16 fevereiro 2012

Resenha - Um dia

Nome: Um dia
Original: One Day
Autor(a): David Nicholls
Editora: Intrínseca
Onde Comprar: Submarino - Saraiva - Americanas
Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. 

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este.
Confiança.
Seria o presente da Confiança.
Ou isso ou uma vela perfumada"

Queria muito ler esse livro de tanto que ouvi falar dele e do filme com a Anne Hathaway, e também por se tratar de um romance. Mas nunca iria imaginar o quanto esse livro iria me surpreender, não é um romance convencional contemporâneo, é um romance realista, como eu gosto de defini-lo.

Tudo começa quando Dexter e Emma depois da festa de formatura desfrutam de uma ‘noite de amor’, bêbados, cheios de expectativas para o futuro e fingindo desinteresse um pelo outro. Depois dessa noite, e de no dia seguinte passarem juntos, eles acabam tornando-se amigos, e tomando caminhos totalmente diferentes, também por se tratarem de pessoas totalmente diferentes.
Emma é a típica eterna estudante, que lê romances instigantes e que ninguém conhece, sempre com ironias e sacadas inteligentes e engraçadas, preocupada com causas sociais e que se interessa por Dexter, totalmente o contrário de Em, meio arrogante, super confiante de si, rico, com futuro garantido por causa do dinheiro de sua família, e mulherengo, que ama uma bebida, um cigarro, uma festa e várias mulheres.

Parece ser o típico romance entre a garota inteligente e o rapaz cafajeste mas extremamente bonito e de uma certa forma interessante. Mas não é, o livro não só fala do romance de Em e Dex, ele retrata a vida dos dois, o quanto o futuro dos personagens mudam, quantas coisas surpreendentes acontecem, quantas reviravoltas, acontecimentos estranhos, outros típicos, enfim, lendo Um dia eu só pensava mais ainda no futuro, no quanto a vida pode mudar, seja para pior, seja para melhor. E no meio disso tudo, existe Em e Dex, melhores amigos, sempre se encontrando por aí, sempre com expectativas um do outro, mesmo com todas as mudanças desde aquele dia em que ficaram juntos. Dá até uma certa raiva ou incômodo em algumas partes do livro, por que o livro é muito real, não é aquele romance em que simplesmente depois de algum acontecimento ruim o casal apaixonado ficam juntos e felizes para sempre. Ele retrata a vida real, o futuro incerto, um amor que nunca acaba, uma amizade inesquecível, algumas coisas engraçadas, outras nem tanto, assim como nossas vidas, e por isso não é tão difícil de se identificar.

Além de tudo isso, o livro cita muitos livros e autores interessantes, por Emma, claro, personagem que me identifiquei em alguns pontos, mas em outros tive raiva até. Dexter também me fez sentir raiva por ser tão estúpido ás vezes. Mas no final o livro não me decepcionou, me surpreendeu de uma certa forma, fiquei triste quando terminei de lê-lo, mas satisfeita, como se tivesse tirado algo de muito bom dele, como um aprendizado ou algo assim, não sei definir ainda esse sentimento que ficou.

Por fim, a capa é linda, tem 410 páginas, com alguns erros de gramática que ainda consegui encontrar, mas nada grave. Enfim, o autor está de parabéns por escrever um livro tão emocionante e realista ao mesmo tempo.

“Inteligente, sagaz e, por vezes, insuportavelmente triste.” – The Times. Essa crítica definiu o que senti do livro.

***
Ainda não vi o filme, por isso não vou escrever sobre ele nesse post de hoje. 

39 comentários:

  1. Não gosto muito de resenhas literárias, mas até curti essa daqui.
    Não leria o livro por que não gosto de romances realistas Hahaha, acho que a realidade já é enfadonha demais pra gente ainda ler sobre ela dentro de um livro fictício. Quero amores surpresa, quero finais felizes.

    Sou meio água com açúcar mesmo! :P

    Um beijo, mulher.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou louca para ler esse livro e me apaixonei pela sua resenha! ADoreii mesmo flor...ainda consigo ler ele! kk
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse livro, e é o próximo da minha lista. Eu amo essa capa da edição especial, depois de ler, pretendo ver o filme também...
    Tenho quase certeza que será uma ótima leitura, adoro livros assim. *-*

    Beijos,
    Claudia F.

