Destaques

28 março 2012

Livro + Filme: Os três mosqueteiros

Faz muito tempo que não venho com um post de Livro + Filme, eu sei que tem muitos livros que viraram filmes, mas acho que a maioria é conhecida por todos, então não acho legal publicar algo que TODO MUNDO já viu ou conhece né? O primeiro post nessa tag foi do Livro/Filme Anjos e demônios aqui. Dessa vez, volto com o livro/filme de Os três mosqueteiros. Queria muito ler esse livro do Alexandre Dumas depois de ver o filme e vários outros relacionados á eles e até que num belo dia numa ida a biblioteca eis que esse livro que faz parte da coleção de adaptações da editora Larousse chega às minhas mãos.

Livro:

Editora: Larousse
Autor(a): Alexandre Dumas
Sinopse: Um por todos, todos por um... rumo à aventura! D´Artagnan é um rapaz ingênuo que chega a Paris durante o reinado de Luís XIII disposto a se tornar mosqueteiro do rei. Montado em um cavalo magro e franzino, tendo como bem mais precioso uma carta de recomendação de seu pai, ele somente está à procura de um lugar ao sol. No entanto, para testar de fato sua honra e dignidade, o jovem cadete terá que participar de uma série de acontecimentos surpreendentes ao lado de três companheiros que logo virarão seus melhores amigos: Athos, Porthos e Aramis.

Como é explicado no próprio livro, Os três moqueteiros é do gênero de folhetim, os dois temas básicos do folhetim são o amor e a justiça, o enredo é cheio de surpresas, mistérios, não muito romance, mas lições de moral e justiça. Achei o livro bem simples, já tinha lido um outro livro do Alexandre, O conde de Monte Cristo, e vi que a forma como o Alexandre escreve é simples, mas traz uma sensação prazerosa enquanto se lê o livro. Com finais felizes, lições de justiça e moral, como já dito antes.
E em Os três mosqueteiros é assim, começa com a vinda de D'Artagnan, depois de um incidente com um misterioso homem de Meung e outros incidentes com os três mosqueteiros: Athos, Porthos e Aramis, ele teoricamente irá enfrentar os três num duelo, mas na hora marcada, acabam indo os três juntos e descobrem que o gascão tinha marcado duelo com os três só que em horários diferentes. Mas uma patrulha dos guardas do cardeal impediu o duelo, fazendo os quatro duelarem contra os homens da patrulha e assim, a amizade entre os quatro começa.
Além desses personagens centrais, existe a vilã de toda a história, Milady. Ex-mulher de Athos, astuta, que trabalha para o cardeal contra a rainha Ana da Áustria e que ao longo da história Milady, cultiva também uma inimizade contra D'Artagnan. Em meio a alguns mistérios, D'Artagnan é o que mais aparece nesse livro, ao invés dos três mosqueteiros, ele que nos traz lições de moral e justiça com seus feitos, muito mais que Aramis, Porthos e Athos, que inclusive ao longo da história são ajudados pelo gascão. Outro ponto a destacar do livro é a relação com os criados, todos os quatro tem o seu criado fiél e leal, e mesmo sendo maltratados por seus 'donos', não são infiéis e fazem o que lhe mandam. É até estranho o modo como os quatro personagens agem com seus criados, mas você se acostuma depois.
No mais, o livro é bem pequeno, tem só 110 páginas (pelo menos esse que li) e as letras não são pequenas, então você acaba de ler em um dia ou dois no máximo. É um clássico folhetim, e a segunda obra que leio do Alexandre Dumas, posso dizer que gosto muito desse autor.
Quem quiser saber mais sobre o autor e suas obras, leia o especial do Alexandre Dumas no blog Algo a mais pra ti ler da Ana Seering.


