Destaques

26 julho 2012

Livro + Filme: Orgulho e Preconceito

Faz muito tempo que não escrevo nessa tag Livro + Filme, o ultimo post foi em Março! Mas enfim pude voltar aqui com um livro e um filme que acho que uma parcela grande dos leitores daqui podem ter lido ou visto, mas que mesmo assim tive vontade de postar sobre, por que gostei muito. Não vou escrever uma resenha completa de cada um se não o post ficará enorme, nessa tag decidi escrever mais um comentário sobre cada um e o que me fez gostar ou não do livro ou do filme.

Livro
Editora: Coleção Saraiva de Bolso
Autor(a): Jane Austen
Onde comprar: Saraiva - Lojas Americanas - Submarino
Sinopse: A jovem Elizabeth Bennet , que se julga desprezada por Darcy , jovem rico e orgulhoso , começa a se interessar pelo belo militar Wickham.Em lugar do simples enredo sentimental , o texto de Austen focaliza uma questão mais complexa em que se misturam a razão , o sentimento de gratidão e suas implicações e , especialmente , a desconfiança com relação às primeiras impressões.

Esse livro foi minha primeira experiência em ler algo de Jane Austen, depois de assistir Amor e Inocência fiquei encantada com a estória dela, fascinada em conhecer mais sobre a tal Jane Austen, a grande escritora de que ouvi falar algumas vezes e pesquisei mais sobre sua vida, desejando ler todas as suas obras. Enfim ganhei esse livro dessa edição em um sorteio de um blog, demorei para ler, mas incentivada por tantos comentários e elogios a Jane Austen decidi não mais adiar e esquecer o receio de não gostar da leitura.
E sim, eu amei a narrativa de Jane, amei a estória de Orgulho e Preconceito, trazendo personagens tão singulares, trazendo assuntos ainda hoje presentes em nossa sociedade, e me identificando com Elizabeth Bennet e suspirando por Mr. Darcy. Enfim eu entendi o que é ler Jane Austen e se encantar com sua obra. Orgulho e Preconceito é um romance histórico, mas nada superficial e muito bem escrito nos fazendo nos envolver na estória e torcendo para que tudo dê certo com as mocinhas e os mocinhos. Podem dizer que é clichê, que é livro pra menininha, como vi por aí, mas achei perfeito. E como disse antes, Jane Austen consegue escrever assuntos atemporais, assim como Machado de Assis.
Leitura rebuscada, romance, algumas intrigas, cenas divertidas e personagens cativantes, é assim que tento resumir Orgulho e Preconceito e agora estou mais incentivada ainda em ler todas as obras de Austen.

Filme

Toda adaptação de livro costuma pecar em algumas partes, seja nos personagens, ou no corte de cenas, enfim. Mas não achei o filme nada ruim. Eu gosto de adaptações por que ver tudo que imaginei, toda a estória moldada pela minha imaginação ali, na tela do cinema ou na minha TV, é muitas vezes algo prazeroso, outras nem tanto, mas assistindo Orgulho e Preconceito com Keira Knightley e Mathew Macfadyen *lindo* consegui visualizar muito bem Elizabeth e Mr. Darcy (Mesmo sabendo de uma outra versão com Colin Firth, que eu imaginei o tempo todo como Mr. Darcy enquanto lia o livro).

Claro que o filme traz um resumo da obra, mas consegui visualizar muito bem as cenas mais importantes do livro no filme e isso me satisfez. Keira interpretou bem Elizabeth e não posso deixar de destacar que Mathew é lindo e como Mr. Darcy ele transmitiu toda a 'frieza' que o personagem demonstra. Os personagens secundários também ganharam destaque comigo, a irmã de Lizze, Jane e Mr. Bingley também foram interpretados bem.



Enfim, o filme não deixou muito a desejar, na minha opinião, claro. Mas recomendo a leitura antes de assistir emao filme; agora quero ler e assistir mais obras de Jane Austen que com certeza se tornou uma das escritoras que admiro e que pretendo conhecer melhor.

E vocês, já conhecem Jane Austen e seus livros? Já viram o filme?

Comentários via Facebook

44 comentários:

  1. Tô com o livro aqui em casa, preciso ler... e esse filme é LINDO DEMAIS *O*

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse livro, é um dos meus romances favoritos e adoro o filme também. Vi uma versão de 1995 que era bem ruim. Quero ver a mini série da BBC para poder comparar com o filme de 2005

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. amei, eu vi esse livro e fiquei com vontade de ler mais ai decidi ler a filha pródiga,me deu vontad ede ver o filme :)
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jeniffer!
    Eu adorei o post. Já tinha ouvido falar do livro e tenho muita vontade em lê-lo.

