Destaques

10 junho 2012

Quando se torna obrigação


Não sei vocês, mas eu sempre me obrigava a fazer certas coisas para conseguir outras que eu queria ou atingir certas metas. No colegial, me obrigava a estudar muito antes das provas e a fazer trabalhos num período mais do que adiantado à data de entrega, nas vezes que quis ser mais 'feminina', me obrigada a usar peças de roupas ou sandálias e sapatilhas para sair, mas sempre me incomodava e não parecia ser eu mesma. Ano passado, me obriguei a estudar o dia inteiro e só acessar a internet uma ou duas horas a noite, por que precisava me dedicar ao vestibular.

Mas aqui com o blog, nunca foi assim. Eu nunca me obriguei a postar textos meus, foram sempre textos carregados de sentimentos, sensações, inspirações que eu simplesmente queria postar ou precisava desabafar pra alguém. E eu fui atrás de divulgar esse meu espaço? Sim, eu não criei um blog pra que ninguém lesse. Eu queria ver pessoas lendo meus textos e saber se elas se identificariam, se já tivessem passado por aquilo, se elas poderiam me dar conselhos ou simplesmente aprendessem algo junto comigo com as reflexões que eu faço ás vezes. Mas nunca me obriguei a nada aqui, meu blog sempre foi meu refúgio, um hobby, uma paixão.

Mas eu mudei o foco dele, ultimamente os textos pessoais estão raros, até por que eu não tenho muito o que escrever de diferente neles, já escrevi sobre minhas confusões, arrependimentos e angústias que ainda estão em mim; mas parei um dia e percebi que estava me obrigando a postar aqui, e a responder comentários e sair em busca de novos seguidores ou leitores, enfim. Não gostei do que concluí. 

Aqui é um espaço meu, aonde eu faço o que eu quero, e eu amo isso, amo essa liberdade. E não me entendam mal, eu amo postar coisas novas, eu amo trazer novidades e ver pessoas gostando disso, eu amo responder comentários; eu aprendo muito com cada blog que eu visito, eu me identifico com os textos, eu já me emocionei com muitos, eu rio, eu me interesso e eu também amo isso. E é por tudo isso, que eu não quero fazer disso uma obrigação, por que ás vezes o que se torna obrigação deixa de ser prazeroso. E eu não suportaria ver esse blog como algo que não é prazeroso pra mim.

Enfim, não vou deixar de postar muito menos de visitar os blogs, eu já me toquei de que tava fazendo uma coisa errada e vou parar com isso, consertar o erro. Por que esse espaço aqui é uma das minhas paixões, é algo que me dá prazer e um certo orgulho. O que eu quero concluir, é que ás vezes não podemos tornar certas coisas obrigatórias; quando fazemos isso podemos deixar de fazer uma coisa por prazer e só fazer por obrigação, e nem sempre fazemos bem. Por que eu tenho um pensamento comigo: Quando algo me dá prazer, eu faço com todo o carinho e atenção, e quero continuar assim por aqui.

Pra quem não sabe, meu blog até ano passado era só textos pessoais, raramente eu postava sobre outras coisas, então eu mudei o foco dele e fui atrás de divulgá-lo e acho que sem querer tava tornando obrigação essa coisa de querer que continue a dar certo, etc. Enfim, esse foi um texto sem grandes pretensões que eu precisava escrever. Espero que me entendam. AH, o blog conseguiu mais uma parceria: A editora Novo Século *____* Mais uma conquista para comemorar!

Comentários via Facebook

72 comentários:

  1. Acho que esse é um critério bem complicado. As vezes penso em postar somente para mim, sem compromisso nenhum e levar isso com um passa tempo. Isso é bem legal, mas ao mesmo tempo que penso isso quero pessoas para ver e comentar, quero mostrar para o mundo o que penso e o que sinto... é realmente muito complicado. Acho que o meio termo seria a melhor opção.

    P.S.: adoro seus textos desse tipo.

    ResponderExcluir
  2. A mais pura verdade Jenn, quando o prazer por blogar vira obrigação não dá certo. Mas espero ver posts bem feitos pelo coração aqui.
    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já disse aqui que eu gosto MUITO, MUITO, MUITO, dos seus posts?
    Se não saiba que eu gosto muito deles e sempre me identifico com o que você escreve.
    Eu não faço nada por obrigação, a não ser claro quando é algo para os meus pais, ou quando realmente fugir. Mas o resto, estou falando sério, eu não consigo, por mais que eu saiba que talvez eu possa me dar mal, eu sou meio doida.
    Eu acho mudanças super válidas se vc sentiu necessidades de falar de outras paixões, eu acho que vc tem que falar mesmo, o seu blog é algo pessoal, um espaço para você falar o que bem entender, e do que você quiser.
    Pode contar comigo e meus comentários sempre por aqui! E parabéns pela parceria, vc merece.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Adoro o seu blog, Jeniffer! Você escreve textos ótimos e que muitas vezes me identifico e reflito sobre. Parabéns por mais uma parceria!! Beijão <3

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor!
    Realmente, concordo com tudo o que falou, quando se torna obrigação já não é mais prazeroso...
    Adoro, agente sempre precisa desabafar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi oi! Jeniffer, você tá mais que certa. Já pensei muito sobre isso e não posso deixar de concordar com você. A melhor coisa que existe em nosso próprio blog é o conforto - se você não se sente confortável com seu blog, pode apostar: tem alguma coisa saindo errada aí. Blog é feito da pessoa que nele escreve, da liberdade, de sentimento mesmo, né?! Até quando um blog é literário, a gente vê todo um sentimento por livros e a realização que o blogueiro sente em ler e resenhar.

