Destaques

30 maio 2012

Resenha - Viva para contar

Nome: Viva para contar
Original: Live to tell
Autor(a): Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Saraiva - Fnac - Leitura
Sinopse: Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.

Viva para contar foi um livro intenso que mexeu comigo de uma forma que nem dormi direito por causa da leitura. E o único livro tão intenso quanto, que conseguiu me atingir a esse ponto foi O morro dos ventos uivantes, mas são dois livros muito diferentes.

A estória começa narrando sobre Danielle, a única sobrevivente de uma tragédia familiar: Seu pai matou sua mãe, irmã e irmão e a deixou viva. E Danielle cresce com esse fato a atormentando, não sabendo o por quê de seu pai a tê-la deixado viva e se isso foi por que a amava ou odiava.
Logo depois a narração enfoca na sargenta D. D. Warren, que interrompida em um jantar romântico, precisa investigar uma outra tragédia familiar: Uma família inteira morta, sendo o pai suspeito do crime.
E ainda temos a estória de Victoria, que mora com seu filho, que tem problemas mentais, problemas psicóticos que o fazem ter reações diversas ao longo do dia, inclusive ameaçar sua própria mãe de morte.

Mas o que essas três estórias e personagens tem em comum?!
Não acontece somente uma tragédia familiar para D. D. investigar, mais uma família é encontrada em casa, todos mortos, colocando o pai como suspeito novamente. Mas a estória vai além de tudo isso, as duas famílias tinham crianças 'problemáticas' em casa, duas famílias com crianças com problemas mentais que poderiam ser uma ameaça ás pessoas ao seu redor. E essas duas famílias relacionam-se com a ala psiquiátrica, onde Danielle trabalha.


Esse livro parece ser um livro sobre o gênero policial ou de suspense, mas aborda um tema não muito visto por aí: crianças psicóticas. Já imaginaram uma criança que sofreu tanto que não age mais como um ser humano 'normal'? Que age como um animal selvagem ou que tem prazer em matar um bichinho de estimação e provar do seu sangue?! Assustador não é?! Mas nesse livro vemos de perto como é a vida dessas crianças e também de quem cuida delas; como Victoria, a mãe que perdeu seu marido e sua outra filha para Evan, seu filho problemático que pensando em o proteger, preferiu ficar com ele em casa ao invés de mandá-lo a alguma instituição psiquiátrica para crianças, que praticamente é como uma prisão infantil.

O livro tem algumas cenas chocantes, pelo menos pra mim foi, mas as estórias narradas, a investigação de D. D. Warren e sua equipe sobre as famílias mortas levando a um ponto em comum, prende nossa atenção. Danielle é um mistério até um certo ponto da leitura, ela é confusa e um tanto perturbada pelo que aconteceu em seu passado. Enfim, o livro é intenso, é pesado, mas muito instigante. 

No começo me assustei com a narração sobre as crianças psicóticas, e algumas cenas com D. D. me lembraram a série CSI, o que me fez gostar bastante da leitura. O livro é grandinho, tem 476 páginas, mas são 476 páginas intensas e que podem mexer muito com o leitor. As narrações variam de primeira pessoa, com Danielle e Victoria para terceira pessoa com a sargenta D. D. Warren, o que faz a leitura ser ainda mais interessante. Pra quem gosta de assuntos interessantes, tema policial e mistério em um só lugar, Viva para contar é perfeito.

Hey, perceberam que nos últimos posts tenho reversado entre posts de outros assunto e resenhas?! Então, voltei a ler mais, estava com um tipo de ressaca literária antes, e os posts de resenhas ou relacionados á literatura vão estar mais presentes por aqui do que os outros assuntos, mas não vou dar exclusividade, vou sempre reversar os posts como tô fazendo agora pra não cansar vocês de sempre lerem uma resenha atrás da outra. rs Espero que entendam, e até o próximo post ><

Comentários via Facebook

40 comentários:

  1. Oieee! Suuuuuuper quero ler esse livro. Ainda não tinha lido resenha nenhum sobre ele, portanto a sua é a primeira que leio. Ótima a resenha, super me instigou a curiosidade! Quero muuito ler agora, depois de saber sua opinião sobre o livro. Sem comentar que eu adoro CSI, fiquei mais animada depois de ler essa observação, rs.

    Beijos
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Jeniffer, fiquei muito, muito interessada por esse livro. Primeiro porque você falou que ele mexeu tanto contigo quanto O Morro dos Ventos Uivantes (meu queridinho), e apesar de a história não ter nada a ver com o outro, gosto de livros intensos e que mexem psicologicamente com a pessoa.
    Segundo porque, além da história de suspense e tal, tem essa coisa das crianças psicóticas. Gosto muito desse tema e já fiz vários estudos a respeito (sou metida a autodidata nessas coisas psicológicas), inclusive a série Dexter retrata um pouco disso também, e talvez por isso ela seja uma de minhas séries preferidas.
    Muita, muita vontade de ler esse livro.