    Beijos,
    Mih.

    ResponderExcluir
  5. Eu li Orgulho e Preconceito ano passado, tive o maior medo de achar a leitura arrastada, mais não foi nada disso, eu praticamente engoli o livro, de tão bom que é. E é claro que logo quis ver o filme, e apesar de eu não gostar muito de adaptações, mais eu gostei bastante do filme também. E o Collin Firth deve ser um excelente Darcy.
    Eu não sei se você conhece o vlog, produzido pelo irmão do Jonh Green, o Hank, The Lizzie Bennet Diaries que é baseado em Orgulho e Preconceito. É uma adaptação deliciosa de assistir, e viciante, confesso. Está em inglês, mais os primeiros episodios já tem a opção de assistir com legenda em português. E tb já vi gente lá no grupo de facebook, se empenhando em colocar legendas em mais videos.

    Eu to querendo comprar aquela edição que vem com tres livros da autora, mesmo já tendo Orgulho e Preconceito. Tenho aqui Jane Austen - A Vampira, que tem como rival no livro a Charlotte Bronte e para romantico Lord Byron, demais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Pois é, eu aqui preciso muito terminar de ler Orgulho e Preconceito. Nunca cheguei a assistir o filme completo também. Enfim...
    Isabela

    ResponderExcluir
  7. Tô louca pra ler esse livro, sério. Dizem que é muito bom, e todos os posts que vi sobre ele carregava um elogio diferente, beijoo


    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sou louca para ler essa obra e tbm ver o filme. Prefiro sempre os livros, justamente pela maior riqueza de detalhes. Mas, pelo que vi o filme não deixou a deseja e isso é bom. Já vi adaptações vergonhosas pelo cinema de outros. kkk
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já estava super curiosa para ler livros da Jane Austen, agora estou mais ainda! Parece ser perfeito, perfeito e perfeito. E o filme também, aliás, é difícil encontrar filmes de livros que nos satisfaçam, pois a maioria nos decepciona,contraria nossa imaginação.
    Adorei.
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi Jeniffer! :D
    eu lembro que em uma aula de ingles eu tive que ler o livro Orgulho e Preconceito em uma edição especial para estudos (dessas editoras especializadas nisso), e achei muito bacana! mas faz tanto tempo que nem me lembro da história, se eu assistisse hoje o filme seria como se eu nem tivesse lido o livro!
    nunca tinha visto algum post seu dessa tag "livro+filme", achei muito boa a ideia! porém, qdo eu clico na tag não aparece nenhum outro post do assunto (oO)... acho que está dando algum erro, enfim.

    bjs!
    songsweetsong.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gosto muitooo de Jane Austen, adimiro bastante suas obras, e orgulho e preconceito é o meu preferido. Eu assiti o filme umas mil vezes, e nunca canso. O livro eu nunca li, mas estou louca pra ler, inclusive hoje eu estava vendo as edições do site das lojas americanas, um mais lindo que o outro-é, eu tenho quedas por capas de livros, rsrsrs-

    Amei o post ^^

    BJs e boa noite. Laila.

    ResponderExcluir
  12. Jane Austen é incrível. Sério. Orgulho e Preconceito é um dos melhores livros que eu já li! Sua resenha ficou ótima.
    Acho que o filme é umas das melhores adaptações com as quais já lidei. O que é irônico, porque um livro intenso e clássico deveria ser mais complicado adaptar, rs.
    Desculpe pela demora. Como deve saber, estou viajando ¬¬
    beijo.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li o livro, mas já assisti ao filme e adorei! Realmente uma lição de vida, me surpreendeu bastante. Indico com certeza.
    Já disse o quanto adorei a Amy Winehouse no seu cabeçalho?
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu cometi o grave erro de ler Orgulho e Preconceito e Zumbis antes de Orgulho e Preconceito em si, tomei um terro do livro. Enfim, pretendo comprar o Original porque Jane Austen é Jane Austen, né?
    Quando ao filme, ainda não consegui assisti-lo, mas está na minha lista.
    Gostei da indicação e dos comentários :)

    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. morro de vontade de ler o livro, e assistir o filme tbm, sempre escutei falar muito bem da história!