    ResponderExcluir
  4. Sii o a resenha do livro é assim
    imagina o filme floor
    eu adorei deu vontade de ver o filme agora hehe'

    http://souzadiinha.blogspot.com
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga amei sua resenha :) fiquei apaixonada pelo livro, muita vontade de ler *-* beijinhoos e depois fala do filme quando vc assistir :*

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler uma resenha sobre esse livro em outro blog, e as duas me deixaram super empolgadas. Romance realista, ein? Algo me diz que eu vou gostar muito HAUHEUAHA Acho que eu entendo o que você quer dizer quando as vezes "dá raiva" se o final feliz simplesmente não acontece. Não sei se vai ser o caso desse livro, mas já senti isso em algumas histórias também. É bom porque acaba sendo como na vida real, onde na maioria das vezes não existe perfeição e amor sem fim. Mas vamos combinar que sonhar as vezes não custa, né? HUAHEUHEAUHAE ;)

    Enfim, não vejo a hora de ler One day. E legal saber que vai rolar um filme com a Anne, adoro ela.

    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, mas digamos que não sou fã de romances. Mas esse me pareceu bastante interessante e diferente dos comuns..

    Beijos,
    http://blogtruegirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica, deve ser um livro bem interessante... bjokas:)

    ResponderExcluir
  9. Não li ainda, mas pela resenha, parece bem o meu tipo de livro. Romântico, triste, e cheio de significado. Dica anotada. :*

    ResponderExcluir
  10. Menina, eu decididamente preciso ler esse livro com urgência. Já ouvi MUITA gente falando super bem dele, e parece que todo mundo o leu, MENOS eu, é claro, estava até cogitando a possibilidade de ele estar em promoção, ou algo assim, mas não, esse povo é rico mesmo. O casal de atores do filme é perfeito né? Já é um ponto altíssimo pra eu assistir.
    Acho que posso até imaginar porque tu sentiu raiva dos dois, mas enfim. Quero saber tua opinião sobre o filme, sou dessas que ficam comparando mesmo. n.n

    Ahhhhh sim! Haha, sou eu mesma que estou lendo A Princesinha, nossa, eu acho que cheguei agora na metade do livro e ele já foi pros meus favoritos, já me ensinou tanta coisa a Sara, é muito doce, simples, muito lindo mesmo, espero que seja assim até o fim, tô lendo pelo pc mesmo, aí demoro mil vezes mais, porque não o achei em lugar algum na minha cidade, e nos sites está muito caro, sem falar no frete, coisa triste. u_u
    Beijo! :3

    ResponderExcluir
  11. já ouvi falar dele, dizem que é mto bom mesmo!!!!

    vou ver se acho por aqui.

    ótima dica flor!!!

    beijos ;***

    ResponderExcluir
  12. Quero muito leer!


    Beijos, Mari Leal.
    http://futuraindependente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. adoooro esse filme! muito bom :)
    quero ler o livro, tb *-*
    http://www.dinhacavalcante.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Jennifer!
    Só estou passando rápido (não tô com muito tempo agora) pra dizer que tem selinho pra você lá no meu blog. Confere lá: http://miasodre.blogspot.com/2012/02/mais-selinhos.html
    Bjo!

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito desse livro, de verdade, nao tem como nao se apaixonar por Emma e Dexter, ate mesmo em seus momentos mais babacas, haha
    E o filme e muito bom, recomendo tambem.

    Ps. Meu teclado do trabalho ta sem acento, por isso o comentario sem pontuaçoes corretas hihi

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Sempre quis ver esse livro, parece ser muito bom . Ótima indicação, obrigado pela visita ao meu blog é sempre um prazer , viu? Beijos no seu coração .

    ResponderExcluir
  17. adorei o livro me deu vontade leer rsrs (:

    tem post novo,confere *--*

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é incrível, já li e reli quantas vezes possíveis ><

    Beijos,
    Blog | FanPage

    ResponderExcluir
  19. Não sou muito de ler resenhas, mas gostei bastante dessa! Senti vontade até de procurar sobre a história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. aaah, curti muito a resenha *-* me deixou super empolgada pra começar a lê-lo, já que o comprei hoje *o* emoção (:
    beijos
    the-mandie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Já tinha visto esse livro para comprar, mas não comprei porque fiquei na duvida. Vou colocá-lo na próxima lista. ^^

    Sua banda ainda não ouvi direito, mas já notei que suas músicas são bem agitadas né?!