    E pro leitor desse blog então... Eu, como leitora do seu blog, acompanhadora do twitter, e tudo mais, digo que me sinto bem mais confortável no seu blog, sinto mais prazer em acompanhá-lo quando você se sente bem com ele e coloca aqui o que você gosta. É tão mais gostoso a gente entender que é "aquilo" que a blogueira gosta e não tem obrigação nenhuma ali!

    Gosto muito do teu blog, e repito, gosto mais ainda quando você se sente bem com ele. Beijo ;)

    ResponderExcluir
  7. Acho desnecessário você ter que fazer as coisas obrigada, por causa de fulano ou beltrano, a não ser quando é do seu interesse fazer... Tem coisas que temos que nos obrigar a fazer, porque se não irá fazer por nós. Se eu puder evitar todas as obrigações, evito e sem peso na consciência. Beijo

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente.
    Há coisas na vida que PRECISAMOS fazer, mesmo não gostando tanto, mesmo sendo obrigação. Mas outras, tipo o blog, deve ser algo que nos faça bem, que nos dê prazer, que a gente faça porque gosta, e não por se sentir obrigado, pressionado ou algo do tipo.
    Sigamos blogando, quando sentirmos vontade, quando tivermos algo a dizer, a comentar, a apresentar, querida Jeni. ;)

    Beijo!
    Adoro o seu cantinho!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  9. Sabe,eu te entendo perfeitamente. Aliás, muitas blogueiras entendem, ando lendo muitos desses textos nos blogs. Com essa explosão que os blogs tiveram, muitas blogueiras deixaram de postar o que gostam, o que sentem, para postar coisas que apenas chamam a atenção, mas não toquem na alma.
    Eu inclusive passei por isso, mas percebi o que estava fazendo e parei. Os comentários podem até diminuir, mas agora pelo menos posto o que amo.
    Beiiijos*-*
    http://cartasp-voce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto e realmente concordo com tudo o que você disse. Parabéns pela nova parceria.

    Beijinhos,
    Ta rolando sorteio la no blog
    http://dreamsandwishees.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Primeiro, parabéns pela nova parceria. Adoro o seu blog e vejo nele algo que eu adoraria que o meu blog se tornasse.

    Segundo, as pessoas que fazem um blog na intensão de se tornarem famosas com ele, de conseguir presentinhos, dinheiro etc, dificilmente vão conseguir isso, porque o sucesso só vem para aqueles que se dedicam e amam o que fazem. Fazer algo por obrigação não vai fazer de ninguém um blogueiro melhor. Quando eu passo mais de um dia sem postar nada fico me pressionando pra criar logo um post novo, mas ai eu relaxo e digo pra mim mesma que o Tipo Mari é um blog pessoal, com um único objetivo: expor os meus pensamentos, desejos, entre outras coisas que existem dentro de mim. Daí, eu paro de me obrigar a postar com tanta frequência. É claro que é maravilhoso um blog sempre atualizado, com muitas novidades, mas se não estou tendo tempo ou até mesmo criatividade pra escrever algo, é melhor relaxar que quando a inspiração chegar eu vou lá e jogo no papel.

    Beijos

    http://tipomari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. sabe só devemos fazer oque nosso coração( o a cabeça se preferir) manda, se tu odeia rosa pra que tu vai usar neh?! tem fazer aquilo que te satisfaz aquilo que é tua paixão.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. acho que só deve se fazer o que o coração manda, o que faz o
    tu se sentir bem, se sentir viva.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Jeniffer gostei muito do seu texto! E com certeza se o prazer por blogar virar obrigação ele vai deixar de ser prazeroso. Então temos que escrever e postar sobre aquilo que amamos, que nos faz sentir bem.
    Estou seguindo aqui, bom domingo pra você, beijos :)

    Palavras, pensamentos e sentimentos

    ResponderExcluir
  15. Engraçado que esse não é o primeiro blog em que eu vejo um texto desse tipo. Acho que nos empolgamos tanto em escrever e saber que outras pessoas estão lendo nossas palavras que queremos sempre mais. É claro que um blog que é sempre atualizado recebe uma quantidade maior de visitas, as pessoas gostam de ler coisas novas sempre, mas existem momentos em que não queremos escrever mesmo.

