Destaques

25 junho 2012

Resenha - Garotas de Vidro



Nome: Garotas de Vidro
Original: Wintergirls
Autor(a): Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Submarino - Saraiva  - Fnac
Sinopse: Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.

Garotas de Vidro conta basicamente a estória de Lia, que tem problemas com alimentação (anorexia) e que esse problema piora quando sabe da morte de sua melhor amiga, Cassie. As duas tinham problemas com alimentação, Cassie tinha bulimia (Desde pequena já vomitava sempre depois de comer uma grande quantidade de comida) e Lia, anorexia, se recusava a comer praticamente.
As duas não se falavam direito no período anterior a morte de Cassie, mas o que afeta mais ainda Lia é o fato de Cassie morrer sozinha num quarto de um motel e ter ligado 33 vezes e ela não ter atendido o celular. 

O livro pode parecer que é envolto por esse mistério, mas não. Temos no livro o eu-lírico em primeira pessoa narrado por Lia, nós mergulhamos na vida e na mente dela. Sua família e até sua madrasta (Jennifer, fico toda boba quando vejo um nome quase parecido com o meu em um livro, me deixem) tentam ajudá-la, mas ninguém consegue penetrar na bolha que Lia cria em volta de si, se recusando a comer, se recusando a falar dos fantasmas que a assombram, desde a morte de sua avó.

Sim, por que temos Cassie 'assombrando' Lia no seu dia-a-dia, além das vozes em sua cabeça a xingando e fazendo ela se odiar por simplesmente pensar em comer.

::Estúpida/feia/estúpida/vaca/estúpida/gorda/
estúpida/criançona/perdedora/estúpida/perdida::
Eu gostei muito desse livro, ele aborda o tema da anorexia, depressão, bulimia; a narrativa em primeira pessoa dá a impressão de estarmos mesmo dentro da mente de Lia. Me irritei algumas vezes com ela claro, ela se recusava a comer mesmo quando entendia mais ou menos seu estado deplorável. Mas na maioria do tempo, ela se enxerga mesmo gorda, e sempre confusa pela morte de Cassie.

Ao longo da narrativa, quando Lia decide saber como Cassie morreu e tendo a esperança de deixar de ser assombrada por ela e pelas sombras, se resolvesse esse problema, vamos descobrindo o que aconteceu com a melhor amiga de Lia e como tudo isso (As duas terem feito um pacto de quem seria a mais magra, o fato de Lia não se dar bem com sua mãe,etc) surgiu.

Gostei do modo de narrativa, existem pensamentos confusos nela, palavras cortadas, ou seja, pensamentos que não deveriam existir, pelo menos na cabeça da personagem e ainda vemos de perto como é ter uma pessoa anoréxica e que recusa tratamento dentro de casa e como uma família lida com isso.

A leitura não é leve, mas é muito interessante. O final foi satisfatório pra mim.
A edição é maravilhosa, só a capa já é linda, tem uns efeitos nela, onde em algumas partes sentimos um material diferente, acredito que pode significar cacos de vidro quebrado, se for isso, eu amei. Não encontrei erros ortográficos, enfim, Garotas de Vidro está mais do que recomendado.

Comentários via Facebook

62 comentários:

  1. Legal, gosto de ler livros que abordam esse tema que é tão discutido nos dias atuais. Nós por vezes na nossa vida, em qualquer circunstância, também temos essas vozes que nos atormentam ... no caso da Lia , era uma assombração, mais na maioria dos nossos casos essas vozes que inclinam o nosso ser para o mal, são os fantasmas que nós mesmos criamos.

    Beijao! www.spiderwebs.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse virou um dos meus preferidos!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Já li "Garotas de Vidro" e gostei muito.
    Concordo com quase todas as suas palavras.
    Adorei a resenha. >.<
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Jennifer!
    Gostei da sua resenha! Esse livro deve ser legal e meio culto, porque trata de assuntos de hoje em dia, que as pessoas tem bastante problemas...

    Que bom que fez o meme! Gostei das suas respostas, principalmente da de andar de bicicleta..! rsrsrs, eu já aprendi, mas aposto que se eu pegar uma hoje, eu vou cair. Faz muito tempo que eu não ando, então, esqueci!