Filme:
O filme obviamente tem suas diferenças, além de ser grandioso tem alguns pontos diferentes do livro. No filme, D'Artagnan faz parte dos personagens principais, mas não achei que ele fosse o principal, Aramis, Athos e Porthos estão mais ativos no filme do que no livro, na minha opinião.
O único criado que aparece no filme é Planchet, o gordinho engraçado. E há um romance entre D'Artagnan e uma das meninas que "trabalham" com a rainha, além do romance entre o rei e a rainha jovens também. E no filme, o duque de Buckinghan também é vilão junto com Milady e o cardeal do rei, sendo que no livro, só a Milady era a verdadeira vilã.
No mais, me arrependo de não ter visto no cinema em 3D, os efeitos nas lutas são maravilhosos, e tem atores de peso, como Orlando Bloom (finalmente o vi atuando como vilão), Logan Lerman (Sim, o Percy Jackson, que estranhei um pouco de cabelo grande,rs), Milla Jovovich(Resident Evil, eu particularmente amei ela nesse filme fazendo a vilã) e Christoph Waltz (Água para elefantes).
Vi uma crítica 'ruim' em relação a esse filme de 2011, por conta de outro filme de 1993, não lembro muito bem desse, mas acho que já vi esse filme, só não vou argumentar nada por não me lembrar direito dele.
Enfim, vale a pena tirar um tempo para ler esse clássico e ver esse filme, se não for pela história em si, pelo menos pra ver o Orlando Bloom *LINDO* de vilão (Brincadeira gente, vejam o filme por causa da história sim.rs).
Saiba Mais
Trailer:

Gostaram do segundo post Livro + Filme? Já viram ou leram sobre Os três mosqueteiros?

Comentários via Facebook

54 comentários:

  1. Eu assisti o filme e AMEI... Nem fazia ideia que era baseado num livro! Gostei de saber, porque agora vou ter que comprar hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Seeeempre prefiro ler o livro, mas o filme também é legal *-*
    Beijos, Bell Robatine.
    www.mundodegarota.com

    ResponderExcluir
  3. O Conde de Monte Cristo, já cheguei a ler tambem, e sempre fiquei na vontade de ler os Três Mosqueteiros, afinal já assisti o filme antigo, esse novo ainda não. Amei as dicas, tanto do livro, como do filme, vale a pena ler um classico e assisti-lo depois *-*

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii amei seu blog, estou seguindo!
    E ah quanto ao post eu ameii o filme já vi 3 vezes, o livro eu não li!
    Kisses
    Pri.
    http://www.metamorfoseparalela.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto de filme e livros que falam de épocas medievais e sobre forasteiros que são heróis é por assim vai rs.
    Adorei a dica de livro e filme, pq ainda não tinha visto nenhum dos dois, mas ouvi falar.
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. oi querida,
    essa história é o máximo mesmo, realmente um clássico!
    Li o livro pra escola há muitos anos mas adorei. Ainda nao assisti ao filme :(
    boa semana
    ;*

    ResponderExcluir
  7. eu amo livros que depois viram filmes, sempre acho que foi o reconhecimento, nunca li ou vi o filme mais parece serem legais, mais acho que o filme não substitui o liro sempre tem algo que fica mal contado ou diferente e o livro sempre tem aqueles detalhes insubstituíveis
    ameio post
    beijos
    lolamantovani.tk

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha visto falar do livro, para mim só existia o filme mesmo! kkk :D Mas sou encantado com essa história, quando criança sempre gritava o lema.. um por todos e todos por um! kkkk :D


    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola,
    Eu adoro filmes com temáticas medievais. Sempre tem um ar diferente e interessante, e com esse filme não poderia deixar de ser diferente. Mas o livro infelizmente eu não li.

    Muito bom o texto.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  10. Eu amei de paixão o filme, achei que teve uma pegada de ação e tudo mais. O livro não li, mas fiquei bem curiosa!
    beijos
    www.grotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  11. nooos menina, nem vi e nem li, mas ameiii vou procurar ler urgentemente! hahahhaaha adorei demais. Beijinhos Cecilia

    ResponderExcluir
  12. Assisti amei e super recomendo !
    Seu blog como sempre. lindo e interessante :)
    Bjoo

    ResponderExcluir
  13. Já li dois livros de Dumas tbm! Os 3 Mosqueteiros e o Conde de Monte Cristo. Gostei demais das suas histórias e da escrita do autor, apesar de achar que ela se difere bastantes nos dois livros. Meu sonho é ler os outros livros dos 3 mosqueteiros. =D
    Sobre o filme, eu vi sim. Mas não gostei. Quero dizer, os efeitos são ótimos, mas a história não empolga. E o mais legal nesse tipo de filme é quando a gente sai do cinema querendo ser um mosqueteiro. hahahaha Enfim, achei que a história ficou meio boba. :p
    Gostei das dicas.

    Beijo,
    http://ideias-defenestradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. O filme parece ser muito bom.. Acho que vou dar uma conferida, adoro filmes assim. Beijos
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Mas que o Orlando Bloom faz com que as coisas sejam mais interessantes, é verdade não há como negar. Eu nunca tive a oportunidade de ler o livro, mas já entrou para a lista. Eu adoro a historia dos tres mosqueteiros por que cresci assintindo filmes assim, e foi um dos grandes motivos para amar historia. Eu tenho a maior vontade de ler O conde de Monte Cristo, é bom?

