Destaques

21 julho 2012

Resenha - Conselho de amiga

Nome: Conselho de amiga
Original: A little friendly advice
Autor(a): Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Submarino - Lojas Americanas - Fnac
Sinopse: Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Conselho de amiga não foi um livro que me surpreendeu, a leitura foi rápida, e acho que por isso não foi tão boa assim. De uma certa forma, foi um dos poucos livros, se não o único, que li esse ano que não me agradaram muito.

Ruby está fazendo 16 anos e no seu aniversário eis que de repente, aparece seu pai. O pai que a deixou e desapareceu de sua vida há muito tempo. Ela com certeza ficou abalada com o seu aparecimento, mas resolve deixar de lado, já que o pai deixou ela e sua mãe sem motivo aparente nenhum, fazendo ela ter anos confusos e depressivos por conta disso.

Ruby tem como sua melhor amiga, Beth, que a ajudou nos anos conturbados após o desaparecimento do seu pai, e tem outras amigas como Maria, a namoradeira e Katherine, com quem não se dá muito bem, mas aceita a amizade por Beth. A estória gira em torno de Ruby e suas amigas, Beth demonstra ser uma amiga que sempre dá conselhos a Ruby e ela os segue sempre, achando que são só conselhos, mas que na verdade, parecem mais ordens. O relacionamento de Ruby e Beth vai mudando conforme Ruby descobre uma mentira de Beth, junto com o aparecimento de um garoto, Charlie.

A estória não tem grandes reviravoltas, é um livro bem 'light' e eu particularmente não gostei do final, parece que não foi um final na verdade, me pareceu incompleto, não sei. Conhecemos bem Ruby ao longo da narrativa, mas poderia ter tido um aprofundamento no relacionamento dela com seu pai, sua mãe e com Charlie. Beth, particularmente, me incomodou, não gosto de 'amigas' que querem mandar nas outras.

O que eu gostei não foi da personalidade de Ruby, já que ela se deixa sempre levar pelos conselhos das amigas, mas sim dos seus gostos. Sempre era citado ao longo do livro a preferência dela e de suas amigas por roupas vintage e descoladas, gostei disso.

No geral, o livro é fraco, mas poderia ter sido escrito melhor. A autora é a mesma do livro Não sou esse tipo de garota e depois de ler algumas resenhas sobre esse livro e o quanto ele é bom, pensei que Conselho de amiga seria também assim. Mas não. Mas essa é a minha opinião, muitas pessoas podem não concordar lendo o livro, então quem se interessar, leia e tire suas próprias conclusões.

Comentários via Facebook

29 comentários:

  1. as opiniões estão sendo as mesmas: poderia ser melhor. Porém, ainda estou animadíssima pra ler! Espero receber logo, rs,

    ResponderExcluir
  2. Legal a resenha, odeio livros me deixam curiosa ao final, dá uma sensação de : fiquei aqui lendo pra ficar me questionando no final? kkkkk' Parece ser um livro bom, adoro livros que fala sobre relacionamentos com amigas e tal.

    www.spiderwebs.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma leitura bem light mesmo... pelas resenhas que li, todo mundo achou o livro meio incompleto.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jeni! Realmente tá todo mundo achando que ficou faltando alguma coisa, não gosto de livros que terminem assim, nos deixando curiosas, haha Espero lê-lo depois :)

    beeeijos! Letícia - umceudeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei esse livro bem fraco
    E Ruby é sempre a vitima, nunca faz nada
    Poderia ter sido bem melhor

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hm parece ser o livro ideal para dar uma pausa entre uma leitura mais pesada e outra...

    Para "descansar" a mente sem se preocupar muito ou criar expectativas.

    ResponderExcluir
  7. Ei Jeniffer!

    Realmente eu esperava que o livro fosse bom, já que leio coisas tão positivas sobre Não sou esse tipo de Garota. Mas pela sua resenha deu pra perceber que não seria um livro que eu gostaria de ler :/
    Não curto livros que não se aprofundam no assunto, gosto daqueles livros que me fazem sentir como se eu estivesse vivendo aquilo que acontece com o personagem, sabe?
    Muito boa a resenha ;)

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  8. Pelo que eu li no post é um livro bem leve né ? Não sei definir ao certo qual é o gênero de livro que mais gosto. Mas acho que esse não prendera a minha atenção. Mesmo assim seria bom dar uma lida antes de tiver uma opinião *-*
    beijinhos *-*

    ResponderExcluir
  9. Gente que tem a opinião fraca é triste, parece ser bem bobinho o livro mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar desse livro e imaginei que seria mesmo bem light. E nunca passou pela minha cabeça gostar dessas amigas da Ruby, pelo pouco que vi do livro, aqui e em outros blogs, são aquelas "amigas não tão amigas".
    Acho legal os autores brasileiros apostarem em romances adolescentes, mas a qualidade ainda não é lá essas coisas. O melhor livro adolescente brasileiro que li até hoje foi "Fazendo meu filme". Falta um estilo Meg Cabot brasileiro, sabe? rs

    Beijo,
    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa que sucesso, acabei de conhecer seu blog e achei ele bem fofinho, organizado e bem escrito.
    Já estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu, seguir e claro deixar sua opinião.