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito bom, uma mistura de mistério com problemas que acontecem no dia-a-dia de alguém, adorei a resenha. E fiquei curiosa em ler o livro de novo. Não sei porque que toda vez que leio suas resenhas fico assim. rsrs
    Beijo

    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  6. Sabe que quando li uma resenha desse livro eu me surpreendi MUITO? Não tinha ideia de que se tratava de distúrbios alimentares. Adorei que você tenha colocado um quote, para que tivéssemos ideia do que esperar da narrativa. Estou extremamente ansiosa para lê-lo.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha. Já li esse livro tbm e adorei. Também gostei do final demais.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A história desse livro parece bem forte, não é uma tema muito explorado.
    O único que eu li e fala um pouco desse tema foi Just listen, mas não é o foco principal do livro.
    Já esta anotado na lista de desejado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Jeniffer!
    Tá, deixa eu falar uma coisa antes: se meu nome fosse mais comum - se alguém tivesse a ideia de colocar um nome em alguém igual ao meu - também ficaria boba de ter meu nome (no seu caso, quase né) em um livro. Ai. <3
    Eu to bem curiosa para ler esse livro, mesmo. Ele parece ser bem realista, bem direto. Mas já sei que ele parece ser forte, então to me preparando melhor para ler esse livro e não ficar com uma baita de uma ressaca depois.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar desse livro, mas ainda não conhecia a história. Aborda um tema bem interessante. Gostei mt da resenha !! :D Bjs, Stardolleiras

    ResponderExcluir
  11. Tipo de livro que eu gosto. Adoro livros que abordam temas como este; adolescentes complicadas não? Parece um livro super interessante. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com Cassie. Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Amei, amei, amei este livro.

    Ele realmente é forte, mas sou muito interessada por este assunto, então para mim o final tbm foi bastante satisfatório. ;)

    Ps: que bom que a madrasta que tinha o mesmo nome que vc era gente boa..hehe.

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  13. A estória parece mesmo ser um pouco mais forte, mas ainda assim muito interessante mesmo, estou louca para ler este livro, ele parece ter uma estória muito boa e o tema me chama bastante a atenção. Adorei a sua resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que "Garotas de vidro" era um livro que retratava a história de uma menina com distúrbios alimentares e outros traumas. Pela capa e pelo nome, achei que se trata de algum livro do gênero "literatura fantástica", do qual eu não gosto. Porém, agora que sei do que se trata e depois da sua resenha, Jeniffer, me interessei muito pelo livro. Ainda que não sejam livros fáceis de serem lidos, muito menos leves, nos tiram da nossa realidade por vezes calma e descomplicada para um outro mundo, onde as coisas podem ser muito confusas e dolorosas. Sem falar que tantas pessoas sofrem com essas questões de distúrbios alimentares, talvez até pessoas do nosso círculo social, e nós nem fazemos ideia disso. Por isso que é sempre bom conhecer outra realidade e tentar entendê-la. Adorei a sua resenha.

    Um abraço, minha querida!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  15. Diferente o tema obordado, mas não sei se leria o livro. Pelo menos não tem um monte de vampiros apaixonados.

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Queria tanto ler esse livro, todo mundo fala tãaao bem dele! E como assim eu ainda não seguia seu blog? Sou tão apaixonada por aqui.... Beijos
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu não dava isso tudo não pela sinopse do livro, mas depois de ver a sua resenha resolvi apostar nele. Coloquei-o no topo da minha lista e vou começar a juntar dinheiro para comprá-lo assim que terminar Cartas Entre Amigos.

    ResponderExcluir
  18. Queria ler esse livro, mas fiquei com o pé meio atrás. Mas agora que a Jen gostou, então eu tenho a obrigação de ler. Ótima sua resenha querida :)

    http://itgirl-sweet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Completamente desejando muito e querendo esse livro.
    Ainda não comprei pq está meu caro rs.
    Sua resenha está ótima, me deixou ainda mais curiosa.
    Resenha - Amores Infernais, passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Realmente todas as resenhas que estou lendo deste livro fala da leitura pesada, mas que vale muito a pena ler!! Vou tentar correr atrás do prejuízo para atualizar minha lista de leituras, pq estou ansiosa por este livro ... haha

