Destaques

20 setembro 2012

[Filme] Diários de motocicleta

Título: Diários de motocicleta
Original: The Motorcycle Diaries
Lançamento: 2004
Direção: Walter Salles
Atores: Gael García Bernal (Ernesto Guevara de la Serna), Rodrigo De la Serna (Alberto Granado), Mía Maestro (Chichina).
Gênero: Aventura, Biografia, Drama






Um filme para refletir sobre
Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.
Não vou me aprofundar na questão de ser um filme sobre uma figura super conhecida e debatida por aí, que é o Che Guevara, na verdade, quis muito falar desse filme pelo que ele me fez refletir depois de assisti-lo e como ele pode ter mexido comigo, nem que seja um pouco.
Ernesto e Alberto partem para uma viagem na América do Sul em busca de.... Nada basicamente, eles só querem viajar e conhecer os lugares que só conhecem pelos livros. E o que encontram nos lugares onde chegam é uma realidade que não conheciam, que os mudam, principalmente Guevara, e que os faz ter uma nova visão sobre os países dessa América tão rica e tão terrivelmente explorada.
O ponto alto é quando chegam a Machu Picchu (Quero MUITO conhecer) e são voluntários numa colônia de leprosos, lá eles veem de perto a segregação que há entre saudáveis e doentes; mas ao longo do percurso eles também veem outras realidades revoltantes e injustas.
Não conhecia muito sobre Che Guevara antes de assistir a esse filme, não que o filme traga uma biografia cinematográfica dele, ele retrata só uma fase de Ernesto antes dele se tornar o líder revolucionário tão conhecido hoje, é que o filme me fez mais curiosa em relação a ele e logo depois de assisti-lo fui pesquisar mais sobre Che. Não tenho muitas referências para poder falar sobre a figura em si dele, mas o filme no geral, me agradou e muito e no final, me emocionou e muito também.


Sabe quando você termina de assistir um filme e fica pensando sobre sua vida, o que faz dela e o que pode fazer de diferente nela?! Foi assim que fiquei depois de assistir Diários de motocicleta. Não estou falando da figura de Che Guevara aqui, estou falando de fazer a diferença de uma certa forma, e não sendo preciso ter dinheiro ou poder para isso. Fazer algo inesperado e inusitado mas de uma forma inteligente que te faça 'crescer' como ser humano.


Esse filme me levou a alguns lugares da América do Sul fazendo um desejo de conhecê-la aparecer. E além disso, conhecer os vizinhos americanos, conhecer outras realidades e talvez, nem que seja um pouco, mudar a realidade mais próxima.

Enfim, além de tudo isso ainda vemos a atuação de Gael García Bernal (LINDO) e pelo que vi das críticas de cinema, o filme, sem levar em conta a figura de heroísmo embutida em Che Guevara, agradou e muito. Recomendo.

Comentários via Facebook

46 comentários:

  1. Esse filme é MARAVILHOSO. Assim como todos do Walter Salles né? Preciso assistir novamente, porque não lembro muito bem do filme, só me lembro da sensação de quando terminei de ver.

    Beeijos :)
    http://www.itgirl-sweet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse filme! Faz muito tempo que assisti e lembro que fiquei fascinada pelos cenários. O filme me causou a mesma sensação que você, e mudou um pouco a imagem que eu tinha do Che e também sobre a América, no fundo nós somos todos um único povo, sabe? E também me deixou morrendo de vontade de sair viajando pela América do Sul, para ver como as coisas realmente são, sem governo em impressa filtrando tudo.
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. ESSE FILME É MARAVILHOSO! E, fala sério, o que é aquela música no final? "Creo que he visto una luz al otro lado del río... Rema, rema...". Suspiro só de lembrar. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Eu comecei a assistir esse filme na escola, faz um bom tempo. Desde aquela época quero assistir de novo, inteiro, mas nunca dá certo. Vou anotar a dica para não esquecer! :)

    Beijo,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ei Jenn!

    Eu nunca vi Diários de Motocicleta, mas sempre ouvi dizer que é muito bom mesmo. Fora que conta um pouco sobre Che Guevara né, nem precisava de mais nada rs

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  6. Oi Jeni, adoro o Gael García Bernal *-*
    tenho muita vontade de assistir esse filme!

    beeeijos
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse filme para a aula de geografia, eu gostei da parte da história e tudo mais, mas achei bastante lento...

    ResponderExcluir
  8. Adoro filmes assim, sem mela mela, amor pra cá amor pra lá… a maioria das pessoas sabe da tragetória do Che depois dele se tornar o que sabemos hoje, mas o mais legal do filme é mostrar o começo, sem contar na atuação incrível do Gael! Vale muito assistir!