    Quando pensei em criar um blog foi mesmo por causa dos livros, não existiam metade dos blogs literários que existem hoje e eu só postava sobre livros que pegava na biblioteca. Hoje as coisas mudaram e a quantidade de blogs literário criados principalmente por causa de parcerias é uma coisa absurda.

    Mesmo sabendo que se eu não postar com frenquencia o interesse das pessoas em ler meu blog é menor, eu não me importo porque não farei nada por obrigação e se quem lê o que eu escrevo gosta mesmo das minhas palavras, sempre vai voltar.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  16. 1° visitinha aqui! Seguindo*
    Achei bastante sincero seu texto... Não gosto de fazer nada por obrigação! Gostei bastante do teu blog e concordo com tigo...
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Mt boa sua postagem. Acho q nós blogueiras, devemos ter um blog pq gostamos, e não somente por fama. Amei seu texto! Bjs, Stardolleiras

    ResponderExcluir
  18. eu sou movida a metas. infelizmente, raramente as cumpro, então não tem como eu meio que "mudar de identidade" por isso, digamos assim.
    é verdade: uma coisa ruim de muitos blogs é a falta de paixão, a impressão de que a blogueira só posta por obrigação... não curto muito blogs assim. enfim, ainda bem que vc parou pra refletir sobre isso :) acho que todo mundo que escreve deveria fazê-lo de vez em quando...

    ResponderExcluir
  19. Esse texto é perfeito para mim! Quando eu criei o blog era algo prazeroso e ainda é, eu só não tenho mais tanta inspiração como eu tinha antes,então resolvi avisar logo que se passasse um tempo sem postar era por falta de inspiração. Eu acho que se a pessoa está tendo o blog por obrigação é melhor parar porque o trabalho só fica bem feito quando se tem vontade.

    www.garotadeallstar.com

    ResponderExcluir
  20. Acho que o blog tem que ser levado como uma forma de se divertir, de expressar a sua opinião, dizer o que você pensa e ouvir comentários sobre isso em troca. É como se fosse um lugar a onde você diz o que sente, não é? Não temos que nos sentir pressionadas em relação à ele.
    Curti a página do facebook!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  21. Quando vemos as coisas como obrigação, elas perdem o sentido, o valor, a beleza. Devemos fazer as coisas que amamos por prazer.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Hey, flor!

    Eu entendi perfeitamente seu "desabafo". Tudo que se torna uma obrigação não é legal e sempre acaba meio que "esgotando" a gente...
    Meu blog sempre foi bem pessoal... e, como você, eu acabei postando às vezes outras coisas que não eram pessoais.
    Teve até um certo ponto que pensei que deveria mesmo postar sobre outras coisas, pois talvez meus desabafos, sentimentos, etc., não eram interessantes para as outras pessoas.
    Só que foi quando eu percebi que eu não tinha feito o blog para outras pessoas. Eu fiz para mim. E seria bom saber que os outros poderiam se identificar. Por isso não mudei o foco dele e ele continua sendo minha distração - e um prazer.
    E mais uma vez meu comentário ficou enorme :x hauhauha
    Beijo!

    -> ah, e indiquei seu nome na promo do Universo dos Livros. :D

    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    É bem assim mesmo! Quando fazemos algo porque gostamos, tudo sai tão mais bem feito e caprichado...

    Sem contar que a obrigação para escrever te deixa meio neurótica.


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá vim visitar seu blog! Adorei! Estou seguindo seu blog e convido você a conhecer o meu.
    Ficarei feliz se quiser seguir o meu blog também! Se não quiser não tem problema!
    Meu blog é esse: http://amorporamigurumis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Você tá totalmente certa! Isso aqui é um prazer e não uma obrigação!
    E parabéns pela nova parceria! Muito sucesso.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  26. Oie flor =)

    Acho que a pior coisa do mundo é fazer algo por obrigação. Parece que a coisa não fluie e por mais que você se esforce não tem resultado nenhum... infelizmente eu ainda me obrigo a ser melhor em algumas coisas, em outras eu desencanei. Mas tem dias que lidar com as cobranças alheias e pessoais é dificil.

    Ótimo texto!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  27. É, eu vejo muito isso, gente que se preocupa mais em ter seguidores do que de fazer o blog da forma que ela gosta. Eu adoro o seu blog e acho que você está mais do que certa, sabe? Tem que fazer ser prazeroso o que der pra ser, porque a maioria das coisas que fazemos é por obrigação.
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Jenifer
    Quando vi o seu chamado na blogosfera no facebook me chamou a atenção, porque penso igual a vc, me tornei blogueira porque gosto, antes de ser blogueira eu só comentava, fiz o caminho inverso, vc tem toda razão, tem que ter paixão, vc tem que gostar do blog para comentar, e gostei do seu. Não se ofenda mas vc tem muita personalidade para sua idade igual a querida Sabrina Gomes, eu sei que vc a conhece, pois sempre vejo seus comentários no blog dela. Já estou te seguindo, mas em hipótese alguma vc tem a obrigação de me visitar ou me seguir.
    Bjos. e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  29. Ei Jeniffer!

