Destaques

05 fevereiro 2012

Resenha - O morro dos ventos uivantes


Nome: O morro dos ventos uivantes

Original: Wuthering Heights
Autor(a): Emily Brontë
Editora: Lua de papel
Onde comprar: Saraiva - Cultura - Submarino
Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna, Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy.
O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.

Confesso que me interessei pelo livro por ser citado na saga Twilight, e desde então estava curiosa em ler o livro. Definitivamente não é um romance clichê e típico que lemos por aí, O morro dos ventos uivantes tem uma leitura intensa e peculiar; você não vai encontrar um clássico romance feito Romeu e Julieta, pelo contrário, a trama envolve paixão sim, mas além disso, envolve dor, sofrimentos e ódio, muito ódio.
Tudo começa quando o sr. Lockwood chega a fazenda Morro dos Ventos Uivantes para ser inquilino de sr. Heathcliff na Granja dos Tordos, a princípio ele já percebe que Heathcliff não é de muitos amigos, o que agrada Lockwood, por também não ser tão social assim. Lockwood logo conhece Joseph, o criado rabugento de Heathcliff, Hareton Earnshow e a quase adorável Catherine Linton; mas depois de uma noite turbulenta, quando foi obrigado a dormir no Morro dos Ventos Uivantes, Lockwood ao invés de não querer mais saber daquela família, se interessa ainda mais. A sr. Dean é a sua empregada na Granja dos Tordos e é ela que lhe narra toda a história que envolve Heathcliff, Catherine, Harenton e outros personagens.

Eu particularmente não achei a leitura cansativa, como vi em outras resenhas que li sobre esse livro; eu gosto de livros clássicos e O morro dos ventos uivantes é realmente um livro intrigante e se você se concentrar na leitura, vai amar e odiar junto com os personagens de tão intenso é a narrativa de Emily.
O amor retratado aqui não é um simples sentimento que uma pessoa sente pela outra, o amor aqui não traz felicidade, e sim dores e atos desesperados e imprevisíveis. É um romance que não dá certo, não tem um final feliz, mas que te prende pela complexidade dos personagens e da história em si.

Tem fatos que ocorrem nesse livro que não dá pra entender, ficamos pensando: "Por que diabos fulano fez isso?!" Existem exageros nele e nas personalidades existentes no enredo, mas achei interessante, é um 'romance' diferente e gostei muito de ler. No final ainda ficou um suspense no ar sobre um fato ocorrido, mas também gostei do final, não é focado nos personagens centrais e não tem aquele 'felizes para sempre', mas gostei.

Sobre o formato do livro em si, a edição que tenho é a mais nova, onde faz referência aos personagens de Crepúsculo, e vendo as outras capas existentes, achei essa a mais bonita. Não é um livro com muitas páginas, as letras pra mim são medianas e as folhas em branco não cansaram minha leitura, talvez por que eu realmente estava gostando, não sei.

Recomendo lerem, nem que seja só por interesse em conhecer a história em si, a leitura é um pouco rebuscada, mas nada excepcional que você não possa entender. Não espere por um romance leve e doce, O morro dos ventos uivantes é intrigante, dolorido e intenso.

"Quando mesmo ele a amasse com todas as forças de seu franzino, não conseguiria nunca amá-la, em oitenta anos, tanto quanto eu a amo em um dia" - Heathcliff.

Comentários via Facebook

26 comentários:

  1. nossa amei essa resenha :)
    eu morria de vontade de ler esse livro quando li crepúsculo, ai baixei o livro só que eu odeio ler livro no computador e acabei que li só umas 3 paginas e gostei tomara que eu termine ele :)
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, mesmo não sendo fã numero 1 de romances.
    Prefiro historias fantasiosas.
    Beijo grande
    Seguindo a ti

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha, Jeni.
    Já ouvi falar que "O morro dos ventos uivantes" é mesmo um livro de amor, mas principalmente de ódio. Ouvi falar, também, que não é um livro "leve" de se ler, justamente por seus personagens complexos e atos ainda mais complexos e por vezes incompreensíveis.
    Não sei se seria uma leitura que eu apreciaria, mas quem sabe um dia eu leia, né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Nema credito! Esse livro é meu sonho de consumo, acabei de baixar o filme e quero muuuuito comprar *-* Parece ser lindo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha *-* Este é um dos livros que está no topo da minha lista para os próximos livros que desejo ler.

    bjs
    http://comoumrefugio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro, ja li e adoro.

    beijos, Mari Leal.
    futuraindependente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá floré, que bom que gostou do livro, parece bom, mas não é bem o meu gosto :) beijinhoos e ótimo domingo :)

