour por esse mundo, mostrando os locais e ensinando a "cultura", mas sem uma trama realmente bem criada.
    Mesmo assim, achei a obra bastante curiosa.
    Ótima resenha.
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Estou curiosa para ler esse livro tem um tempo, e sua resenha me fez querer comprá-lo agora! Hahahaha.
    Adoro essas coisas mais fantásticas, me sinto no mundo deles.

    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  23. Oie Jeniffer =D

    Terminei este livro a poucos dias, e só posso dizer uma coisa: Me apaixonei ♥!

    No começo estava achando que o livro ia ser chato e tudo mais, só que a autora me supreendeu de uma forma que quando terminei de ler percebi o quanto eu tinha amado o livro.

    Adorei a sua resenha! Mas já estou louca para ler A Aprendiz rs...

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  24. Acho que você sabe que não curto esse tipo de literatura fantástica. Mas não nego que a sua resenha me deixou um pouco curiosa pra ler o livro. Aliás, é a segunda resenha que leio de "O clã dos magos", e foram duas resenhas bem positivas e parecidas nas opiniões, quando fala que dá pra traçar uma comparação entre o livro e a realidade em que vivemos. Interessante!

    Beijo, Jeni!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho que perguntar, esse livro é tipo sem romance, por que pelo que entendi esse não é o foco. Sendo assim meu interesse no livro cresce exponencialmente. Vou adicionar a minha wishlist, por que adoro fantasia.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li esse livro, mas me interessei bastante por ele! Já tenho ele aqui em casa e assim que terminar de ler alguns livros que já estavam na minha lista, eu pego esse!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  27. Você posta tanta resenha boa que eu fico perdida em qual procuro primeiro. rs

    -
    ps: estou disponibilizando alguns dos layouts que faço, se quiser usar é só pegar.
    layouts gratuitos

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito da história, com certeza quero ler todos da série.
    bjs
    http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Jeniffer!
    Gosto muito de fantasia, mas esse livro não me empolgou muito não. Já disse que tenho pavor a livros com personagens de nomes esquisitos e difíceis de lembrar? E pelo jeito esse livro é cheio.
    Mas quero sim ler. Não devemos julgar um livro pela capa, e vai ver ele acaba me surpreendendo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Me interessei! Bom, eu gosto de vários gêneros, seja romance, terror, mistério, ou ação e principalmente os infanto-juvenis e curti esse também. Me parece ser bom pelos seus elogios, e eu sempre levo em conta as resenhas do teu blog antes de comprar algo haha você sempre acerta!
    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Fiquei com vontade de ler. Parece ser muito legal, bem minha cara. Vai para minha lista.
    (my-history-restarted-again.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  32. Oie Jenny
    gostei do layout novo.
    Eu adoro ficção e fantasia, mas não sei se o livro irá fazer meu estilo. Tomara que eu goste, pois vou ter que ler de qualquer jeito rs
    bjos

    ResponderExcluir
  33. Oi Jeni, resenha muito bem escrita viu? Gostei dos pontos que você colocou, tanto dos fracos quanto dos fortes. Sempre fiquei com o pé meio atrás com esse livro porque vi muita gente dizer que não gostou, mas pensando pelos aspectos que você citou, as falhas não chegam a quebrar o encanto da história. Não é prioridade, mas eu leria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Gostei uma ótima resenha, pra um otimo livro ; D'
    rockdeverdadeeatitude.blogspot.com/ bjs e vote na enquete que está tendo lá!

    ResponderExcluir
  35. oi querida,
    muito boa a resenha. Nunca li nada sobre magos ou algo parecido, fiquei bem curiosa. Parece bem interessante.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Bem, eu fiquei curiosa na primeira vez que li a sinopse mas depois da sua resenha, concerteza pretendo lê-lo algum dia, hoho E você falou que é um mundo com várias coisas diferentes.. Fiquei com vontade de ler, hoho uma trilogia ? aah mimimi eu com essas ideias de começar 454654 séries rsrs mas eu supero ;D
    AAAH leia e depois eu quero ver sua resenha *o*
    Um beeeijo, fofa ;D

    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Esse livro parece ser muito bom mesmo...tô louca para ler!

    Bom começo de semana!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  38. Sabe que esse livro vende muito lá na livraria em que trabalho e eu nem sabia do que ele se tratava?
    Já tem gente perguntando pelo segundo, que está demorando a chegar, acredito.
    Eu não sou muito do estilo fantasia, sobretudo por não conseguir captar uma imagem razoável dos personagens. Mas vende bastante atualmente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  39. Em breve minha leitura, excelente resenha.
    Muito curioso em ler logo o livro, rs!

    ResponderExcluir
  40. Já li esse livro, agora recentemente, e gostei muito desse mundo que a Trudi criou, inventando nomes de aminais, gírias e expressões locais. Mas realmente o livro todo é a fuga dela e acho que poderia ter mais coisas do treinamento. O que acho que aparecerá no segundo.

    Beijos Jeniffer

    ResponderExcluir
  41. Mais uma série pra gente viciar? Desde Harry Potter que sou fascinado por literatura fantástica envolvendo magia! Me interessei muito!

    Beijooo, Jenny! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  42. Oi Jenni, fiquei curiosa pra ler o livro depois da rua resenha! gostei da capa e a história parece bem interessante :)

    beijos,
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  43. Esse livro é minha vergonha, fico meio mal de ler a resenha. Meu primo me emprestou há uns 7 meses e ele ficou lá intocado. Eu li resenhas que até me fizeram crer que ia gostar, ainda assim, nada foi forte o suficiente para não me fazer esquecê-lo na mesinha de cabeceira com os demais empréstimos.
    Sua resenha me fez ver que eu preciso me programar, escrever o título na minha listinha. Só assim


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in