    Ah, eu sei bem como é isso. Mas talvez seja algo inevitável, sabe...Eu me pego diversas vezes pensando "Meu Deus! Preciso terminar esse livro logo porque tenho que postar uma resenha logo no blog!", e coisas do tipo. Mas é uma cobrança "boa" porque, como você disse, a gente mantém o blog porque adoramos fazer isso! E eu amo escrever resenhas, adoro mesmo. Acho que é uma forma de eu conversar comigo mesma e tentar entender o livro mais "profundamente", compartilhando isso com os leitores.
    Mas de fato é ruim quando isso começa a nos "torturar" rs. Já passei por uma fase em que eu não aguentava mais a cobrança toda de manter o blog, e até parei por um tempo. E é muito muito legal esse contato que a gente acaba criando na blogosfera!

    Bjoos'
    Lets

    P.S. Adoro ler seus posts, não para com o blog em hipótese alguma hein?! haha

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito do post, me fez lembrar do blog que tive que durou mais tempo (acho que quase 3 anos) e no fim eu não sentia mais prazer em blogar e acabei fechando o blog. Fiquei os últimos anos morrendo de vontade de ter um blog, mas como eu não tinha tempo para nada por causa do cursinho eu nem arrisquei e só o fiz esse ano.
    Concordo com você, se escrevemos num blog é porque queremos que leiam o que temos a dizer, né? Do contrário escreveríamos num caderninho e pronto eheheh, mas realmente ficar correndo atrás de seguidores ou leitores não pode ser o foco.
    Quanto ao fato de ter mudado o foco do blog, eu acho normal e aceitável. Deixamos de gostar e começamos a gostar das coisas o tempo todo, então nada mais natural que você sinta vontade de escrever sobre outros assuntos.
    E é horrível fazer coisas por obrigação.

    ResponderExcluir
  31. Eu acho que na vida tbm somos assim, nós mudamos com frequência. Eu pelo menos procuro sempre mudar para melhor, e acho que isso que acontece quando mudamos algo em um blog tbm. Se blogamos é pq gostamos, e somos apaixonadas pelo que fazemos. É duro escrever e não ter ninguém para ler, por isso concordo que divulgação é importante sim, pq leitores tem muito espalhados por ai, mas eles precisam saber que existimos. Adorei seu textto e te entendo muito bem, eu tbm mudei o conteúdo do meu blog, e acredito que isso foi bom, e sempre que puder fazer mudanças construtivas estarei fazendo!! Eu adoro seu blog Jennifer! Parabéns pela parceria!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Jeniffer!
    Eu sei muito bem como é isso. Você nem percebe o que está fazendo até que um dia já está de saco cheio só de pensar nas coisas que tem que fazer no blog. Isso aconteceu comigo, estava deixando de ser algo prazeroso e se tornando uma obrigação, até que eu dei um basta! Leio quantos livros eu tenho vontade, visito os blogs que eu tenho mais afinidade e posto só quando tenho realmente algo para postar.
    Adoro o seu blog e acho que você está no caminho certo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Já parei pra pensar sobre isso, já parei pra analisar se meu blog tinha se tornado uma obrigação, mas eu acho que não, me divirto tanto postando e respondendo comentários. No comecinho eu costumava divulgar agora nem isso faço mais. E sabe o que é melhor de ter o meu blog? É ter descoberto o seu, ver textos pelos quais me identifico e posts que sempre me agradam. Não se preocupe, você está fazendo isso certo, apenas se divirta.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  34. Pois é, flor as vezes realmente me sinto assim. até parei pra pensar e tal, principalmente porque me escondi um pouco no tumblr mas depois voltei pro blogger, mas sabe, eu gosto de bloggar, acho q se vc se diverte, realmente não tem problema.
    Babei no lay daqui, hahaha ta super de parabens ♥
    Seu blog é lindo maravilhoso! ♥♥
    Queria te perguntar se aceita parceria!
    Beijos, Vickie
    --->www.chicletevioleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi flor. Nossa você tem toda certeza, as obrigações são necessárias quando desejamos atingir metas. É o velho lema: trabalho duro e recompensa depois. Mas quando fazemos algo por prazer, nossa, é mágico, a coisa nos proporciona uma sensação maravilhosa de liberdade e o blog... a escrita em si, é um ótimo método de atingir essa sensação, por isso não deve mesmo tornar-se uma obrigação. Tanto é que quando nos obrigamos a algo, essa coisa as vezes não sai tão boa como seria se fosse só um hobby. Por isso lhe entendo perfeitamente, seus motivos são ótimos e concordo com você. Só vale a pena lembrar que na maioria das vezes, as coisas tem 2 lados, o bom e o ruim e o ruim é necessário para que o bom valha a pena. ^^
    Beijos, obrigada pela passadinha lá no blog, quando puder, volta lá viu? Adoro seus comments.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Sei exatamente como é, sou de me obrigar a muitas coisas e mudar rotina, gostos e manias, até hábitos para melhorar ou fazer algo diferente, qual eu esteja desejando. Mas escrever, sempre foi uma paixão, o amor que eu nunca senti e não uma obrigação.