    ResponderExcluir
  8. olá floré mais uma vez, hehe, pois é tem cinema 6D, mas como tem muita ação, movimento e efeitos de água, ar...são curtas metragens de em torno 5 minutos, a primeira vez que fui eu queria que fosse mais tempo e talz, mas ontem como vi Trem Fantasma, vc se sente dentro do filme e toma muito muito susto, então eu fiquei querendo que acabasse logo,kkk :P mas já faz um tempo que tem e tem dentro dos shoppings grandes ;) beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, deve ser um livro bem intenso mesmo, deu vontade de ler!! Adorei o post!!! BJokas

    ResponderExcluir
  10. '-' sempre tive vontade de ler esse livro, e agora quero ler ainda mais. adoro livros que envolvam amor e ódio, suspense, etc.
    enfim, adorei a resenha '-'

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro já faz um ano mais ou menos... Comprei em um sebo, mas ainda não li... Fiquei encantada com a sua resenha e acho que vou ter que ler x:
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Boa dica... Gostei!



    http://leiturasaborcafe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ah! O meu presente do amigo secreto chegou ontem, As Crônicas de Nárnia, O morro dos ventos uivantes e o filme do mágico de oz gravado em 1939 em versão remasterizada! *-*

    Só que O Morro não é essa edição, é a da Landmark, edição biligue (sim, inglês e português), tem 300 páginas. A capa eu acho mais bonita que essa, acho que exatamente porque não faz referência a Crepúsculo, é uma arvore grandona com uma casinha de barro num morro. É toda acinzentada e meio esverdeada. *-*

    Quanto à história, estou muito anciosa para ler, parece o tipo que eu gosto!



    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro esse livro! Adoro a loucura, adoro os personagens. Muitos não gostam, mas eu tenho essa mania de gostar dessas loucuras mesmo. E os personagens são de uma forma ou outra intrigantes.

    Gabi

    ResponderExcluir
  15. Já tive com esse livro na mão para pegar e ler e não peguei, esse ano ainda leio.
    Parece ser ótimo, sempre falam muito bem dele.
    Adorei tua resenha
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  16. Flor, me perdoe a noobisse, mas qual a diferença do blog parceiro pro blog afiliado?


    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Ganhei esse livro há algum tempo, mas nunca li porque não gosto de clássicos. Mas sempre vi boas referencias sobre ele.

    Adorei.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Estou louca para ler esse livro, sério mesmo, quero muito, ele está na minha lista para 2012.

    ResponderExcluir
  19. Que massa, adorei a resenha flor!

    Rawar--> World Girl
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/
    @ianapaulinhaaaa

    ResponderExcluir
  20. Sempre estive louca para ler este livro, minha mae comprou há mais de um mes e ele continua embaladinho, ela diz que vai ler primeiro e não me deixa abrir ):

    ResponderExcluir
  21. Esse é o livro que a Bella lia no Crepúsuclo,sempre quis ler ,mas ainda não tive tempo.

    senhoritaperfeita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Na hora que vi o nome do livro já pensei: Conheço esse livro de algum lugar! E depois continuando a ler, dai é que vi de onde: da saga Crepúsculo! HUEHAU!
    E olha só, nunca procurei saber desse livro, achei que era só um nome inventado, nem sabia que existia! HUEHAUEA
    Beijos, beijos.

    http://deargirlsupdated.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Fiquei de ler esse livro nas férias, mas tinha tanta coisa pra fazer que acabei deixando de lado:(
    Gostei muito do que tu falou sobre o livro, vou tentar ler.
    Obrigado por passar no CPV, beiijos:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. PAROU TUDO!
    1. Depois que vi sua resenha me deu vontade de ler esse livro (você ta seguindo o caminho certo ok?)
    2. A série The Vampire Diares é baseada nesse livro? É isso mesmo produção?
    3. Não tenho mais nada pra falar, só pra ficar mesmo algo além de 2 tópicos.
    4. Beijos ;***

    ResponderExcluir
  25. Eu tentei ler esse livro, mas desisti a princípio. Agora quero voltar a lê-lo, mas minha pilha é tão grande que eu só vou adiando. Não é mesmo um livro fácil. Ele é recheado de palavras difíceis e até desconhecidas, mas também vale lembrar a época em que foi escrito. Falam tão bem do livro que eu até me senti um ET por ter desistido dele... kkk.. Mas vou lê-lo novamente e dessa vez tentarei me concentrar. Tenho certeza que vou acabar gostando.
    Adorei sua resenha.
    Beijos!

    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opine, reclame, exclame, comente. Mas uma dica: palavras sinceras são sempre bem-vindas.

Siga o blog no Facebook e meu perfil no Instagram.

@jenifferyara_ | @blogmeuoutrolado

© Meu Outro Lado – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in