    http://vaidesalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que lindo! Li Orgulho e Preconceito pela primeira vez aos 12 anos, e logo assisti ao filme e a série da BBC. O filme é absurdamente maravilhoso, nunca imaginei que alguma obra cinematográfica poderia ser melhor que o livro. A cena da chuva é tão tocante e a cena final quando os dois estão indo de encontro um do outro, como se o destino estivesse caminhando em direção a você. Enfim, ambos me tocam de maneira absurda e tenho certeza que tanto o livro quanto o filme serão os meus favoritos para sempre. Colin Firth é um Mr. Darcy PERFEITO, a cena do rio é CLÁSSICA. Agora o Matthew é o Mr. Darcy do livro, com toda a arrogância e orgulho, mas depois se torna tão romântico e galanteador.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  17. Acho que eu sou um dos únicos seres humanos da face da Terra que ainda não leram esse livro da Jane Austen. Tive a infelicidade de ler Persuasão e detestei! Não curti a história nem a narrativa da tia Jane. Resultado: MEDO DE MEA AVENTURAR EM QUAQUER OUTRO LIVRO DELA. hahahaha Mas morro de vontade de ler Orgulho e Preconceito! Esse título me instiga! Fora que né, todo mundo fala dele! Quero muito ver o filme também, que pelo o que todo mundo fala (como você), é satisfatório para uma adaptação do livro. Você me deixou morrendo de curiosidade agora! hahaha

    E você, pra mim, é uma das únicas que consegue postar essa overdose de resenhas de livros sem parecer maçante. SIM, sua escritora! hahaha <3

    Amo você, Jenny! Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Parece ser uma história boa, porém vou assistir primeiro o filme. Acho que leituras de aventura me atraem mais, então se eu lê-lo primeiro vou ficar com uma má impressão sobre a história.

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  19. awn deve ser muito bom os dois ♥ fiquei curiosa em vê o filme :D
    bjinhos
    Conversando com a lua

    ResponderExcluir
  20. eu ouvi falar que e´um romance com uma diagramação dificil né rs bem pesado. Mesmo assim tem vontade de le-lo rs
    ja o filme só assisto só depois de ler o livro
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá,não li o livro ainda ,só o filme e gostei bastante ;D
    adorei o seu blog,estou seguindo (:
    se poder retribuir visita ficarei grata!
    beijos.

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Conheço a Jane, meio impossível hoje em dia, não? Mas acredita que não li nenhum livro dela, muito menos assisti algum fime? '-'

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Esse livro, eu começei a ler uma vez, depois fechei.
    Não sei o porque. Acabei deixando a leitura de lado.
    Mas é um bom livro. E sua resenha está de parabéns.
    O filme ainda não assisti.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nada da Jane, mas conheço pessoas que são apaixonadas pelas obras dela assim como eu sou pelas de Nicholas Sparks. HEHE'
    Gostei muito das suas resenhas :)
    Té mais ;*

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca li o livro mas o filme é óóóóótimo e procurando mais sobre a produtora do filme quando queria comprar, descobri um site e a página do facebook que eles atualizam todos os dias. vale a pena eles além desta obra, tem muitas outras também.

    http://www.facebook.com/log.on.multimidia

    Bjuos!

    Nicole Azevedo

    ResponderExcluir
  26. Olá querida!
    amei seu blog bem versátil msm.
    Nunca li esse livro não...peninha!
    Vc acabou de ganhar mais uma leitora, assim que vc mim seguir te seguirei de volta...e assim a gente se ajuda.
    Bjkas!
    http://girlsvaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Amo romances <3 Adorei como descreveu também, meu deu vontade de ler e ver o filme. Uma amiga minha já tinha me recomendado , mas nunca parei para ler o livro ou ver o filme. Necessito fazer isso.

    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Sou apaixonado por "Orgulho e Preconceito". Tanto o filme, quanto o livro. E já li também "Persuasão", que é da mesma autora e também recomendo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  29. ai, como eu amo Orgulho e preconceito, é um dos meus livros preferidos e já assisti ao filme milhões de vezes. Também achei que ele não deixou a desejar, os atores realmente se encaixaram bem nos personagens. Muito legal se post e seu blog ;)

    beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. AAh, a história parece ser de época e eu não costumo curtir muuito esse estilo. Mas só de saber que a adaptação para filme não pecou, dá vontade de assistir, até porque isso já virou polêmica né?! rsrsrs

    Concordo contigo, acho que o melhoor em uma adaptação para filme é poder ver o que somente imaginávamos! XD

    Beeijo
    www.blogmymemories.com

    PS.: Participe do concurso Forever Young! Nele você compartilha sua nostalgia e concorre a um pen drive de 8Gb ou uma camiseta personalizada do meu blog!
    Saiba mais no site:
    http://concursoforeveryoung.tk

    ResponderExcluir
  31. Eu já li a adaptação ''Orgulho, Preconceito e Vampiros'', ja leu?

