Destaques

15 julho 2012

Resenha - Marina

Nome: Marina
Autor(a): Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Onde comprar: Submarino - Saraiva - Lojas Americanas
Sinopse:  Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos. Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro.

Marina foi o primeiro livro do projeto Os livros viajantes que recebi e vou resenhar. Não sei se quem acompanha o blog desde o começo do ano lembra do projeto, mas consiste basicamente em trocar livros entre as quatro integrantes do projeto (Eu, Jade, Thamires e Anne) e escrever resenhas sobre eles. Como Marina já tinha passado pelas mãos das outras três, nada melhor do que também me enviarem para eu ler. E foi uma ótima oportunidade de conhecer uma obra tão linda e interessante como é Marina.

Marina é um suspense que só é suspense em algumas partes do livro, pelo menos foi pra mim. Óscar estuda num internato e toda vez que pode, sai pelas ruas de Barcelona simplesmente por gostar da arquitetura de alguns casarões e numa dessas saídas, se interessa por uma mansão aparentemente abandonada, onde toca uma música que o faz adentrar para essa mansão. Depois de um incidente com ele levando um relógio do dono da mansão, ele volta até lá e acaba conhecendo a encantadora Marina. Assim, uma amizade surge e junto com ela, um mistério também.

A sinopse desse livro já diz muito sobre ele, então vou parar de descrever a estória e falar mais sobre minha opinião do livro. Marina antes pra mim era um livro interessante por eu ter lido algumas resenhas sobre ele e entre elas vários elogios. A experiência de lê-lo foi curiosa. Em algumas partes da leitura eu me via assustada pelos descobrimentos de Marina e Óscar em relação a viúva misteriosa e toda a estória em volta dela, outras vezes me via encantada pelo sentimento de Óscar e as cenas dele com Marina.

O livro te envolve de uma maneira que você não quer parar de ler nem por um momento. Eu fui mais forte e parei a leitura no meio do livro, mas a estória martelava em minha cabeça e a curiosidade em querer saber o desfecho de toda a trama era latente. Preciso destacar a narrativa de Carlos Ruiz que não é nada simples, chega a ser poética, brilhante e nos dá uma visão mais detalhada sobre toda a estória.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Óscar, e eu não vi limitações na narrativa por isso. Por vezes temos relatos de outras pessoas na leitura. As páginas são amareladas, letras pequenas sim mas nada que incomode a leitura e não encontrei erros ortográficos no livro. Só fiquei perdida na leitura quando era citada cidades, ruas ou algo sobre Barcelona, não conheço nada de lá, mas não foi um grande empecilho pra entender a trama.

Ler Marina foi encantador de uma forma geral, amei a narrativa do autor e espero poder ler mais livros dele. Agora é esperar o próximo livro que trocarei com alguma das meninas ♥


Comentários via Facebook

43 comentários:

  1. Que projeto interessante, adorei a idéia.
    Eu amei Marina, e fiquei encantada com a forma do autor de conduzir a história, adicionei todos os livros dele a minha lista de desejado.
    Eu adoro histórias narradas por garotas, e o Oscar me conquistou, fiquei um pouco arrepiada com a história da viúva, tão trágica.
    Foi uma das melhores leituras do ano, para mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oii, assim como você eu já vi várias resenhas e posts sobre esse livro, confesso que ainda não sei bem o que sinto pelo livro, acho-o interessante, mas não a ponto de comprar. Curioso, mas não sei se ficaria empolgada com a leitura. Ainda assim gostei dos detalhes do livro, dos personagens que tanto você como a sinopse mencionam e da ideia de descobrir um pouco mais sobre Barcelona.
    Ótima resenha e adorei o projeto que você fez! Super legal!
    Ah, dá uma passadinha lá no blog? Tem posts novos.
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros com narrativa poética, além de ter história, colabora em um entendimento mais pessoal e profundo.

    ResponderExcluir
  4. Já ouvir falar desse livro, e um dia quase compro, mas deixei para comprar os que estavam no topo da lista ;)

    Que bom que gostou. A sinopse é interessante, mas não sei se me agrada muito esse tipo de leitura. Mas gostei da sua resenha ^^

    Bjs, Laila.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia do que se tratava esse livro, só conhecia por ver em livrarias mesmo. Gostei dessa coisa da mulher de preto no cemitério!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser ótimo ! ;#
    mais eu nem curto muito ler esse tipo de livro , hoho ><'
    ;# ..Seguindo aqui , Segue ? :
    Teenhere.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei o livro e ele chegou ontem pra mim *-*
    Estou muito curiosa para conhecer a narrativa de Zafón, que como vc disse, é muito elogiada.

    Achei que o livro fosse maior, mas ele é fininho.
    Adoro estas histórias "poéticas", elas aquecem a leitura, deixa tudo mais mágico rs.

