Destaques

10 fevereiro 2012

Resenha - O natal de Poirot

Nome: O natal de Poirot
Original: Hercule Poirot's Christimas
Autor(a): Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Onde comprar: Submarino - Saraiva
Sinopse: Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho....


"Você queria muito um 'assassinato dos bons, violento e cheio de sangue'. Pois esta é a história que escrevi para você."
É exatamente assim que Agatha Christie começa seu livro, com essa dedicatória a seu cunhado que teria reclamado de seus assassinatos terem se tornados 'anêmicos'. Agatha é dita como a 'A rainha do crime' pelos  seus 80 romances policiais escritos. Confesso que conheci a obra de Agatha esse ano, esse é o segundo livro que li dela, o primeiro foi O assassinato no expresso Oriente, que também é um ótimo livro e me encantei por sua obra tão bem escrita e tão surpreendente.

A temática do Natal presente no livro, não tem a ver com esse mês mas precisava escrever a resenha desse livro. Não sabia que gostava de romances policias até ler Agatha Christie, e se você ainda não leu nenhuma obra dela, recomendo que vá atrás, os livros não são caros e as histórias são fascinantes.

O natal de Poirot começa quando somos apresentados a Simeon Lee, um velho tirânico que pretende reunir sua família nesse natal, já velho, usa a desculpa de sua invalidez e velhice dizendo que quer sua família reunida de novo, esquecendo dos fatos passados ruins que aconteceram com a tal. Parece-nos que cada filho tem seu problema com Simeon, o velho não é mesmo 'flor que se cheire' e logo descobrimos que reuniu a família não por sentir falta dos filhos e sim para 'brincar' com eles e os irritar com suas palavras e atitudes maldosas.
O filho que mora com ele, Alfred é o mais fiel ao pai, George casou-se com uma mulher bem mais jovem que ele e é famoso por ser 'mão-de-vaca', David depois que sua mãe morreu nunca mais voltou a ver sua família, ressentido por sua mãe ter sido infeliz em seu casamento e por Simeon ter tido culpa nisso, Harry é o filho rebelde, ovelha negra da família que vive viajando por aí e tem uma rixa antiga com Alfred, além da neta da única filha de Simeon, Pilar, filha de espanhol com uma inglesa, tem a beleza do Sul e o filho de um grande amigo de Simeon, Stephen que se encanta por Pilar: Esses são os convidados para o Natal nesse ano na casa dos Lee.
Até que na véspera do Natal, Simeon é brutalmente assassinado em seu quarto, a cena é grotesca: Barulho de móveis e louças quebrando e um grito horrendo no final antes do silêncio total. A família toda corre para ver o que aconteceu e depois de terem que arrombarem a porta do quarto de Simeon, encontram a cena de um assassinato brutal: Simeon com a garganta cortada, inundado por uma poça gigante de sangue ao lado de móveis quebrados, com uma cena óbvia de luta.

Hercule Poirot (o famoso detetive presente em várias obras de Agatha, muito sagaz e inteligente por sinal) estava na casa do Coronel Johnson, quando o Coronel recebe uma ligação do superintendente Sugden lhe informando do assassinato inesperado. E assim Poirot acaba entrando no caso e juntos com três cavalheiros começa a tentar desvendar o caso. Quando chegam na casa e conhecem a família e as histórias envolvendo cada indivíduo presente na noite do crime, acabam encontrando não um, mas vários suspeitos no caso. Cada familiar tinha sua razão para cometer o assassinato e ao longo da investigação a ideia de que o crime tinha sido cometido por um membro da família estava cada vez mais evidente.