    Ah, eu tô gostando dessas suas resenhas aqui no blog, intercaladas com posts de outros tipos. Isso é bom, dá todo um equilíbrio e tal...

    Beijo!
    http://miasodre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Sempre achei que esse livro
    era ótimo. Agora vejo
    que eu estava com razão, rs
    Sua resenha ficou ótima.+__+

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  4. Férias que me aguardem, vou ler de tudo!
    Vou já marcar as resenhas que mais gostei daqui pra voltar quando for atrás dos livros..
    Beeijos


    www.nadadeperfeicao.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa lindo livro,fiquei muito curiosa pra ler. Eu também nunca li O morro dos ventos uivantes,mas está na lista dos mais desejados *---*
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, em breve entrará na lista de leitura. Sua resenha é maravilhosa, parabéns.

    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive oportunidade de ler este livro
    Mas ele já esta qui na minha estante
    E ele parece ser bem tendo e o legal é que é dividido por dias da semana...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Inicialmente o plot me lembra um pouco o do livro O Hipnotista, e isso me deixa meio com o pé atrás (odiei O Hipnotita, não tem nem como negar isso). O lance do massacre familiar com apenas um sobrevivente, e etc etc. Me empolguei com isso e lá pela metade a história já estava completamente confusa.
    Mas esse livro me parece seguir outra "linha", quero ler porque não conheço nada da Lisa Gardner.

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei meio assustada com esse livro depois da sua resenha, eu to realmente evitando livros assim. Não me lembro de um livro que tenha me dado problemas pra dormir e por isso acho que devo reservar um espaço para Viva Para Contar na minha wishlist.

    Beijos Jen.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde :)
    Como vai?
    Acho que é a primeira resenha que leio deste livro *-*
    Eu já tinha lido a sinopse e fiquei curioso pra ler e agora que li sua resenha fiquei mais ainda *-*
    Esse lance que você disse de uma narrativa meio CSI..adorei kkkkk

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  11. Nossa, o livro parece mesmo forte, acho que não teria estômago para ler uma coisa dessas. Como a leitura mexe muito comigo, não consigo mergulhar em algo tão forte, que destaca as piores facetas da vida humana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi

    Eu quero ler esse livro. Nunca li nada policial, mas quero começar e ver o que eu acho do gênero. A tua resenha positiva me deixou um pouquinho mais animada.

    Gabi

    ResponderExcluir
  13. Cara nunca vi esse livro, mas parece perfeito !
    Parabéns pela resenha.
    Que lindas haha

    E parabéns pelo blog, muito lindo e super show ! Amei mesmo vale super apena visitar aqui forever ! hahaha Parbaéns!
    http://www.onedayto-be-happy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Poxa, gostei MUITO da resenha e do livro. Vou pescar uma grana pra comprar, faz tempo que não leio um livro que eu goste MUITO. Os últimos que eu li que me prenderam foi Yakuza Moon e Água para Elefantes. Parabéns de novo pela resenha :)
    :*

    ResponderExcluir
  15. Agora eu estou convencida a ler esse livro. Não sei por que não leio muitas estórias policiais, já que gosto desse tipo de estória, acho que talvez por que nunca encontre na livraria uma que tenha realmente uma boa estória, ou que, virando as páginas, consiga gostar da escrita.
    Mas parece que esse é muuito bom, preciso tentar ler :D
    Beijos *:
    The Book Thief.

    ResponderExcluir
  16. Nossa adorei,ele realmente parece ser bom e envolver a gente! Adoro coisas com investigação eu assisto CSI e Law e Ordem e amoo rs
    wolftheideia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Quero muito muito ler esse livro, pois adoro livros do gênero, que aparentemente me parece policial mas pelo que disse continua me interessando! Espero ler logo!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  18. Ahhh!!
    Adoro estórias com psicopatas!! Tenho um post preparado sobre crianças psicopatas para o blog -rs

    Fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro!!!!

    Ressaca literária é bem comum, também acabo de sair de uma.



    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Adorei a resenha. E confesso que amei as partes em que eram narrados os comportamentos das crianças. Sempre quis ler um livro que relatasse crianças com distúrbios psicóticos.
    As partes da D. D. eu não gostei muito, porque as achei um pouco cansativas. E eu particularmente não gosto CSI. rsrs
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Que resenha ótima,

    Gosto de assuntos assim, mistério e tema policial
    também. Com certeza vou ler, já anotei!
    Tô muito curiosa pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  21. Ola Janiffer,

    Muito show sua resenha! Realmente deu vontade de comprar o livro, ainda mais por abordar um assunto tão polemico quanto o distúrbio psicótico em crianças!

    Parabéns!