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Desde pequeno gosto dos três Mosqueteiros, mas nunca li o livro mesmo, apesar de adorar esse livros com histórias medievais. ^^

    O filme também não assisti, mas vou ver se arranjo tempo para ver.

    Obrigado pelo comentário, Jeniffer. E fico muito feliz por ter gostado do layout! ^^ Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não vi o filme nem li o livro ainda... Mas deu vontade haha *-* Vou adicionar na minha lista :p

    ResponderExcluir
  18. olá!
    Então, o livro eu ainda não li; mas pretendo ler o mais rápido possível (me falta o precioso tempo). O filme eu vi, primeiro porque eu gosto do ator Logan Lerman, e depois que soube da história, me animei a assistir o filme; assisti, gostei, enfim, mesmo lendo uma crítica ruim sobre ele, acho que foi cumprido o prometido pelo trailer. :*

    ResponderExcluir
  19. Nunca li o livro, mas assisti ao filme no cinema, que aliás, é muito bom. Recomendo a todos! Beijos!

    www.thingsofadreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sabe aquele tipo de classico, que você se,pre ouve falar, mas nunca parou realmente para conhecer!
    É exatamente assim com esse livro/filme

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, passando por aqui para conhecer seu blog.

    Eu nunca li o livro,mas já vi o filme, o mais antigo e esse nova adaptação. Eu gostei, talvez pelo fato da Milla está presente rs, ela deu um charme e as cenas dela de mulher bandida foram ótimas rs.

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  22. Parece ser legal, mas não gosto muito de livros sem romance, pra mim não tem graça haha

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Já li o livro e assisti o filme amei....Obrigada pela visita, parabéns pelo teu blog.

    ideiaampla.blogspot.com

    Um xero!

    ResponderExcluir
  24. nunca vi esse filme !
    seguindo , segue de volta ?
    http://girlsmeninaa.blogspot.com.br
    beijos , te espero lá, não falte !

    ResponderExcluir
  25. Agora eu estou ansiosa para ler, amo esse filme, é maravilhoso. E seu blog está lindo moça!

    ResponderExcluir
  26. Nunca assisti o filme e nem li o livro, mas se fosse ler iria optar pelo livro, sempre prefiro hihihi
    Adorei o post, muito bom :3
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Jeniffer,
    Eu li o livro e tenho aqui em casa. Acho que vc leu alguma versão concentrada, pois o livro não é tão pequeno assim.
    Assisti ao filme de 1993 e gostei bastante, mas ainda não assisti ao novo. Preciso ver.
    Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  28. Amo!
    Já tinha lido os Três Mosqueteiros há tempos,mas a capa antiga não é essa. Enfim,gosto muito da história e quero assistir a esse filme. Minha amiga tem o DVD,vou pegar emprestado e assistir assim que puder.
    bjs
    http://blogtrashrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Já ouvi tanto falar dos três mosqueteiros e não conheço a história ' auhsuahsuh

    ResponderExcluir
  30. O ruim de morar em cidade pequena é não ter cinema pra ver filmes como este D:
    Mas dá pra ler o livro, rs. Ótima dica, beijo.

    http://sabrinanunees.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Estou lendo "Os Três Mosqueteiros" também e posso dizer: minha versão não é tão pequena assim e as letras são beeeem pequenas! :x
    Ainda não vi esse novo filme, mas to morrendo de vontade de ler!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  32. Já ouvi falar bastante nessa história,e é um clássico né?!

    Em 3d deve ficar óóótimo messmo! \Õ/

    Beeijo fofa
    http://blogmymemories.tk

    ResponderExcluir
  33. Eu já assisti o filme e li o livro!
    Os dois são simplesmente maravilhosos, o livro principalmente, pois o livro sensacional, ás paisagens são descritas de uma forma tão minuciosa que torna cada parágrafo especial!
    ADOREI o post, ADOREI o livro e o filme! Parabéns! (;

    @Jader_Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Assisti o filme e gostei MUUUITO mesmo. Sério, achei demais. Também amei o trabalho da Milla, ela é ótima.
    Como dizem que os filmes são sempre piores do que os livros, eu imagino como deve ser bom!

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Vi que você disse no seu twitter que vc leu aquela versão menor, eu tenho aqui, mas fiquei com um pouco de receio de ler e quero comprar a versão maior. Gostei muito da análise que você fez do livro, adorei!