    ResponderExcluir
  37. Concordo com você Jeny, meu blog minha paixão. Já me obrigo a fazer um monte de coisas, mas o blog é um hobby uma paixão e quando tornamos esta coisas obrigatórias, se tornam chatas.

    http://fashiondreamsblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi Jeniffer!

    Que bom que você se deu conta disso, senão o seu blog ia acabar se tornando apenas mais um entre os milhares existentes e isso é muito ruim.
    No fim de semana eu até comentei com algumas pessoas no Twitter que ando meio desanimada para visitar os blogs porque todos andam muito iguais!
    Estão muito impessoais e comerciais. Até os templates são idênticos. Muito chato isso!
    Mas que bom que ainda existem pessoas assim como você que se preocupam com a singularidade e possuem personalidade.
    Colecionar seguidores não está com nada mesmo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Oi

    Acho que quando eu sentir que postar no blog é uma obrigação vou ter que rever algumas coisas. Eu posto porque eu gosto, eu vou lendo e postando.Não me cobro e não me obrigo a fazer nada. Acho que escrever/postar/ler são prazeres, e no momento que isso se torna uma obrigação fica algo chato.

    Gabi

    ResponderExcluir
  40. As vezes eu também me obrigo a fazer as coisas do blog
    Mas eu penso que se for fazer tudo o que eu quero não é bom
    E se eu gosto de ler os livros e vivo ganhando eles, tenho que fazer a minha parte no blog

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Sabe, eu concordo com você!
    Não devemos ficar presos aos seguidores, devemos seguir e postar o que queremos...
    E também, devemos pensar se é isso mesmo que queremos falar, ou se só estamos falando só para atrair mais comentários...
    Vamos fazer o que realmente estamos a fim, sem nenhum pingo de obrigação... Vamos nos divertir!
    Eu concordo com seu texto!
    Gostei! :DD

    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Adorei o texto floor ^^ É bom desabafar mesmo. É tem muitos qe postam no blog por qe acham qe é obrigação eu sou qe nem vc posto porque gosto e amo .
    Eeeh' parabéns pela nova parceria ^^

    http://souzadiinha.blogspot.com.br
    Beijoos ♥ . .

    ResponderExcluir
  43. Ah guria, eu ver que algo está se tornando uma obrigação é praticamente o ponto de partida para que eu abandone a coisa. Já aconteceu isso tantas e tantas vezes com o MEU blog. Tanto que, veja, ando atualizando-o muito pouco, até mesmo para o pouco tempo que tenho, mas estou aqui!
    Claro que ainda tento me dedicar, me sinto culpada por esses hiatus de quase uma semana, mas é a partir do momento em que eu estava forçando postagens eu parei de ver a qualidade nos meus textos.
    Enfim, aqui tá cheio de sucessos, hein? Novo Século é uma editora que quero muito parceria, mas antes preciso alcançar os mil seguidores... (o que eu acho meio fail nela, mas ok, os livros são bons! haha)
    A Novo Conceito tá meio que sem responder parcerias, mas estou correndo atrás. Quando abrirá novas inscrições para parceria? Quero dar uma bombada no blog nessa época para tentar conseguir algumas.
    Apesar de que nem promoção eu to podendo fazer, porque o dinheiro está curto (e ainda tenho que comprar e enviar o livro da ganhadora da ultima promoção, aliás), nem sei como farei isso, mas é minha obrigação!
    Ah, por falar nisso, sempre esqueço de avisar ( e isso é imperdoável), mas sua agenda da promoção já chegou tem um tempinho. Escolha um livro da minha estante que eu já te envio o livro e a agenda, para gente dar um up no projeto os livros viajantes.
    Aliás, vocês precisam pegar o livro da Thami logo, deixar o projeto minguar nem é legal. rs
    Quanto às fanfics, são a minha verdadeira paixão. Sério. Apesar de eu não escrever com tanta frenquência quanto gostaria, eu escrevo bastante. Como assim tu não sabia o que era?
    É tãaao mágico! rs
    E tu nem está levando vida de vagal guria, relaxa, tá aproveitando o tempo que tem, only this. Ah, eu acho que seria mais fácil a anne te mandar por correio mesmo, viu? De qualquer forma por ser a mesma cidade seria suuuuper baratinho. E, por mim, a gente já pode começar esse intercambio.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  44. Flor já aconteceu o mesmo comigo.
    Meu blog a princípio era só pra ter alguns textos e frases... mas tomou um rumo que eu meio que perdi o controle! As pessoas pediam pra eu trazer mais coisas e ai fui acrescentando uma infinidade de assuntos. Por um lado é bom claro,mas por outro virou uma responsabilidade mesmo. Uma coisa complicada. Eu postava todos os dias,haviam dias em que eu tava de saco cheio,sem ideias. Por isso diminui a quantidade de postagens semanais,passei a deixar varios rascunhos prontos e estou realmente postando o que quero mesmo.
    E viva a liberdade de expressão haha.