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  22. Também andava meio sumida com as minhas resenhas lá no blog, mas é porque demorei quase um mês lendo "Guerra dos Tronos", ó livrinho longo, hein? Gosto bastante dos seus comentários sobre os livros aqui no blog, são ótimos. <3 Todos os posts tem muito conteúdo. Me interessei pela sinopse deste.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  23. Louca pra ler esse livro, mas tenho muitos na frente dele BUÁ BUÁ

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  24. Uau, o livro parece ser fascinante! Realmente não gosto de histórias policiais, mas como você disse, mexe mais com as crianças psicóticas, e eu adoro histórias sobre crianças com algum problema (como autistas, etc.). Parece ser muito bom! Ótima resenha!
    Beijos ♥

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  25. amei a resenha, nossa esse e um daqueles que nos prende, que você diz só até a página 50 hoje e acaba terminando de ler no mesmo dia, esse eu quero ler, mas no final conta pq opai da Danielle não matou ela?
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Jennifer, que livro hein, tragédia familiar, clima bem instigante mesmo, ótima resenha, beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  27. Nossa nunca nem tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser mto bom!!

    Adorei sua resenha :)

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o livro...
    Mais pela sua resenha, parece ser um ótimo livro, sei lá, eu gosto de livros com estes temas policiais, suspense, etc...
    Gosto tanto, que a na minha estante livros, os livros policiais são os que mais vigoram...
    Quando eu tiver um dinheirinho, vou ver se compro este livro, parece valer a pena!

    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nem preciso dizer que amei a resenha né? :D
    Primeiro, me desculpe se não tenho vindo aqui Jenni. Eu só não comento por falta de tempo, mas sempre estou por aqui.
    Este pareceu ser um ótimo livro. Gosto de livros policiais (li poucos até hoje, mas mesmo assim u.u) e estava procurando um por essa semana mesmo. Acho que já achei, haha.
    beijos, e se cuida :*
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  30. Oi Jeniffer!
    Quando recebi o livro da Novo Conceito fiquei bem interessada pela sinopse! Ando em uma fase bem James Patterson então resolvi ler o livro só na segunda quinzena deste mês, para não confundir muito as histórias! Também gosto de tramas que envolvem mais de um personagem principal. Acho que vou gostar muito do livro!


    Boas leituras!

    - Nine
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  31. Adoro livros assim, que nos causam suspense. A história parece realmente intrigante, estou muito curiosa pra ler! A minha lista de livros sempre aumenta quando passo por aqui :P
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Que vontade de ler este livro agora, gosto de ler livros que mexem com a gente e nos deixam com vontade de ler mais e mais e sua resenha ficou incrivel.
    Queria saber como funciona a parceria com editoras ??
    Obrigada.

    Fashion Dreams

    ResponderExcluir
  33. Ahhh adorooo! Ficou sem dormir? Histórias chocantes! Aiii adoroooo...é desse jeitinho que amo livro Thriller. Quero ler mais q depressa. Você vai me fazer passar ele na frente de outros livros. kkk
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Nossa parece ser bem legal ^^ Ainda não tinha ouvido falar ,, mais pela resenha parece ser muito bom :)
    Ótima dica e resenha floor ..

    http://souzadiinha.blogspot.com.br
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  35. eita kkkkkkkkkkkkkkk nao conseguiu dormi é? que medinha shaushaushusha, vocÊs parceiros da Nc tem uma sorte .. que eu ser tbm parceiro dela :/

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Que triiiii essa história. Eu andei lendo um livro parecido por causa da faculdade e me apaixonei, acho que até vou falar dele lá no blog. "A Sangue Frio" também fala sobre assassinato de uma família e é beem detalhado..muito legal!
    Eu adoro essas histórias meio 'sombrias'..rsrs

    Beeijo
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  37. O importante é que voltou a ler né rs'

    Desculpe pela demora de aparecer por aqui :/

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oi Jenny
    Primeiramente parabéns pelos mais de 1000 seguidores, seu blog é um sucesso e eu adoro passar por aqui.
    Agora vamos ao comentário da resenha: criança psicótica é tudo o que eu preciso em uma leitura.
    Sério, estou cansada de leituras ingênuas e paradas, preciso de algo que me dê aquele choque sabe, e tenho certeza que a leitura desse livro irá provocar isso em mim.
    Amei a resenha, o livro acaba de pular para o topo da lista de leitura.
    bjos

    ResponderExcluir
  39. Hey Jen
    Nossa essa história de assassinatos da família.. desse jeito me lembrou um episódio de CSI.. aliás lendo sua resenha só vinha CSI na minha cabeça.
    Aí chegou na parte das crianças psicóticas, lembrei daquele filme A profecia 666.. do garotinho do mal rs... Supernatural
    Eu vou AMAR esse livro, estou até vendo.

    beijos
    Nana - Obsession Valley :)

    ResponderExcluir
  40. Acabei de ver uma resenha em um outro blog e parece ser muito bom mesmo. Vou adicionar a minha lista de compras que só cresce. hashas'

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in