Destaques

24 agosto 2012

Resenha - A culpa é das estrelas

Nome:A culpa é das estrelas
Original: The fault in out stars
Autor(a): John Green 
Editora: Intrínseca  
Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Mais uma resenha difícil de escrever por se tratar de um livro que não só supriu as expectativas que tinha, ele as superou maravilhosamente, intensamente e me emocionou mais do que o esperado.

Hazel tem câncer desde os 13 anos, a partir do diagnóstico ela entende que sua vida só está sendo prolongada através de tratamentos e medicamentos. Certo dia, depois de relutar um pouco com sua mãe por não querer ir, ela vai ao Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, e lá conhece Augustus Waters. Sim, foi uma reviravolta, não do jeito que todos pensam que é, os dois são muito diferentes mas acabam vivendo o seu infinito limitado romance.

É basicamente isso, o enredo sobre uma menina com câncer desde pequena, hoje com dezesseis anos e sabendo que irá morrer a qualquer momento quando conhece Augustus, o tipo atlético que tinha tudo para ignorá-la mas que se vê fascinado por ela e juntos eles constroem um romance singelo, lindo e tocante. A diferença em John Green é que Hazel não é uma menina com câncer lamentando-se de ter câncer, ela tem consciência da sua doença, tem consciência da morte e o que ela pode estar perdendo; Hazel é diferente, pensa e age diferente. Augustus não é tão inteligente quanto ela, mas é igualmente diferente em como ele lida com um câncer (sim, ele também tem um, que aliás, o amputou de uma perna).

O medo do esquecimento é outra coisa, o medo de não ser capaz de dar a minha vida em troca de nada. Se você não vive uma vida a serviço de um bem maior, precisa pelo menos morrer uma morte a serviço de um bem maior, sabe? E eu tenho medo de não ter nem uma vida nem uma morte que signifique alguma coisa.
Não vou contar mais nada do enredo, nem sei como posso transcrever aqui o que foi a leitura de A culpa é das estrelas. Fiquei com medo de não achar tão bom quanto li em vários outros blogs que o resenharam. Mas sim, o livro é único. A leitura foi rápida, mas ainda estou e vou estar algum tempo, digerindo tudo que li, tudo que aprendi e refleti com ele. Pode não mudar minha vida, mas esse livro com certeza mudou alguma coisa em mim.

A tristeza não nos muda, Hazel. Ela nos revela.

Nunca tinha lido um livro com pessoas com câncer e um romance no meio, mas pelo que li nele, esse romance é diferente, é mais cru, mais real, não traz aquela imagem rotulada e 'santificada' de crianças e adolescentes com câncer, sendo 24h pessoas boas, 'lutadoras' e por sofrerem muito, terem uma conduta perfeita frente ao estado em que se encontram.

A narrativa é feita em primeira pessoa, conhecemos a história através da ótica de Hazel, mas os personagens secundárias não são deixados de lado, não se tornam personagens superficiais. O trabalho da Intrínseca está perfeito, não encontrei erros ortográficos nem nada que atrapalhasse a leitura. E o comentário de Markus Susak, autor de A menina que roubava livros, na capa,  é mesmo perfeito: "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais".

No mais, só posso dizer que essa resenha não traz nem terça parte do que foi a leitura de A culpa é das estrelas para mim. Recomendo e muito. O livro se tornou um dos meus favoritos, os personagens ficarão marcados em mim e suspeito que John Green poderá se tornar um dos meus autores favoritos também.

Comentários via Facebook

65 comentários:

  1. A culpa das Estrelas com certeza está na lista dos meus desejados! Li a resenha acima e fiquei com mais vontade de ler! Ainda não surgiu oportunidade, mas assim que der, compro ele!

    Beijos
    Lucas
    http://ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não havia lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas como tenho acompanhado alguns tweets de pessoas o lendo, estava curiosa. E sua resenha só me animou, comprarei em breve. Aliás, até me lembrou um filme, mas não me recordo do nome. Enfim...

    Beijo, Jenny!