    Tem post novo no blog,quando puder passa lá :D
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Que lindo Jenny ! Amei , simplesmente falou por mim. Você pensa da mesma maneira que eu , e tá certa. O sinônimo de blog deveria ser AMOR, por que no amor, encontramos liberdade , prazer , satisfação. Tudo! Enfim, faça o que te deixa bem, e eu posso afirmar, que está indo pelo caminho certo, seu blog ahasa! s2s2

    Beijão, www.spiderwebs.com.br

    ResponderExcluir
  46. JEN concordo plenamente com você. Quando as coisas começam a se tornar uma obrigação elas deixam de ser prazerosas. Eu amo meu blog e sinto um prazer muito maior em escrever agora, antes de reformar era uma coisa tão chata e era mais uma obrigação para postar. Ah parabéns pela nova parceria, tentei com a novo conceito e com a arqueiro, mas até agora sem resposta. Vamos esperar né.
    Beeijos querida!

    ResponderExcluir
  47. 1ºParabéns pela parceria.
    2ºEstá certa, com o tempo vamos mudando o foco, mesmo sem perceber. Meu blog era bem ao estilo 'querido diário' e agora posto de tudo.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Concordo com tudo que você escreveu no post, Jeni! Sabe que teve uma época em que eu até pensei em desativar os comentários do meu blog, porque pra mim, não fazia muita diferença. A maioria das pessoas que visitam o blog e realmente liam o conteúdo dos posts, muitas vezes não se sentiam na obrigação de comentar. E as poucas que comentavam, eram em sua maioria blogueiros desesperados por seguidores, comentários e etc. Já eu nunca fui assim, às vezes até demoro semanas para responder os comentários no meu blog, mas não significa que eu não visito meus blogs favoritos e leio os posts deles. Quando eu me sinto na "obrigação" de responder um comentário, é muito difícil eu ler um post e escrever qualquer coisa nele por "obrigação", sabe? Esse seu post por exemplo, li ele no final de semana, mas não sabia o que escrever... E acabei não comentando. Na verdade, eu conheci seu blog por um post sobre a série New Girl, tinha até alguns gifs que eu achei bacana! Mas nunca fui muito de ler blogs com textos pessoais, para falar bem a verdade, eu nunca tive muita paciência. E quando conheci seu blog e passei a comentar aqui, percebi pelos seus posts pessoais que tínhamos muitas coisas em comum e por ter me identificado contigo, passei a ter prazer em ler, sabe? Acho que essa é a mágica do mundo blogueiro, é quando realmente nos sentimos bem em fazer algo, seja postando ou comentando em blogs que gostamos.

    Ah, você passou no vestibular ano passado? Eu fiz a prova para a federal do meu estado e não passei. :(
    Mas também, nem tive muito tempo para estudar, pois eu fazia ensino médio e curso técnico o dia inteiro. Mas no final desse ano vou prestar de novo. :)

    ResponderExcluir
  49. Ah, um blog não pode mesmo se tornar obrigação né? Já temos tanta coisa que somos obrigados a fazer, mais o blog dá prazer para nós blogueiras, não queremos que se torne uma obrigação!
    Parabéns pela parceria! ^^
    Beijinhos!

    Seguindo, se poder fazer o mesmo, ficaria muito feliz.
    http://pensamentosda-aline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Jeni, foi muito interesse ver esse tipo de desabafo na blogosfera, são poucas as que admitem esse tipo de coisa.. porém não posso deixar de dizer, você merece o reconhecimento e seu blog tá na medida certa, continue assim! :3

    ResponderExcluir
  51. Concordo contigo, quando começa a virar
    obrigação deixa de ser prazeroso.

    http://achocute.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Oie Jennifer!
    Parabéns pela parceria e agora entendo sua dica de "algo mais pessoal"... rsrsrs. Você escreve bem e maioria das pessoas tem dificuldade de escrever sobre si mesmo, mas com você isso não acontece...!

    Bjs,
    Ariane;)
    http://onedayatime.zip.net

    PS: Novidade lá no blog!

    ResponderExcluir
  53. Os blogs - tanto os que visitamos quanto os nossos no geral - são sinônimos de refúgio, amparo, de certa forma até esconderijo num mundo em que poucos nos entendem. É aqui que encontramos pessoas com quem dividimos os mesmos pensamentos. Não importa se ele tem apenas textos pessoais, ou não, o importante é que ele te faz bem! (:
    Beijos.