Esse livro não é só um romance policial, além de trazer toda a ideia de um crime e de ter vários suspeitos e todo o mistério que ronda o assassinato, traz a ideia do Natal nem sempre ser aquela festa 'perfeita' onde se reúne a família e todos ficam felizes e em paz. Como diz Poirot: "Existe no natal muita hipocrisia, hipocrisia louvável, hipocrisia gerada pour le bon motif, c'est entendu, mas ainda assim hipocrisia!"
Além de tudo isso, contamos com a inteligência de Hercule Poirot, as maneiras estranhas de sua investigação, os fatos que parecem insignificantes para a maioria,mas que para Poirot fazem a diferença. O detetive belga não vê o caso só pelos fatos, só pelo que é físico, ele procura na personalidade dos envolvidos, nas palavras e até nos gestos das pessoas algo para sua investigação, além disso existem os mistérios que vão se desvendando ao longo do livro e por mais que tentamos deduzir como será o final do caso, nos surpreendemos no desenrolar da investigação.
O livro é bem simples, não tem muitas páginas e você acaba de lê-lo em dois dias se não tiver fazendo nada (como eu,rs). A edição da Nova Fronteira não tem a capa mais bonita, o livro tem outras capas bem mais bonitas que essa, mas a letra e as folhas são formidáveis e não atrapalham em nada a leitura.

"Nitidamente, acontecera ali uma luta terrível. Mobílias pesadas estavam derrubadas. Vasos de louça estilhaçados no chão. No meio do tapete, diante do fogo ardente da lareira, jazia Simeon Lee numa grande poça de sangue... Havia sangue espalhado por todos os lados. O quarto parecia um matadouro. "

Conheciam a Agatha? Se interessaram pelo livro? Quem tiver alguma recomendação de livro/série/filme para me dar, escreva nos comentários, se eu puder, irei atrás de saber mais sobre as dicas de vocês. Quem gosta de fazer listas aqui?! Estou pensando em abrir uma nova tag no blog, uma tag de listas, seja de filmes/séries/livros/músicas, o que acham?

Comentários via Facebook

24 comentários:

  1. eu nunca tinha ouvido falar nos livros dela. mas devem ser bastante legais ... eu adoro qualquer tipo de romance, principalmente com mistério, ação ou qualquer coisa do tipo *---* sou apaixonada por livros assim (:
    bjs
    the-mandie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeniffer!

    Olha eu amo Agatha Cristie! E o primeiro livro que li também foi o Assassinato no Expresso do Oriente, o meu favorito até hoje! Dos que li dela, gosto bastante também desses:

    O Misterioso Sr. Quim
    A Casa do Penhasco
    A noite das Bruxa
    Os Primeiros Casos de Poirot

    Se tiver a oportunidade conheça o A Casa do Penhasco, ele é surpreendente!

    Quanto os Natal de Poirot, esse eu não conhecia, e pelo visto é de um assassinato bem brutal! Vou procurar ler, obrigada pela indicação!

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aiii amei! Eu não conhecia esse livro. ADorei a dica...a resenha ficou ótima!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros desse gênero, são os meus favoritos. Eu recomendo O mistério do 5 estrelas, é muito bom. A ideia da tag é ótima, eu aprovo!

    Beijos,
    http://blogtruegirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. oi flor, eu já havia visto os livros dela mais nunca parei pra ler.
    ela tem dislexia neh?
    amei o post flor
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse eu ainda não li, mas já passei perto dele nos sebos váááárias vezes. Da próxima ele não me escapa! Adoro Poirot, adoro mesmo. Aproveito para te recomendar o meu preferido: Um gato entre os pombos.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma coleção de livros dela. Eu li essa dai, o final é muito surpreendente, adoro!
    bjjos
    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O teu blogue é realmente lindo e tudo aqui está de parabéns! Estou seguindo. Gostei muito da resenha do Natal do Poirot, porque eu também andei a procura da Agatha Christie para poder escrever um romance policial, eu sempre li Sherlock Holmes, mas nunca fui de escrever e ela como é a rainha do crime não poderia ser melhor referência.
    Da próxima vez que for a biblioteca vou pegar esse livro! Obrigada pela dica! Bjus!