    ResponderExcluir
  3. Acho que deve ser um livro bom. Já tinha escutado e visto em algumas livrarias mas nem a sinopse não tinha lido. A resenha ficou muito boa!
    Beijos,Bia
    http://biiamuller.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido falar sobre o livro, mas o sua resenha me deixou cheia de vontade de ler. Não me parece aquele enredo clichê que é tratado em metade dos livros por aí. Eu quero muito lê-lo.
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Vou parar de ler resenhas desse livro, é serio.
    Todos só eleogiam e eu ainda continuo sem ler, parabéns pela resenha incrivel.

    ResponderExcluir
  6. Ownn' esse livro deve ser muito fofo e ao mesmo tempo tocante. Gosto de histórias assim, sabe? Histórias realistas mais ao mesmo tempo "sonhadoras", se é que você me entende. O livro me lembrou aquele filme com a Cameron Diaz, Uma prova de amor. Beijos e ótimo findi pra você Jeniffer <3

    ResponderExcluir
  7. Estou vendo ótimos comentários sobre esse livro. Não compraria...porque estou com muitos livros para ler...caso ganhe em alguma promo...lerei sem traumas!^^
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Hm, muito bom! Esse é o tipo de livro que eu provavelmente passaria direto numa livraria, infelizmente ainda caio no erro de julgar certos livros antes de lê-los. Se bem que todo mundo faz isso né, senão só compraríamos livros nada a ver com a gente hehe
    Mas vou ver se arrumo pra ler, a história parece ser boa, e apesar de dramas assim me deixarem um pouco triste, o objetivo de um bom livro é justamente nos evocar sentimentos. Depois digo o que achei :)

    Eu normalmente não divulgo em comentários, mas tô fazendo um sorteio de um livro pelo aniversário do blog, e se comentar lá já está concorrendo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Ganhei esse livro do meu gerente lá da livraria. Um amigo meu já está terminando de lê-lo e me confirmou que chorou em momentos diversos do livro. Imagine minha expectativa para tal. Estou na ansiedade. Toda resenha que leio fala muito bem dele.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Jeh, tudo bem? A Culpa das Estrelas é maravilhoso não? Eu nem sei o que falar mais dele de tão lindo, profundo, feliz, triste... ah a lista é interminável, haha.
    O melhor dele é que não é um livro necessariamente sobre câncer, mas sobre duas pessoas que se apaixonam. John quis mostrar que adolescentes com câncer não eram desastres ambulantes.
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. ESTE LIVRO ESTÁ NA MINHA LISTA!
    Eu já disse isso num blog e torno a dizer: Eu já gosto do John sem ter lido os livros dele! Eu li sua resenha e adorei! Já tinha lido outras ótimas resenhas deste livro, e cada vez que vejo alguém maravilhada com esta história, eu digo pra mim: Logo será minha vez de ficar apaixonada por este livro. Parece precipitado dizer isso? Mas não é! Eu tenho sexto sentido literário.
    Amei o post.

    ResponderExcluir
  12. Lindíssimo. O tema,a resenha,o próprio título. De verdade o título foi algo que me ganhou logo de cara. Lendo todos os seus elogios só posso dizer que estou muito curiosa pra conhecer o livro também!
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua resenha, você não sabe como eu fiquei feliz que a Intrínseca trouxe para nós os livros do John Green, eu só tinha lido Quem é você, Alsaca? e amado muito por que é um livro excelente. Eu ainda não li A culpa é das estrelas, por que é meio que uma punição e um estimulo para mim ler os livros que eu tenho pela metade, mas já imagino que a leitura vai ser assim também, tocante.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu tenho uma certa atração por histórias dramáticas e essa parece ser perfeita pra mim :x Lembro do clima do filme Uma Prova de Amor, que é sobre uma garota com câncer também, já viu? Gostei da sua resenha e o meu interesse aumentou ainda mais >.<
    Até a próxima ;*

    ResponderExcluir
  15. Parece ser lindoo, mas a história parece triste, não gosto de histórias que me façam chorar kkk
    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Com certeza vou ler esse livro. Adoro romances e nunca vi contexto parecido! Beijinhos!!!