    ResponderExcluir
  54. Oi Jé,
    Eu tb penso muito nisso, as vezes se fico sem postar muito tempo me sinto fazendo algo errado e isso me incomoda. É dificil pra quem se cobra muito. Como debatemos muito la no bloguinho sobre esse lance de parcerias e a cobrança que isso atrai para um blog entendi muita coisa e vi que isso incomoda muita gente tb. Como te respondi lá, sempre achei seu blog original e pessoal, coisa sua mesmo, sem ter mudado por conta das parcerias que tem.
    bjocas e boa semana

    ResponderExcluir
  55. ÓÓwwn, que lindo! XD
    Eu amo ler textos em que as pessoas falam sobre seu amor ao blog. Eu também nunca cheguei a escrever por obrigação, já que quando eu me sentia sem inspiração ou muito triste, preferia deixar de escrever a escrever coisas inúteis e fúteis.
    Adoro seus textos, e inclusive já me identifiquei tanto com um deles, que quase chorei. Seu texto literalmente me fez relembrar de uma época muito difícil e ao mesmo tempo fácil da minha vida. Senti algo único, e agradeço você por isso! \Õ/

    Beeijo sua linda! S2
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  56. Gostei muito de ver sua sinceridade com nós leitores para abordar esse assunto que estava te incomodando. Acho que o blog tem que ser algo prazeroso e divertido, e quando começa a virar algo meio que obrigatório ele vai perdendo um pouco do seu sentido. Afinal, nós os criamos para nada mais do que mostrar um pouco do que pensamos acerca dos assuntos a nossa volta, não é mesmo? Beijo e boa semana!
    http://helviocaldeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  57. Eu simplesmente adorei o seu texto, é muito verdadeiro. E a mais pura verdade, a partir do momento que você faz algo por obrigação, o prazer que aquilo dava anteriormente evapora, o que não podemos deixar acontecer nunca. E eu simplesmente amo os seus textos!! Você escreve muito bem! E parabéns pela parceria com a editora!!
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. Ola Jeniffer,
    Creio que você tem toda razão no seu texto, pois de obrigações a vida já está cheia, logo devemos usar a internet como meio de pesquisa e diversão, do contrário uma hora vamos acabar eliminando o prazer!

    Adorei o texto.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  59. oi querida,
    adorei o texto, as vezes me sinto na mesma situação.
    Tu tens razão quando diz que o blog é o teu espaço, logo tu posta o que te der vontade e emoção no momento. Pode ter certeza de que eu e as tuas outras leitoras vamos sempre te acompanhar :)
    parabéns pela parceria!
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Bom, de certa forma eu concordo com seu post, acho que você está certa também.
    acho que a maioria das pessoas que criam blog é pra isso, prazer de escrever, querer que alguém leia e se identifique ou ate mesmo se identificar com outras pessoas.
    mas como todo mundo, a gente muda, nosso foco muda, nossos pensamentos e tal, é normal que isso reflita no blog, afinal aqui é nosso cantinho né?
    quanto a obrigação, eu acho que temos um pouco disso sim. eu pelo menos quando crio uma conta em alguma rede social, ou sei la em algum site, eu me sinto na obrigação de dar o melhor pra isso e alcançar certas metas, dai vai de cada pessoa... pq as vezes essa pequena obrigação que vc tem com vc mesmo, pode se tornar obsessão, sei la, algo assim ASSHUHUSAHU
    adorei o texto, é bem assim que acontece mesmo.

    http://www.rascunhosdasuuka.com

    ResponderExcluir
  61. Ah, eu entendo perfeitamente. No começo, quando entrei pra blogosfera, eu sempre mantinha meu blog em ordem e talz, mas às vezes eu parava para dar uma bela revirada nele e sempre pensava: "nossa, preciso fazer meus posts mais assim assim e assim". sabe, me obrigava a mudar meus posts porque eu pensava que ninguém iria gostar daquele meu jeito de blogar. E até mesmo às vezes eu me obrigava a mudar meu jeito, porque sou meio retardada HDAUHDUAIHDIOUSAH rio bastante e tal, sou meia palhaça, até que um dia eu disse pro meu namorado que eu ia mudar esse meu jeito palhacinha de ser, e ele me disse que não precisava mudar meu jeito pelos outros porque eu ele adora esse meu jeito agitado de ser. E então abri os olhos e entendi que não preciso mudar meu jeito só pelo fato de eu ser um pouquinho diferente ♥
    www.blanquela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. Oi!
    Entendi perfeitamente o que você quis expressar. Meu blog sempre foi literário, por isso nunca postei nada pessoal. Mas confesso que tenho vontade. Às vezes, é interessante desabafar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  63. Adorei o texto. Também tenho meu blog como refúgio, como hobby. É muito bom escrever sobre o que eu gosto e o que acho interessante. Quando criei o blog, não queria focar SÓ em livros. Vi tantos blogs literários e pensei: o meu não vai ter a menor chance se não falar exclusivamente sobre livros. Mesmo assim arisquei e fiz posts sobre arte, fotografia e entre outros e percebi que agradou. Continue fazendo o seu blog do seu jeito, postando o que tiver vontade. Vai ser um blog sincero e com certeza vai agradar muita gente!