    ResponderExcluir
  9. olá! Eu gosto tanto tanto de livros envolvidos com um ar de mistério, mas essa autora eu ainda não tinha ouvido falar. Me interessei, vou atrás. beijo :*

    ResponderExcluir
  10. Jeniffer, sabes que li muito Aghata qdo eu era adolescente, adorava a leitura, acho que este livro não li... faz tanto tempo.. até tenho uns exemplares aqui em casa.. adorei a dica... bjokas

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser realmente bom. Sua resenha foi magnifica haha. Obrigado pela sua visita , é sempre uma honra ter você por lá! Novidades em www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  12. Fique super curiosa pra ler o livro,
    amei, bjs ! <3

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não tinha ouvido falar do livro flor mais parece ser muito boom
    tem uma historia bem interessante ..

    http://souzadiinha.blogspot.com
    Beijoos :)

    ResponderExcluir
  14. A Agatha Christie é fenomenal. Só li um livro dela até agora, que foi "Morte no Nilo", mas me apaixonei por sua obra, e depois da sua resenha, estou simplesmente MORRENDO de vontade de ler "O Natal de Poirot".

    O jeito como ela narra a história é fantástico, ela traça a personalidade dos personagens e faz cada detalhezinho insignificante se tornar crucial na resolução do crime. Em "A Morte no Nilo", quando descobriram o assassino eu fiquei tipo NÃAAO! Eu nunca imaginaria quem era.

    Adorei o blog, Jeniffer. Seus posts são ótimos e super bem escritos ;)

    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Mas que prazer recebê-la em meu blog! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo.

    E convenhamos, Agatha Christie e suas obras dispensam comentários. Excelente post. Excelente livro.

    ResponderExcluir
  16. Olá floréé siim já conhecia Agatha Christie, meu pai tem muitos livros delas e quando criança sempre eu e minha irmã lia, não tinha visto esse, deve ser bom, adorei a dica :* beijoooos *-*

    ResponderExcluir
  17. eu também não sabia que gostava até ler. Sinceramente, prefiro os assassinatos anêmicos dela. Não gosto muito de pensar em sangue, mas gosto do desenrolar da investigação. Eu recomendo Cai o pano, que é o ultimo livro dela, mas a trama é bem interessante, porque apesar de todos os assassinatos terem sido praticados por pessoas diferentes, eles tem um mistério que os liga. O misterioso caso de Styles é legal também. Bom quanto à blogagem coletiva, se não puder participar ao menos confira o que as pessoas estão colocando :D beijos!

    ResponderExcluir
  18. Fica ligadinha no Jornalismo na Alma, que vou colocar o livro da Julieta e a Ecobag em sorteio! ^^ Desejo sorte ...porque esse livro é muito bom mesmo!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei da dica! Preciso tirar um tempinho para voltar a ler como antes, rsrs, confesso que parei de ler! :/
    Beijos, beijos.

    http://deargirlsupdated.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei o blog!
    Sobre Agatha Christie, não tenho nem o que falar... Gosto muito estilo de escrita dela, e da forma como consegue nos envolver na trama proposta no enredo do livro. Muito bom!

    Estou seguindo! :B

    http://cinco-datarde.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia a escritora, mas me interessei muito pelo livro.

    ResponderExcluir
  22. Jeni, como acho que você sabe, sou apaixonada pela Agatha Christie, a Rainha do Crime.
    Adoro um bom romance policial. Não li esse livro da Agatha, mas li outros tanto com a Miss Marple investigando os casos como com o Poirot. Dois personagens que eu adoro bastante! *-*
    Já que você se encantou por esse gênero literário, te indico Sir Arthur Conan Doyle e Sidney Sheldon. Se é que você já não conhece esses outros dois gênios, né?
    Gostei bastante da resenha. Tô adorando essa Jeni resenhista, prosssiga com isso, hein?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. A Agatha é demaaais. E vc já leu né? Esse livro é muito bom, aliás, todos dela. *-*

    ResponderExcluir
  24. Ameii a sua resenha! Os livros da Agatha são ótimos! Bjs. By: Stardolleiras

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in