    (clique no meu perfil para entrar no meu blog)

    ResponderExcluir
  17. Quero muito esse livro, a impressão que eu tenho é que ele é muito tocante. Espero poder ler logo!
    Beijos, Juh - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  18. Olá, você recebeu um meme la em meu blog
    luanycomy.blogspot.com.br

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. desde a primeira vista tive receio sobre o livro, pelo simples fato de nunca ter lido um livro deste tipo, de pessoas com cancer e etc...
    Mais em tantas e tantas resenhas que vi dele por ai, percebi que em si é um boa leitura ... mas pena que o final seja triste não é mesmo :/
    adorei sua resenha mimi
    www.leitorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
  20. Legal que eu passei outras leituras na frente dele (idiota eu) e agora que vou ficar disponível, minha irmã vai viajar com ele. Sério, é tanto marketing com esse livro que estou ansiosisima!

    ResponderExcluir
  21. Já tinha visto uma resenha desse livro mas não prestei muita atenção. Parece ser, tipo, muito bom.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos,
    menina-do-sol . blogspot . com

    ResponderExcluir
  22. Já comentei em várias resenhas desse livro só hoje, e posso dizer que todas, todinhas eram só elogios e palavras que não conseguiam exprimir tudo o que sentiram ao ler esse livro maravilhoso.
    A história de Hazel é Gus é algo que pode, sim, mudar nossas vidas. Acho que, perceptivelmente pode ser que nada mude, mas lá dentro, aquele subconsciente que dá valor aos dias, muda e começa a dar mais valor. Deu pra entender, rs?
    Esse livro é lindo, não tem como não recomendar. E quero ler mais de uma vez ainda ^^
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  23. Oi, querida.

    Esse livro está sendo bastante comentado. E a história é mesmo muito linda. Acho que vou chorar quando lê-lo. Tomara que ele entre para a minha lista de favoritos também. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  24. Já vi muuuuuuuita gente falando desse livro e cada vez tenho mais vontade de ler.. esse ano já to com uma lista e com o tempo escasso acho que só vai dar pra ler esses que já estão aqui :( livro é muito viciante né? comprar livros também! hahah adorei esse layout e o topo! muito lindo gente hahah
    Beijos,

    http://tubaiina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. caramba,ouço tanto falar desse livro!!!! preciso comprá-lo! mesmo,de qualquer jeito!
    Emilie Escreve | Fanpage | @blogabs

    ResponderExcluir
  26. Adorei sua resenha, mais uma que eu leio e que só me faz mais querer ler esse livro, só to esperando o dinheiro pra poder comprar *vida de pobre não é fácil*

    ResponderExcluir
  27. Sabe aqueles livros que simplesmente pela capa nos cativa, este foi um deles, quando bati meus olhos nesta simples capa azul com nuvens pretas e brancas, senti que este livro era especial, quero muito poder lê-lo, este posso realmente afirmar que é um leitura da minha lista, e que em breve estarei resenhando-o no Acesso Permitido, nunca li uma resenha que me cativasse tanto, é perfeito, a história de Hazel deve ser linda demais!

    Acesso Permitido

    ResponderExcluir
  28. amei a resenha, nossa esse livro é muito perfeito, já tinha visto outras resenhas e todas aumentando meu desejo por ler esse livro. também nunca li livros de pessoas com câncer que tem um romance pelo meio da historia
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Eu amei a sua resenha, ela ficou muito boa e eu acho que nós temos quase a mesma opinião sobre este livro haha. Esse livro definitivamente foi muito importante para mim e achei que o John Green escreve muito bem, estou ansiosa para poder ler outro livro dele.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Li várias resenhas desse livro e todas assim, super positivas. Fiquei com uma super vontade de ler, mas vai ficar para o ano que vem, tenho que priorizar outros livros no momento. Ótima resenha Jen, uma das melhores!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  31. Poxa, eu gosto bastante de leituras assim, e só por essa frase: "A tristeza não nos muda, Hazel. Ela nos revela.", fiquei mais que curiosíssima!

    http://shake-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Estou com receio de ler esse livro por se tratar de um tema delicado com o câncer, mas estou curiosa para saber o que vai acontecer e claro aprender muito com esse livro, que me parece ótimo.
    Estou com ele aqui em casa, quando eu sentir muita vontade de o ler irei e tenho quase certeza que vou me fazer um rio aqui em casa de tanto chorar.