    Está tendo uma super promoção no blog, confira!
    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Nunca li Jane Austen - nem Agatha Christie que todos falam KKK - mas pretendo ler Orgulho e Preconceito! Todo mundo que leu amou! Minha amiga super recomendeu *o* rsrs
    Invejinha + dooois hasudhsa

    Um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. engraçado que as fãs ardorosas da Jane não curtem esse filme. mas, eu gostei. achei,por exemplo,genial o diretor ter colocado a Lizz e a amiga embaixo de uma escada,como numa arquibancada (assisti o filme com o comentário do diretor umas duas vezes). ou mesmo, o fato do senhor Bennet ser um pouco mais sutil no filme, no que dizia respeito à sua predileção pela Lizz. também foi um pouco de sensibilidade do diretor.

    só fica a minha recomendação: assista a série da BBC. é a preferida das leitoras da Jane, e é linda.
    Blog Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  34. Nunca li Jane Austen, mas tenho a intenção de pegar pra ler algum livro dela ainda esse ano. Ela é uma autora extremamente recomendada por todos que conhecem sua obra.
    O filme acho que já cheguei a assistir quando era menor, mas não consigo me lembrar se gostei ou não.
    E ah, respondendo sua pergunta: você não está viajando rs, o nome do meu blog é inspirado na música Mariella da Kate Nash =)
    Beijos!
    http://sendomariella.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  35. Ei Jeni, sabe que eu também só criei curiosidade de ler algo da Jane Austen depois de assistir um filme seu. E foi exatamente Orgulho e Preconceito, que eu simplesmente amei. Ainda, infelizmente, não tive oportunidade de ler alguma obra da autora, mas pretendo fazer isso em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Sabia que já tinha ouvido falar desse livro/filme! Achei a história interessante e acho que até já vi um pedacinho do filme!
    BJS
    http://blogtrashrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Um clássico incrível que eu não vejo a hora de ler. Todo mundo elogia e eu quero ler o livro logo, vou pedir emprestado para a minha amiga que tem a edição atual. O filme também, pelo que vejo as garotas comentando, é super elogiado.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  38. Eu já assisti ao filme orgulho e preconceito e gostei muito, tenho muita vontade de ler o livro porque só vejo elogios a obra, mas até agora não tive oportunidade, mas pretendo ler um dia.

    Beijos :)
    ummundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Esse film e esse livro maravilhosos; digo que foi um dos melhores livros que já li. Clássico, apaixonante, romântico, ele consegue despertar sentimentos muito bom, não? Além de ser de uma pureza só. Ai como eu acho lindo essa época!

    ResponderExcluir
  40. Eu ainda não li nada da Jane Austen #vergonha. A verdade é que nunca deu certo de eu comprar um livro dela, sempre fico deixando. Sua resenha me animou para ler Orgulho e Preconceito, e conhecer mais sobre a autora!
    Também gosto das adaptações, para ver se fica parecido com o que eu imaginei! ^^

    Beijo,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Jeniffer li o livro e vi o filme, gostei muito do filme, achei muito bom, o livro já me decepcionou um pouco, ao contrário do que você achou, achei o livro cansativo, hehe, beeijinhoos amiga

    deborah-alana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Eu já assisti ao filme e fiquei apaixonada pela estória e super curiosa para ler alguma obra da Jane Austen. Eu realmente quero ler o livro, já está na minha lista de compras desse mês e espero conseguir comprar MESMO. Ler esse seu post me fez ter a certeza de que tenho que investir nessa autora.

    Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  43. Perfeito! é uma pena nãoo exitir amores como esses nos tempos de hj.As pessoas não se permitem se conhecerem se apaxonarem de verdade,é tudo muito rapido.

    é simplismente um livro maravilhoso.

    ResponderExcluir
  44. Perfeito! é uma pena nãoo exitir amores como esses nos tempos de hj. As pessoas não se permitem se conhecerem se apaxonarem de verdade,é tudo muito rápido.

    É simplismente um livro maravilhoso.

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in