    Con amore, Donna Yellow ♥

    maybe yellow store

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas filmes assim, dá vontade de entrar na tv! HAHAHA amei a indicação!
    lelusantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Machu Picchu deve ser um lugar muito lindo, conhecer o Peru, pra mim seria algo mágico, pois meu pai é de lá. Ainda não assisti esse filme. Também não sei muito sobre o Che Guevara, apenas assisti um filme sobre ele com o Benicio Del Toro.
    Enfim, belo post.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Oi Jeni, eu não assisti ao filme, mas já vi ele por aí algumas vezes. Tenho vontade de conhecer um pouco mais da história de Che, principalmente por ele ter sido tão importante na história, mas faltou tempo :( Mesmo assim, acho que o filme não serviria tanto a esse propósito, mas adoraria assistir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu já assisti esse filme em uma aula de geografia e adorei, achei super bacana!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  13. Meu professor de geografia passou esse filme quando eu estava na setima série, ou seja: não entendi nada.
    Há uns 3 dias pensei em ver esse filme de novo e agora lendo seu blog fiquei com mais vontade ainda hahaha


    Beijos,
    Thainá :) - http://tubaiina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa o filme parece ser bem interessante e parece prender a atenção da gente o tempo todo na frente da tela. Vou querer assistir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um filme interessante, embora não seja o meu estilo de filme preferido, rs. Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Eu já assisti esse filme, e amei! Sério, no começo estranhei bastante, mas acabei gostando muito , é um ótimo filme.


    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  17. Esse filme deve ser muito bom mesmo, pena que eu estou tão sem tempo de vê :/
    Adoro filmes assim sabe, que nos fazem pensar no final, meio de reflexão. com certeza eu iria gostar e alem do mais iria saber mais um pouco do Che Guevara porque eu não sei quase nada, rsrs mas enfim achei muito interessante, um dia quando eu tiver um tempinho eu vejo esse filme ♥
    Bjinhos
    conversando-com-a-lua. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Faz um tempão que assisti o filme, gostei de relembrar um pouquinho da estória!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Já tinha lido sobre o filme e parece muito bom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Bela resenha, nao conhecia mais parece ser um otimo filme ;D.. Espero poder assisti-lo!

    rockdeverdadeeatitude.blogspot.com/ bjs

    ResponderExcluir
  21. Ainda não assisti mas agora ficou com muita curiosidade para.
    :D

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Sou apaixonada por esse filme. De fato, ele conta a penas um período da vida do Che - o que é bacana, pois lembra um pouco outro filme (posterior a esse, na verdade), que é o "Coco Antes de Chanel" (se eu não estiver enganada quanto ao título).
    E a trilha sonora é do Jorge Drexler. A canção "Al Otro Lado de Lo Río" é lindíssima e ganhou o Oscar de Melhor Canção, se não me engano.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. nossa, esse filme é lindo *-*
    lindo, lindo, lindo!

    é demais mesmo esse filme :D
    adorei a resenha :*
    biejos :*

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha. Já tive vontade de assistir esse filme mas uma amiga me "desmotivou" um pouco. Quando a pessoa não é intelectual o bastante para ver a beleza do filme é ruim, não sei porque acreditei nela SIOHAIOSAHHOISAD.
    Mas sabe, sua resenha me motivou e agora vou ver com certeza!

    Estamos falando de fotografia no meu blog:
    mentesolvente.blogspot.com
    vai participar da nossa discussão?

    ResponderExcluir
  25. Não é exatamente o tipo de filme que eu gosto de assistir, mas como você disse que refletiu muito depois de assisti-lo, vou ver se assisto então.
    Beijos,
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Nossa, faz tempo que estou com vontade de ver esse filme. Quer dizer, faz tempo que está na minha lista haha, mas ele foi meio "esquecido" até eu ler sua resenha. Gostei dela, e o filme parece ser bem interessante mesmo, afinal trata do Che Guevara e tem viagens - que são sempre enriquecedoras.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  27. Bom, se despertou algo positivo,por que não adicionar à lista do Filmow, não é verdade ?
    Adorei, fiquei cruriosa para assistir ;D
    AAH,mas participa do concurso literário, não custa tentar, né? ;D
    Umbeeeijo, fofa *-*
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. O filme parece ser um pouco chato, mas me disseram que o filme foi baseado em um livro, não sei, vou pesquisar mais sobre o filme, e esse ator de barba preta não me parece desconhecido. Passa lá no blog tem post nvo

    ResponderExcluir
  29. Olha eu estou a um tempão pra assistir a esse filme, já me falaram muito bem dele, mas ainda não parei para ve-lo. Achei interessante esse filme ter te tocado, é sinal que existe em vc um fio revolucionário e social, acho que é essa humanidade que tem faltado nas pessoas hoje em dia. Não sou especialista para dizer se os meios que Chê Guevara usou para alcançar a revolução, se são certos ou errados, conheço muitos que criticam, mas seus ideais eram os mais humanos possíveis.

    Exitem mais dois filmes que mostram um pouco mais da vida de Chê Guevara e da revolução cubana chamado Che:A Guerrilha 1 e 2, inclusive o Rodrigo Santoro também esta nesse filme, se sentir curiosidade de saber um pouco mais, eu recomendo esses filmes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Che!
    Asssitindo esse filme, dá para entender porque ele é icone. Ainda em processo de formação ideologica o cara já se destaca, sabe? O admiro bastante.