    Beijos Bruna.
    Sweet Shyness

    ResponderExcluir
  33. A diagramação desse livro é liiiindona, e até hj nunca vi uma resenha negativa!
    Quero ler! *-*

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  34. Aaaaaaaaaaaa como eu necessito deste livro logo gente!! Vou correr com a minha listinha de espera!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Acho que um livro que aborda temas como cancêr, alzaimer e entre outros sempre chama a minha atenção.
    Não tive oportunidade de ler, mas pela sua resenha posso afirmar que vou pensar em comprar quando for em alguma livraria.
    Escolha do Próximo livro para resenha.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  36. Faz tempo já que estou querendo ler esse livro,justamente pela quantidade de resenhas maravilhosas que li a respeito dele, e com a sua não foi diferente,me deixou mais curiosa quanto as outras!O livro parece realmente incrível.

    beijos!

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. ESSE LIVRO. MUITOS FEELS E LÁGRIMAS.

    ResponderExcluir
  38. Me segui tó te seguindo, http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Já li esse livro muito bom. soube resumir de uma bela forma o que se passa e o que nos passa esse livro.

    ResponderExcluir
  40. Oie Jenny
    ACEDE é um dos meus favoritos, assim como Quem é você, Alasca? do mesmo autor. Sò posso dizer que Jonh sabe mexer com as nossas emoções!!!
    Ótima resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  41. Estou louca querendo ler esse livro, parece ser muito incrível! A sua resenha está perfeita!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  42. Ai, tá todo mundo dizendo que esse livro entrou para a categoria dos favoritos. <3 Chega a dar dó no coração olhar no Submarino e não comprar. ):

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  43. Já tinha lido uma resenha desse livro, também igualmente positiva. Você escreve bem, e sua resenha me deu vontade de ler o livro ;3

    Beijinhos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  44. Tenho bastante receio de ler livros com tal temática. As vezes acho que certos autores se utilizam do câncer apenas para derramar lágrimas e escrever uma história de amor bonitinha, isso me deixa revoltada.
    No entanto, acredito que existem exceções. E pela sua resenho acho que este livro pode ser uma dessas exceções. =D

    Beijo.

    P.S.: Não sei se já leu um livro chamado "Como viver eternamente". Se não leu, indico. Tem o mesmo tema e também é muito bom.

    ResponderExcluir
  45. <3 Fico muito feliz que tenha gostado! Eu fico feliz quando leio uma resenha positiva assim sobre um livro que eu amo tanto. É difícil mesmo escrever resenha sobre esse livro, eu sofri bastante! É um livro que me marcou tanto que eu quero que o mundo leia haha.

    ResponderExcluir
  46. Eu estou DESESPERADA por esse livro!!!!! Isso é normal?

    ResponderExcluir
  47. Omg que linda história ; D, vou correr e vr se tm aq na minha cidad!
    gosta de rock? entao acessa rockdeverdadeeatitude.blogspot.com/ comenta e se gostar siga!bj

    ResponderExcluir
  48. Gostei da sinopse, o livro parace ser triste, mas com um ar todo diferente e de esperança.
    Beiijos:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Oi, Jeniffer!
    Preciso muuuuuito ler esse livro, quero entender porque todo mundo é apaixonado por ele!

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  50. O livro deve ser emocionante, já que fala de amor que surge já num momento tão difícil. Nunca li algo do tipo mas quero muito ler.

    ResponderExcluir
  51. Estou com esse livro em mãos e queria tanto lê-lo! Pena que darei de presente! Mas a história é simplesmente cativante! Fiquei morrendo de vontade de ler depois da sua resenha! E a capa do livro também é linda, dá ainda mais vontade de ler. hahaha

    Beijão!