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Hey
    É realmente pelo que a Leticia me falou é um livro bem pesado, emotivo.. nossa nem me imagino no lugar da protagonista.
    Nós mulheres estamos sempre preocupadas com nosso corpo.. mas algumas se perdem.. principalmente com certas amizades :(

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  22. Oi Jenny
    eu ainda não li o livro, mas sei que vou encontrar uma história intensa e bastante triste. Não sei se estou no clima para este tipo de leitura,mas estava bem animada para ler quando chegou...
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Olá Jeniffer,

    Pela sua resenha o livro parece ser realmente muito interessante, com uma trama bastante inusitada. Sugestão anotada!


    Abraços Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  24. Ola Jeniffer,
    Esse livro traz um tema bem forte, que nem todos livros conseguem transmitir. Mas esse parece que consegue aprofundar bastante e é bem legal. Gostei muito da resenha, está excelente, parabéns.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Minha irmã está lendo e disse que é muito bom. Ainda não tive a chance de ler, mas acho que assim que ela terminar vou começar a leitura.
    A capa é mesmo muito linda e os efeitos nela são maravilhosos.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  26. Nossa a historia parece ser fantástica, adoro livros assim com drama, mistério, confusão haha já tinha ouvido falar dela, mas nunca tinha lido uma resenha, gostei bastante pelo o que você contou na resenha.
    falando em resenha, eu fico boba de ver como esses blogs que sempre postam resenhas consegue resumir o livro tão bem e de uma forma que faça com que você queira ler, se eu for fazer uma resenha eu já conto tudo viu KKKK
    não consigo resumir .-. quero contar cada parte que eu gostei e as que eu não gostei tbm haha

    http://rascunhosdasuuka.com

    ResponderExcluir
  27. Ei, a temática desse livro por si só já é bastante intensa e forte. Mas acho que foi uma proposta ousada, e é algo que eu quero muito ler. Espero me surpreender como muitos têm comentado estarem surpreendidos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Eu tinha me interessado pelo livro, mas imaginei uma história completamente diferente. Achei que focasse mais na morte da Cassie, tipo para descobrir quem foi e como ela morreu, sabe?
    Já comecei a ler um livro que tratava de anorexia/bulimia, mas não terminei até hoje... é muito triste isso.
    Sou magra até dizer chega e sempre tentei engordar, fico chateada por saber que as pessoas morrem tentando ficar do jeito que eu sou, entende? Mas pior do que isso é as pessoas que apontam o dedo para mim achando que só por eu ser magra eu então necessariamente sou doente, porra. Enfim, pretendo ler o livro em breve.
    Ah! Eu adoro quando as capas tem algum material diferente hahaha :p

    ResponderExcluir
  29. Jeniffer gostei muito da resenha, é bom ver livro que trate de transtorno alimentar, o fato de uma das amigas ter morrido já chama a atenção e da narrativa ser do que se passa na vida e mente de Lia o que mostra que é um livro bem interessante, além de ter outro ponto forte a depressão e as vozes que ela escuta, gostei muito da temática e da abordagem segundo sua resenha :) Ah adorei a capa, linda mesmo! beiiijinhooos, ah amiga pode me chamar de Debbs ok? kkk XD

    ResponderExcluir
  30. Oi,

    Estou louca para ler esse livro desde quando ele chegou em casa. Realmente a capa é muito linda, é de se apaixonar de primeira, hehe. Ele aborda um assunto bem delicado e podemos ver isso apenas de ler a sinopse. Enfim, é uma das minhas próximas leituras.
    Ótima resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. eu estou loca pra ler esse livro, amei a resenha. quando eu vi na livraria quase morri, só não fiz escândalo pra comprar por que minha mãe não estava comigo rs
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Ainda não tinha ouvido falar desse livro mas parece ser bem legal,, vou ver se leio,, por que gostei :)

    Flor te indiquei uma ta la no blog,, vai la buscar ..
    http://souzadiinha.blogspot.com.br/2012/06/tag_26.html ♪♪

    Beijoos

    ResponderExcluir
  33. Olá Jeniffer! Já vi muita gente comentando sobre o livro e tenho muita vontade de lê-lo! Achei o tema abordado na história muito interessante. Também achei a capa linda, um trabalho muito bem feito pela Editora NC!