    ResponderExcluir
  31. oi Jeniffer!!
    poxa, sempre quis assistir a esse filme!
    não vou mentir aqui e dizer que conheço bem a história do Che Guevara, que sou fã e tudo mais, etc... em verdade, sei bem pouco dele, coisas que aprendi na época da escola, ou li em algum lugar...
    mas isso não significa que eu não tenha interesse! gosto muito da história de lideres revolucionarios "do bem", como o Gandhi, ou como o Che!
    e mesmo não sendo um filme biografico como vc disse, tem toda essa coisa da origem do sentimento de mudança, e isso de fazer algo inusitado e inesperado que me atrai muito (mesmo eu sendo um pouco covarde pra esse tipo de coisa haha)

    enfim, foi bom lembrar que esse filme existe, vou atrás ;)

    bjs!
    songsweetsong.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Já tinham me falado desse filme e eu fiquei super interessada em ver. Tenho que ver em breve. Deve ser um filme que nos toca e nos faz refletir sobre vários temas, sobre nós mesmos e as nossas vidas. Gosto de filmes assim.

    Gostei da dica, Jeni.

    :*

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  33. Já tinham me falado desse filme e eu fiquei super interessada em ver. Tenho que ver em breve. Deve ser um filme que nos toca e nos faz refletir sobre vários temas, sobre nós mesmos e as nossas vidas. Gosto de filmes assim.

    Gostei da dica, Jeni.

    :*

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  34. Já tinham me falado desse filme e eu fiquei super interessada nela. Fiquei ainda mais com o seu post.
    Esses filmes que me fazem refletir sobre o mundo, eu mesma e a minha vida são muito proveitosos, porque me tiram da zona de conforto, me colocam à prova.
    Gostei demais da sua dica.

    Beijo, Jeni!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  35. Estou precisada de filmes assim, apesar de que ando com uma preguicinha de assistir qualquer coisa, rs. Obrigada pela dica!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  36. Já ouvi muito sobre esse filme, adorei o Gael(liiiiindo demais),sem contar que Che foi o cara!
    Beiijos:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Amei a dica de filme,vou procurar ele,esse ator é aquele de cartas pra julieta ou eu estou ficando louca?
    beijos

    ResponderExcluir
  38. Já assisti esse filme, é ótimo, eu amei muito ele.
    ps: seu blog é uma lindeza to seguindo

    itregina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Jé, agora que você me lembrou: eu não cheguei a terminar esse filme.
    assisti uma vez na faculdade [tem um cinezinho],mas não peguei o final [tinha aula nesse dia] :O
    preciso concluí-lo
    Emilie Escreve~

    ResponderExcluir
  40. Sabe que eu não fazia ideia de que esse filme tratasse disso? Mania de não ler a sinopse, haha. Mas bah, agora me interessei pra caramba. Não conheço muito a história do Guevara, mas com certeza vou assistir a esse filme e pesquisar um pouquinho.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  41. É um absurdo: nunca vi esse filme. Acho a trajetória de Che Guevara interessantíssima. Preciso assistir para finalmente descobrir se deram uma exagerada no filme haha E as paisagens devem ser de tirar o fôlego.

    ResponderExcluir
  42. Ainda não assisti ao filme, acredita? Apesar de já ter tido vontade e curiosidade, ainda não tive oportunidade e nem uma vontade tãão grande ao ponto de baixar, alugar, comprar, essas coisas, rs.
    Beijooo!
    Adorei o post:D

    ResponderExcluir
  43. Gael García Bernal. Só isso. KKKKKKKKKKKKK
    E abri meu site novo: www.discipulosdepeterpan.com.br

    ResponderExcluir
  44. Não conhecia o filme, mas parece muito bom. Não sou muito de assistir, mas acho bem legal, esses que trazem reflexão.

    ResponderExcluir
  45. Nossa, esse post me deixou realmente nostálgico. A primeira vez que assisti Diários de Motocicleta, foi em uma aula de Geografia na 7ª série do Ensino Fundamental, quando eu morava na minha cidade natal. Depois assisti mais uma vez em casa (porque não prestei atenção na aula e precisava fazer um trabalho sobre, haha!). Mas quando fecho os olhos e procuro em alguma gaveta velha da minha memória recordações do filme, tudo que vem à tona foi o que você escreveu no antepenúltimo parágrafo, sobre o filme nos fazer refletir sobre nosso aprendizado aqui na Terra, sobre a nossa missão como seres humanos, e ainda nos ensina a amadurecer, de certa forma.

    Adorei o post, bom final de semana! Beijo!

    ResponderExcluir
  46. Amo esses filmes que trazem uma reflexão por mínima que seja para as nossas vidas. Amei o modo como você falou sobre o filme, e confesso que fiquei tentada a assisti-lo, haha!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in