    Bem, eu também não conheço Barcelona, infelizmente hauhauhauhauahuahuah

    Adorei o projeto. Já pensei em fazer isso, mas acabo trocando livros com uma amiga só. Aliás, trocando não, emprestando hahahaha

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu estou DOIDA querendo ler esse livro. Primeiro porque eu quero muito conhecer a narrativa do Zafón, que parece ser incrível. Segundo porque esse enredo me conquistou. *o*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto falar desse livro, mas nunca parei para ler na capa ou nada do tipo. De primeira não chamou-me a atenção, mas depois dessa resenha fiquei super curiosa. Principalmente a respeito do projeto que o envolve. Está muito boa a resenha! Gosto muito daqui!
    bjus

    ResponderExcluir
  10. olá :]
    Eu não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas quando envolve suspense me interesso logo (mesmo que pela sua resenha, você tenha dito que exista suspense só em determinadas partes do livro) parece interessante a história.
    beijo,
    wan

    ResponderExcluir
  11. Barcelona, mistério e amor, que tudo *-*
    Quero ler e já ><

    ResponderExcluir
  12. oi querida,
    Carlos Ruiz Zafon é um dos meus escritores preferidos, já li todos dele. Marina é um dos preferidos. É curtinho mas muito bom! Adorei a resenha.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante a sua resenha..
    O livro pareceu ser ótimo; gosto de livros de suspense, e pelo o que você disse, este parece ser um suspense ótimo!
    Vou anotar para ler futuramente..
    Gostei, muito legal! :DD

    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Muitoo show sua resenha!Quero muito ler esse livro. Vejo várias resenhas em blogs amigos dizendo que essa obra é muito bom! Adorooo...e fico ansiosa!

    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Jeniffer, como você está?
    Adoro esses tipos de projetos de trocas de livros. Minha mãe é completamente contra eu ficar comprando livros que só eu vou ler. Ela me ensinou, desde pequena, que os livros tem que ser compartilhados.
    Gostei bastante da sua resenha. Vou procurar o livro e ler.
    Beijos, tenham uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  16. Só vejo coisas boas desse livro. Com certeza é um que anseio muito ler.

    E achei bem legal esse projeto de vocês.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar desse livro até hoje a tarde quando vi uma resenha dele no blog de uma amiga e por coincidência cheguei aqui e me deparei com essa resenha. Enfim, a alguns meses atrás eu não teria nem cogitado a ideia de ler esse livro, mas como eu estou em um momento de paixão por livros de suspense, fiquei com vontade de lê-lo. Me pareceu bem bonzinho rs

    ResponderExcluir
  18. Comecei a ler esse livro na Saraiva e agora o comprei para continuar a lê-lo. Pelas poucas páginas que li, ele é realmente muito bom! Alguns trechos me dão saudades de Barcelona ♥

    Até agora, só li resenhas positivas em relação a ele também! Impossível ser o contrário!

    Beijos,

    Raíssa
    @raissa_rossi
    http://pensamentos-aereos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!!

    Estou com esse livro aqui em casa.
    Apesar de não ser fã do autor, tenho acompanhado seus livros já lançados aqui no Brasil. -rs

    Foi até bom ler sua resenha, acho que o livro não irá me decepcionar como o jogo do anjo. :T

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. que interessante esse projeto, a ideia é super bacana.
    Devo dizer que nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me interessei bastante, primeiro pelo lugar que ele se passa, Barcelona, e segundo por tudo começar com uma casa antiga, todo livro de suspense que começa assim - que eu já li - é muito bom.

    Beijos
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia om livro ainda, mas achei este livro bem legal pela sua resenha. Fiquei curiosa pela história de Marina e de Oscar, se tiver a oportunidade com certeza lerei.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Parece ser um história bem envolvente e ao mesmo tempo um pouco tensa demais! Me deu vontade de ler! ... Meu outro lado me disse isto! kkkkkkkk ~le trocadilho~

    Acesso Permitido.

    Projeto Discipulando.

    Ministério Tribus de Teatro.

    ResponderExcluir
  23. Olá Jeniffer!
    Recentemente terminei de ler A Sombra do Vento e desde então venho apaixonada pela escrita do autor. Ele escreve de uma forma tão bem, que nos envolve tanto que a vontade é de entrar dentro do livro. Pelo menos comigo foi assim, rs.
    Quanto a Marina, já li algumas resenhas e tenho uma certa curiosidade sobre esse livro. Quero lê-lo o quanto antes, só me falta dindin, pois as obras do autor são um pouco caras, rs. $_$ Ótima resenha!

    Beijos e boa semana!
    http://mapetiit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu adorei o projeto, é uma ideia muito boa e interessante. E eu morro de vontade de ler este livro, sou muito curiosa para conhecer a narrativa deste autor, só vi elogios para ela até agora. E eu amei a sua resenha, você escreve muito bem.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie Jennifer!
    Já tinha visto resenhas positivas e negativas sobre esse livro, mas nunca me interessei realmente. Talvez seja a capa, ou talvez seja a sinopse mesmo. Mas confesso que fiquei um pouco curiosa pra saber qual é o mistério...