    Beijos, Ma Petit :D

    ResponderExcluir
  34. Diferente, a palavra que senti lendo a resenha, um livro que fala de um assunto tão complexo e que narra como a pessoa se sente em relação a esse estado. A curiosidade me instigou a conhecer Garotas de Vidro, apesar de não gostar tanto desse tema, que seria bem um drama. Enfim, a resenha esta de parabéns Jeniffer!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  35. O nome do livro já me deixou curiosa. O tema é muito forte e interessante, mas vai ajudar a alertar muitas garotas! Fiquei interessada em ler,diante de tantos elogios e boas críticas feitas a esse livro!
    bjs
    http://blogtrashrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Nossa, acho que essa menina teve que se controlar muito no livro, por que se fosse eu! kkkk

    Como ele cresceu!
    Acesso Permitido.
    Filhos herança do Senhor!. (Novo layout!)
    Projeto Discipulando.

    ResponderExcluir
  37. Look novo desde a última vez que dei uma passada aqui ? Tá lindo!
    Beeem, eu tenho vontade de ler esse livro, me parece bem interessante, sabe?
    eu amo essa capa, também :D A Escolha é perfefito, ne?

    Enfim, amei isso de não ter erros ortográfico, a capa já ser perfeita e a leitura interessante - ainda mais por tratatr um tema ue aintgem muitos jovens,...Já coloquei na minha listinha, concerteza :D

    Um beijo, Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Achava que esse livro fosse fantasia, acho que por caus do nome. Mas nossa, a história parece muito boa, principalmente por assuntos como esse devem sim ser trabalhados. Muitas pessoas sofrem disso e é uma pena :/
    Adorei a resenha, muito boa!
    Achei legal também o que você falou da narrativa, que ele corta palavras e tal, acho muito legal quando os autores inovam e dá certo!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  39. Já conheci meninas que passaram pela doença da anorexia e da bulimia e realmente é algo muito delicado, sem falar que o paciente, na maioria das vezes (mesmo muito magra!) se acha gorda, não quer comer, e não há quem a convença do contrário. Quero muito ler esse livro, está na minha lista para comprar, só preciso terminei o volume 2 de Os Legados de Loren e ler um do Nicholas Sparks.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  40. Esse livro deve ser ótimo, pelo o que você falou...
    muitos amigos meus falam super bem dele, estou anciosa para ler.
    xoxo http://www.atrasdossonhos.co.cc/

    ResponderExcluir
  41. Esse livro deve ser muito tenso. Nunca li nada com essa temática. To muito interessada, mas ainda não encontrei para comprar.

    ResponderExcluir
  42. Quando você passa a se ver como um lixo de pessoa é difícil, muito difícil aceitar ajuda dos demais. Não sei se esse é o caso de Lia mas fiquei com vontade de ler a história. De conhecer o modo com que ela pensa...

    blog-vidademenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Nossa me interessei por esse livro muito mesmo ♥ (olha que é difícil de ter vontade de lé um livro rs).
    Esse eu ainda leio. Adorei demais :D
    Bjinhos
    O blog esta de cara nova *-*
    Conversando com a lua

    ResponderExcluir
  44. Eu adorei o livro. A autora aborda um tema forte de uma maneira brilhante e muito bem escrita.

    Gabi

    ResponderExcluir
  45. Gostei da sua resenha...
    Esta muito bem escrita; o livro parece ser muito interessante... Quando eu li o título do livro, logo pensei que fosse um livro de fantasia, mas quando comecei a ler sua resenha percebi que era um assunto completamente diferente...
    Gostei! :)