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  64. Hey flor, e teve sorte com o vestibular?
    Sabe eu to assim esse ano, acabo percebendo que venho me obrigando a fazer certas coisas, principalmente estudar. Mais o blog ainda é meu refugiu...
    Acho que todas nos blogueiras começamos nesse mundo com textos pessoais né? Hoje é raro eu conseguir escrever um.

    Beijos :*
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  65. Não torne isto obrigação mesmo, porque fica muitissimo chato. Um blog é, na realidade, uma diversão e hoje em dia tornamos esse blog uma obrigação e isso faz com que esse hobbie fique chaterrimo :s
    Gosto muito da forma que você escreve e do seu blog, e concordo que deixar virar obrigação é pedir pra ficar chato pra ti, não deixe isto
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  66. Gostei muito do que você escreveu.
    Aqui tem que ser um canto seu, com sua cara. Publique o que quiser e o que tem relação com vc apenas quando quiser. Visite os blogs com os quais se identifica e comente se achar pertinente, ou o blog vai se tornar um trabalho pesado e vai deixar de ser seu "refúgio".
    beijinhos

    ResponderExcluir
  67. Houve um tempo que eu postava no DD por obrigação, e isso estava acabando comigo. É como se eu estivesse me obrigando a expor o meu mundo. Era muito estranho! Acabou que eu estava obrigando a mim mesma a sentir alguma coisa. Não era legal. Hoje, faço o que posso, e posto para postar com carinho. Amo aquele lugar.
    Amo aqui também. É bom saber que você gosta disso.
    beijos.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  68. Muito bom o texto
    Pois é eu não gosto de me sentir obrigada a nada também
    Às vezes fico sad pelo Obsession render poucos posts durante a semana, mas aí penso que não criei ele por obrigação... e tals

    Já fico feliz e satisfeita quando vejo 10 comentários, pois quando criei achava que quase ninguém visitaria, ou comentaria.

    E sou muito feliz com ele, pois não me sinto obrigada a nada lá.

    beijos e uma ótima sexta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  69. Poxa, Jeni, às vezes me sinto assim também, como se fosse quase uma obrigação postar tais coisas, comentar em tais blogs... Já surtei em algumas épocas quando me vi nessa situação. Mas sei lá, parei de me importar tanto e comecei a postar apenas o que me fazia feliz ou aliviada ao expressar. Escrever pra si mesma, sabe? Se alguém gostar e se identificar, melhor. Se não, não.
    Também retribuo comentários, mas não foquei nisso, porque há blogs que eu simplesmente não gosto por não terem nada a ver comigo. Claro que a maior parte das pessoas que têm paciência pra ler as maluquices que eu escrevo são pessoas que também escrevem coisas do tipo, então eu me sinto bem em comentar nos blogs delas. Sei lá, sem aquela obrigação tudo fica melhor.

    Gostei desse texto. Bem objetivo, cheio de opiniões. Acho legal isso. *-*
    Beijo!

    P.S.: o seu blog é um daqueles que eu realmente gosto de comentar. :*

    ResponderExcluir
  70. Acho que todos que começam a blogar pela primeira vez, começam pensando de uma maneira e ao longo dos tempos e posts, vai mudando e essa mudança por muitas vezes é sempre boa, mas já viu casos, Jeniffer, de blog que eram bons e tomaram um rumo que só fez perder meu agrado.

    O seu não fica nesse critério, adoro ler os seus post com dicas de livros e filmes. ^^
    Beijoss

    ResponderExcluir
  71. Acho que isso SEMPRE acontece com as blogueiras, quando seus blogs crescem. Sério, de repente as coisas mudam, você tem receio de postar certas coisas, vê-se obrigada e ansiosa por ter mais comentários, quer ter seu trabalho reconhecido... Quando no início você só queria compartilhar a sua opinião. Não sei, é complicado, em meio a blogsfera a gente se perde... Mas, com certeza, aprende MUITO - e depois a gente se encontra!
    Muito fofo seu layout! Beijão
    Ni, ninhadaliteraria.com

    ResponderExcluir
  72. Destrinchou a realidade essencial de qualquer atividade humana: o prazer e o caráter voluntário no fazer de quem faz o que gosta. Não sei se me farei entender tão bem quanto a autora deste post, mas imagino que essa regra de fazer o que se gosta de forma a não tornar a atividade uma simples obrigação se aplique ao desejo do ser humano de imprimir sua realidade interna no mundo exterior, fazendo-o sempre que lhe trouxer prazer, já que não é sempre que a alma se sente apta a expor sua intrinsecabilidade aos quatro ventos, como hoje em dia se tornou costume fazê-lo na internet. O mundo interior é mais complicado do que parece, hahaha.

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in