    Beijos, Jeniffer!

    ResponderExcluir
  22. aaaah esse livro deve ser perfeito demais, omg *-* fiquei empolgada pra ler, deve ser bom.

    ps: olha que eu nem curto mt ler HUDSAHUD. mas acho q deve ser legal *u*

    Bjs,
    bnascimentooo.net.tc

    ResponderExcluir
  23. O ponto que eu mais gostei desse livro foi a realidade dele. Sem personagens perfeitos, nem nada disso. É um livro falando sobre pessoas reais e situações reais!

    Queria mais livros do autor publicados agora :D

    Gabi

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a resenha! Particularmente, eu gosto de romance, quero poder ler esse um dia *-*.

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Estou louca para ler esse livro a muito tempo!
    wolftheideia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Eu vi o filme, eh lindooo!
    agora o livro eu ainda não li não!

    Mas ficou ótima sua resenha *-*

    Bjinhuss

    http://akemi-takarai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Estou louca por esse livro *-*
    Bjus ;*

    ResponderExcluir
  28. Ai eu não gosto muito de romances, e muito menos dos realistas, porque livro é pra sonhar, e sonhar com romances realistas não é legal né? tem que sonhar que tudo é perfeito hahaha
    Mas eu queria ver o filme, porque a Anne é liiiiiiiiiinda e eu adoro ela!
    bjjos
    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Confesso que ainda não o conhecia. No entanto, após ler o seu texto fiquei extremamente curiosa. Vou agora mesmo dar uma olhada nos preços!

    *Obrigada pela sugestão. Até breve!

    ResponderExcluir
  30. Oii
    Comprei esse livro esses dias, e estou doida pra ler.
    Parece ser apaixonante.. mas pela sua resenha o final não parece ser muito feliz não =/

    Parabéns pela resenha

    beijos e bom Carnaval, caso não goste, bom feriado.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  31. Flor, vc comprou ele? Me empresta? Kkkk

    eu estou superafim de lê-lo. O numero de resenhas que li dele não me cabem nas mãos. Alguns bons e outros não.

    Well, sorteio sairá assim que a editora validar a meta, mas se vc quiser soltar uns fakes lá, dá nada não. Kkkkk

    beijos.

    ResponderExcluir
  32. Amiga Bom carnaval, eu vou passar em casa e por aqui mesmo, bom pra descansar :) hehe, beijos Jeniffer :)

    ResponderExcluir
  33. Oi, Jennifer!
    Ah, Um dia... *suspiros*
    Que livro lindo, não?! A história é mesmo belíssima, mas não fui muito com a cara do autor e com a forma que ele resolveu escrever. ;x

    E eu NUNCA, NUNCA, NUNCA vi um personagem mais idiota que o Dexter. O minha revolta é que realmente esitem pessoas assim ¬_¬

    O que eu realmente gostei em tudo, foi a amizade dos dois. Apesar do Dexter estar sempre insultando a pobre Emma, dava pra perceber que ele , ao seu modo torto, se importava com ela.

    Beijo! ;*

    ResponderExcluir
  34. Tenho a impressão de que já ouvi falar desse livro, mas enfim... deve ser legal! :)
    Beijos, beijos.

    http://deargirlsupdated.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. nossa muito boma resenha, eu quero assistir o filme :)
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Sou sincera J.
    Não quero ler esse livro porque vi o filme e me decepcionei com o final.
    Me perguntei: "Como assim isso acontece?" Não gostei mesmo.


    Beijo.

    ResponderExcluir
  37. Quero muito ler esse livro, mas esse ano acho que vou ficar só nas minhas leituras obrigatórias,haha. O filme parece ser muito bom!
    Beiijos e obrigado por passar no CPV:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Visita o meu blog: http://taleofamanda.blogspot.com.br/
    ele ainda está no começo, espero que goste. Gostei muito do seu blog.

    ResponderExcluir

Opine,reclame,exclame,comente.Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger| Personalizado por: Jeniffer Yara | Imagens do Header: Pinterest | Ícones de gadgets/categorias: Freepik | Uso pessoal • voltar ao topo