    ResponderExcluir
  52. Realmente, o livro deve ser maravilhoso pela forma como você descreveu. Eu já tinha ouvido falar do título, mas nunca do enredo. Não sabia do que se tratava, mas acabei me surpreendendo. Já imaginava que o livro era lindo só pelo título e agora que eu li sua resenha estou de queixo caído! Quero muito ler! hahaha
    Beijos, Xiricutico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. impossível não se apaixonar pelo Gus, pela Hazel, e, sobretudo, pelo Green!
    candidato a favorito do ano <3
    leitura linda, leve e com gosto de queromais!

    que venha mais john pela intriseca, PFV!

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  54. Hey Jen
    Eu ia comprar esse livro, mas como estava com preguiça de ir até o shopping da minha cidade.. resolvi tentar nas Americanas mas não tinha :(
    anyway

    Adorei sua resenha, e estou no humor para um livro assim HAHA faz teempo que não choro lendo.

    beijos e bom domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  55. Oie Jeniffer ;D Desculpe a ausencia nas ultima semanas para a correria anda grande.

    Não comprei este livro na Bienal e me arrependi horrores, tanto que comprei ele agora kkkkkk

    A história parece ser linda demais e já pré-sinto que vou chorar muito.

    Linda a sua resenha! Adorei =D

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  56. Ei Jenn!

    AH, estou maluca para ler esse livro! Acho que um livro não pode ser mais perfeito do que quando consegue nos emocionar e passar coisas boas, que mudam algo dentre de nós.
    E sinto que será assim comigo também quando eu ler A Culpa é das Estrelas! Não resisti e encomendei o livro *.* haha

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  57. Oi!
    Eu ganhei esse livro e espero lê-lo brevemente, até porque a pilha de livros está enorme. Espero não me decepcionar com a leitura e curti bastante assim como você.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  58. Jeniffer, adorei a resenha, é muito bom ler uma resenha de um livro que gostou muito e que foi além das espectativas :* beijinhooos amiga :D

    http://deborah-alana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  59. Até agora só li coisas boas sobre esse livro. Achei bem interessante o autor mostrar as pessoas que tem câncer de forma verdadeira, sem aquela idealização e santificação. Quero muito ler! *-*

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  60. Quero muito esse livro. Acho que John Green se consagrou como aquele autor que não precisa publicar 3 livros por ano para se consagrar. Basta uma história, ele consegue arrebatar conosco.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  61. Oi Jeni, eu adorei a resenha! Toda vez que leio algo sobre esse livro fico morrendo de cuirosidade de poder ler também. Adoro livros que são cheios de emoção e perseverança, e esse parece ser exatamente assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  62. Oi, adorei tua resenha.
    Realmente o livro deve ser emocionante. Estou louca para ler pois é um tema que muitas vezes faz parte da vidada gente né.

    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  63. Já vi algumas resenhas desse livro e a cada um fico com mais vontade de ler. Acho que história linda já e exemplo de que não devemos nos deixar vencer por coisas bobas, porque tem gente que sobrevive a coisas piores.

    Beijos Jeniffer

    ResponderExcluir
  64. Me diga uma coisa, tem quem não tenha se emocionado com esse livro? Todas as resenhas que eu li todo mundo diz que se emocionou e que superou as expectativas. Eu to aqui ansiosa para ler o livro *-*
    Nunca li um livro com esse tema também.

    Beijos :*
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  65. Quero tanto esse livro, sério! Ele estava por R$16 semana passada no submarino e eu pobre sem poder comprar hahahah. Acho que só vou ler A culpa é das estrelas ano que vem, já que eu prometi que não vou comprar mais livros esse ano :p
    Na minha sala várias meninas já leram o livro e isso só aumenta ainda mais minha vontade mimimi
    Sei bem como é isso de não conseguir falar sobre um livro que gostamos muito, mas mesmo assim eu gostei da sua resenha!

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in