    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Oi, Jeniffer!
    Esse livro está na minha lista de espera das próximas leituras. Nunca nada do tipo e acredito que será bem interessante saber mais sobre o assunto e entender um pouco o que se passa na cabeça dessas meninas.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  47. Adorei a capa do livro e adorei os pontos que você abordou em sua resenha. Mas para mim o livro deixou muito a desejar. Não achei a leitura pesada, e foi um pouco superficial. Já li livros feitos por garotas que tinham realmente a doença e aqueles sim me deixaram com os cabelos arrepiados.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. quando a gnt le o nome do livro pensa uma coisa, mais ao ler a sinopse dele já se surpreende e foi essa uma das razões por eu ter ficado com vontade de ler ele. Saber que o livro é narrado em primeira pessoa foi o segundo motivo, afinal quando um livro é narrado assim, parece que entramos na cabeça do personagem e vivemos o que ela vive na historia, já da pra perceber que não é uma leitura leve, mais da vontade de ler.
    Beijos :*
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Eu também achei que esse livro é ótimo em tudo. Primeiro, o tema que está super em alta e também é um que temos que dar muita atenção. Segundo a capa, que também achei muito bem feita. ^^

    Beijos, Jeniffer

    ResponderExcluir
  50. comprei esse livro ontem na saraiva! estou louca para lê-lo desde antes de ser lançado no brasil, mas infelizmente não pude comprá-lo antes (não chegou na livraria daqui)... muito bom saber sua opinião. quando li algumas páginas em ebook, foi essa impressão que tive: uma leitura não muito leve, porém interessante.

    ResponderExcluir
  51. Eu sou o tipo de pessoa intrigada com a mente humana sabe,adoro pesquisar sobre fobias por exemplo. Me lembro de fazer trabalhos de anorexia e bulimia ano passado na escola,e o tema sempre me despertou muito interesse.
    A capa do livro é lindíssima! Acho que de acordo com sua crítica,deve ser uma leitura incrível.
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Poxa vida, eu quero muito ler esse livro. Adoro histórias sobre crises adolescentes e misturando com ficção fica melhor ainda. Estou participando de vários sorteios pra tentar ganhá-lo, mas até agora... NADA.
    Beijos Jeniffer :DD

    ResponderExcluir
  53. Tá ai um livro que eu quero MUITO ler. Acho um tema muito bacana e necessário para a população conhecer, sem contar que são poucos os livros que tratam disso. *-*
    Poderia fazer uma promoção prazamiga aqui ganhar, né? *-*

    Beijos.

    ResponderExcluir
  54. Que chique!
    A capa já chama a atenção de primeira né? Parece ser linda mesmo e contendo esses efeitos dos quais você falou, deve ser muito bacana. Pelo visto não só a capa é interessante, o que é muito bom, eu gosto desses livros fortes, gosto dessas estórias que custam a sair da nossa mente, e esse livro me parece se enquadrar muito bem nisso, falando sobre bulimia e anorexia e o fato de que Cassie ligou pra amiga antes de sua morte, nossa, deve ser duro demais pra Lia, só Jesus.
    O tema é muito bom e a estória promete, ao menos é o que parece, gostei demais, Jeni. :3

    ResponderExcluir
  55. Estou com esse livro aqui
    Mas ele esta na fila de espera
    E eu sempre leio resenha muito boas sobre ele
    E é uma tema muito forte

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  56. A capa é linda ! E achei interessante o tema que o livro aborda , já que tanta gente hoje em dia quer ficar magra a qualquer custo.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  57. O livro parece bom, pelo título eu tinha outra visão dele mas achei bem legal a resenha. Trata assuntos com o corpo que é muito comum. Gostei, quero muito ler.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. A capa cham bem atenção se visse na livraria ia logo ficar curiosa e tem um enredo bem interessante. Adorei a resenha (detalhe: sempre adoro suas resenhas). :D


    http://achocute.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  59. Eu quero ler, me dá de presente? hihi
    Cara de pau, ok? USAUHSAUHSA
    A capa é linda, e se fosse por julgar por ela, compraria na hora :D

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  60. Olá!!

    Nossa! Achei o conteúdo desse livro super pesado! Não que desmerecesse os créditos sobre ele, mas é recheado de conteúdo forte, ainda mais com a transtorno de personalidade da Lia... @.@

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Minha amiga também leu, e gostou bastante! Eu ainda estou com outros na fila e não consegui ler. Mas depois dessa resenha e da resenha da minha amiga, to com muito mais vontade! :)
    Aproveito pra convidar você pra ler minha resenha de "Garota Replay".

    Beijos, Thauany ~ www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  62. Esse livro me chamou muito a atenção. Achei a história dele bastante interessante, ele está no posição nº 1 da minha lista de desejados. bjus!

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in