    Bjs,
    Ariane;)

    PS: Desculpe a demora pra responder o comentário!

    ResponderExcluir
  26. Uma amiga chamada Marina ganhou esse livro de presente no amigo secreto, haha. Eu tava louca pra pedir emprestado pra ela, mas ela está lendo (e gostando muito, pelo que me conta!) e ainda não terminou. Sua resenha só me deixou com mais vontade ainda.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  27. Estou com o livro aqui, mas vai ser um dos últimos da minha lista infelizmente... Fiquei louca pra ler esse livro, e finalmente o comprei e claro, estou curiosa para começar a leitura!
    Ótima resenha!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  28. Tenho curiosidade para ler algum livro dele, mas talvez não comece por este, se bem que minha cunhada tem ele, acho que vou pegar emprestado... kkkk
    --

    PS: Fora de contexto: Se meu livro não tivesse alguns erros que deixei escapar, proporia uma parceria com você... Deixarei para quando eu corrigir tudo... rs

    ResponderExcluir
  29. Acho esse livro super fofo por causa dessa capa. Já vi a indicação do livro numa revista e achei interessante!

    Que bom que vc gostou da playlist! aquela música é mesmo ótima!
    bjs
    http://blogtrashrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha, não conhecia esse livro não. Apaixonante essa capa!
    @awnste http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  31. AAin, adooro histórias assim! Curti muito a resenha e fiquei com bastante vontade de ler o livro! XD
    Livros de mistérios e descobertas são meus preferidos..\Õ/

    Beeijo fofa
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  32. amei a resenha, nossa eu amo livros de folhas amarelas.
    achei esse livro muito bom, eu acho que já vi ele não sei onde mais já vi,tomara que alguém que eu conheça tenha pra me emprestar hihi
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Eu ia pegar esse para ler em um mês do DL, mas não o fiz. Acabo de me arrepender. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  34. Oie Jenny
    amei o novo layout, a ammy lá em cima (pelo menos eu acho que é a ammy hahah)
    Tenho esse livro faz um tempo, e não tive oportunidade de ler
    eu li O prisioneiro do Céu do mesmo autor, e adorei a narrativa.
    Gosto de livros narrados em primeira pessoa, e tenho certeza que ire´gostar desse
    bjos

    ResponderExcluir
  35. Mistério, hum. Sou tão curiosa , que deu até muita vontade de ler!

    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  36. Eu vi esse livro e não comprei porque achei que não fosse gostar, mas agora me arrependi ç.ç KKK
    Comprarei, sem falta u-u


    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/
    Dando uma de babá no: http://the-mandie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Jeniffer, ameeei esse livro, li emprestado de uma amiga, muito bom, adorei, é o tipo de livro que me fascina, o suspense dele... amei :) beijinhoos

    ResponderExcluir
  38. Sou hater desse livro. Ponto.
    Tentei ler na maior boa vontade, mas achei tão absurdo HAHAHa Cheguei ao final detestando e jurando que nunca mais ia ler nada de Záfon.
    Acho que a única coisa positiva foi justamente o que você não curtiu muito, que é a descrição pesada sobre Barcelona.
    Detestei Marina e Oscar. O livro seria melhor se fosse só sobre o Kolvenik, embora o Messianismo dos esgotos de Praga tenha sido outro absurdo dentre os grandes absurdos.

    ResponderExcluir
  39. Eu gostei desse livro desde a primeira vez que vi. QUASE comprei ele umas três vezes, mas sempre acaba ficando para a próxima. Sua resenha me fez desejar novamente ler esse livro!

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Olá!

    Ainda não tinha lido nada sobre este livro, mas já tinha visto-o na livraria e fiquei interessada a lê-lo. E lendo agora as suas impressões, eu fiquei com ainda mais vontade de ler. Parece ser mesmo muito bom, ainda mais com esse mistério todo por trás.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Estou lendo esse livro mas ainda não me correspondeu as expectativas mais vou continuar =D Gostei da resenha =D
    beijos
    http://umceudeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Ah Marina...
    Esse livro é mesmo um encanto, Zafón é um poeta que escreve prosa. O jeito como ele descreve Barcelona por exemplo? Fico morta de vontade de conhecer a cidade que permeia as histórias de Marina, A Sombra do Vento e o Jogo do Anjo, quase como uma personagem dos livros.
    Zafón é um dos meus autores preferido e realmente amo como as histórias dele vão do romance até o suspense, ganhando pessoas de qualquer idade.
    Amei a resenha, e concordo que a narrativa do autor é brilhante. *_*
    Beijo.

    ResponderExcluir
  43. Comecei a ler a resenha algum tempo atras que vc fez, mas só hoje pude ler com calma para comentar, e fiquei muito feliz de saber que tu gostou do autor tanto quanto!

    Esse livro é muito especial, já que foi um presente de uma TDBloguete que fez de tudo para mandar ele, então acho que senti esse apego e a historia e a forma do autor de escrever me identificar o porque gosto tanto de ler!

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in