    Eu assisti o filme e adorei, sou apaixonada pelo filme, de verdade.

    Beijos querida. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  36. Oi, tudo bom?
    Obrigada pelo seu comentário maravilhoso lá no blog, vim retribuir.
    Gosto muito dessa história e gostaria muito de ver o filme, mas ainda não tive a oportunidade, espero ter em breve.
    Muito bom o post.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Sempre quis ver esse filme , parece ser ótimo mesmo! Beijão,www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  38. Está na minha (gigantesca) lista de filmes a ver. Espero que seja um bom filme.
    Beijos

    http://alwayspoisonlove.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Já ouvi a história dos tres mosqueteiros , mas nunca este li nem vi estes filmes , coloquei na minha listinhas de livros para ler hehehehe

    http://fashiondreams4ever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi flor, vim avisar que já postei o Fala Blogueira. Desculpa a demora, é que essa semana andei sumida daqui, estava sem inspiração e mal por algumas coisas. beijos ;*

    Taa L.
    www.cerejarocks.com

    ResponderExcluir
  41. Já vi o filme e amei <3 Logan Lerman
    arrasando hhaha beijos

    http://omgitsluh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Confesso que nunca tinha me interessado por essa história até a versão com Orlando Bloom para o cinema HAHA
    Ainda não assisti o filme, ou li... mas pelo que li sobre a obra parece ser bem legal

    O livro quero a edição com Orlando na capa HAHAHAHA.. claro se eu gostar né :D

    beijos e um excelente final de semana pra você
    NANA - OBSESSION VALLEY

    ResponderExcluir
  43. Amei o post, o desing do blog é otimo' *---* Too seguindo' ^-^
    Beijoss ^^


    http://isaaguerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Nunca li, mais parece ser bem legal (:

    Beijos,
    Sabrina
    http://sendodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Não li nem vi o filme. Minha amiga viu e adorou... Quem sabe quando eu tiver mais tempo disponível eu compre o livro! A história parece ser bem interessante :)

    Gabi

    ResponderExcluir
  46. Alexandre Dumas é o meu herói justiceiro em forma de escritor. rsrs
    Tudo bem que ele 'peca' em alguns pontos, mas levando em consideração a época que ele vivia é até justificável essa mentalidade.
    Prefiro o livro mil vezes e, talvez por isso, achei que essa versão do filme deixou um pouco a desejar principalmente em como o enredo é interligado e costurado.
    Um das coisas que tem de melhor no filme são as lutas e os navios como dirigíveis, me deu vontade de assistir em 3D também, e o fato dos três mosqueteiros terem ganhado mais espaço;
    Não só o Orlando Bloom, mas o Luke Evans (ai ai) também estava uma arraso nesse filme.
    Outra coisa: eu odiei esse D'Artagnan, não me convenceu em momento nenhum. A imagem que eu construí era diferente da que foi apresentada no filme.

    ResponderExcluir
  47. Nossa o unico contato que eu tive com os três mosqueteiros foi por um filme da disney KKKKK, beijos.
    http://fasesdegarota.blogspot.com.br/2012/03/facebook-voce-esta-irritando-galera.html

    ResponderExcluir
  48. Nunca li o livro. Mas, tenho muita vontade de ler. Ouvi dizer que esse livro tinha o mesmo peso que Harry Potter tem hoje, literatura mainstream.
    Blog Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  49. Juro que eu sempre achei que fosse um pé no saco esse livro, massssss, eu me enganei a vida toda :/ Tô mto curiosa pra ler e pra ver o filme... miimimi

    ResponderExcluir
  50. aMEI!
    Sério, eu acho incrível a história dos três mosqueteiros. Vi o filme e adorei, o livro li algumas adaptações infantis, preciso pegar pra conhecer é a história original! oaksoaksoaksa

    Beijos.

    ResponderExcluir
  51. Eu gostei do filme , mas confesso que não achei "lá essas coisas".. pelo elenco esperava mais emoção, sei lá, rs
    O livro eu não li ¬¬

    ResponderExcluir
  52. Já vi o filme, mas sempre tive vontade de ler o livro e com esse post fiquei mais ansiosa ainda!

    Beijos
    garotasemasas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Eu quero muito assistir ao filme, mas por causa do Matthew Macfadyen (o meu lindo Mr. Darcy haha). O livro nunca tive muita curiosidade para ler.

    ResponderExcluir
  54. O livro deve ser bem interessante. Sempre tive vontade de ler, mas nunca deu certo. Quando ao filme, prefiro assistir depois de ler o livro! :D

    Beijo,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in