    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/
    Bjos e sucesso!!!

    p.s. É uma pena esse livro não ser tão bom qnt o outro =/
    Parabéns pela resenha \o/

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem florzinha?Andei passando por vários blog e encontrei o teu,parabéns pelo seu trabalho
    seu blog é fofo e adorei ele,te desejo muito sucesso mesmo,achei o seu post bem bacana,gostei linda
    Então já estou te seguindo se puder me ajudar seguindo meu blog também.
    te espero lá no meu blog lindinha : ) BEIJOS E FICA COM DEUS.


    www.dondokafashion1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Não li o outro livro da autora...mas gostei desse! Não é o melhor que li...mas é uma leitura leve para relaxar a mente. ^^ Pena que não curtiu.
    Beijocas.
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser bem light mesmo. Confesso que esse livro não me chama a atenção, sabe, a estória parece ser vazio e eu não gosto muito de estórias assim. Eu adorei a sua resenha, ficou muito bem escrita.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. amei a resenha, que pena que não gostou do livro, eu quero ler ele, vou ver se compro no final de semana que vem.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Bom, eu gostei mais ou menos de Não Sou Este tipo de garota... E tem várias críticas negativas, por agora não espero lê-lo mas como deve ser um livro light, para ser lido num momento aleatorio, quero enter um pouco também :>)
    aaah, hasduhsaudh Instrumentos Mortais é legal *o*
    eu gosto da capa preta ,mas as outras tb acho estranhas, kKK
    enfim *-*

    Um beeijo, Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu queria muito ler esse livro pois tinha adorado o outro da mesma autora, o "Não sou esse tipo de garota", achei o livro incrível e muito bom. Mas já vi outras resenhas desse que não falam a mesma coisa, ou seja, que não agradou muito. Por isso, vou poupar meu dinheiro, rsrs.
    Curti a resenha sincera.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. Jeniffer pena que não se agradou com o livro, com sua resenha achei o livro um pouco clichê, tipo já vi história parecida, gosto de histórias mais surpreendentes e com grandes acontecimentos :) beijinhos Jeni e adorei sua resenha, ficou muito boa :*

    ResponderExcluir
  19. Não li Não sou esse tipo de garota, mas o Conselho de amiga parece um daqueles livros que eu leria, mas não faço muita questão.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. oi querida,
    a resenha ficou ótima, mas nao tenho muita vontade de ler por ser um tema meio "teen", que acaba me parecendo um pouco sem graça :S
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu achei a sinopse legal, mas meio clichê, como disseram nos comentários acima. Sua resenha foi muito bem formulada, e me deixou com ainda menos vontade de ler, apesar de estar curiosa com a "mentira" da Beth.
    Esse livro me lembrou "Beijada por um Anjo", onde a personagem principal vai bastante pela cabeça das pessoas, além de ter amigas como as do Concelho de Amiga.
    Gostei do blog, primeira vez que visito, vou seguir com certeza, adoro literatura e você escreve resenhas fantásticas!

    xoxo
    putmerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. que legaal

    http://fugindodarotina.com/

    ResponderExcluir
  23. Parece ser mt bom,rs

    Ajuda com minha meta ? Obrigada \o/
    http://caprichadasbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu fui ler o livro toda animada, porque adorei Não sou esse tipo de garota. Mas concordo com você, o livro é fraco. Eu achei a história mal desenvolvida.

    Gabi

    ResponderExcluir
  25. Oi, Jeniffer!
    Ando lendo muitas resenhas negativas desse livro, então deixei de esperar muita coisa dele. Esperava que foco do livro fosse o relacionamento da Ruby com o pai e a maneira como ela ia lidar com esse desaparecimento, mas parece que não é bem assim... Uma pena :/

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  26. Não gostei da capa, nem da sinopse. Então não me surpreendi por você não gostar do livro. Pode ser que no futuro eu mude de ideia, mas no momento não tenho interesse em ler esse livro. É uma pena quando o autor(a) não explora tudo que poderia na estória.

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Pela sinopse já percebi que esse livro não era bom. E pelo numero de resenhas negativas que já li vejo que estava certa. Então nem vou ler.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Adoro a Siobhan, apesar de só ter lido Não sou este tipo de garota, acho a escrita dela fácil e muito boa! Tenho muita curiosidade em ler conselho de amiga, porém, pelo que você disse, não deve ser tão bom quanto o primeiro! Beijos, Juh- http://umceudeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in